SóProvas


ID
3537052
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Vinhedo - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A semântica é a parte da gramática que estuda os aspectos relacionados ao sentido das palavras.” (Cereja & Cochar, 2009, p.394) e alguns aspectos tratados por ela são os sinônimos, os antônimos, os hipônimos, os hiperônimos e a polissemia. Analise as afirmativas abaixo, e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) As palavras velho/novo são sinônimas.

( ) Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga (manga da roupa, manga fruta), cavalo (cavalo animal, cavalo medida de motor).

( ) Garoto e menino são palavras sinônimas.

( ) As palavras verde, vermelho, amargo, alaranjado, cor-de-rosa pertencem, todas, ao mesmo campo semântico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

    (F) As palavras velho/novo são sinônimas → INCORRETO. São termos antônimos (=apresentam sentido contrário).

    (V) Polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Ex.: manga (manga da roupa, manga fruta), cavalo (cavalo animal, cavalo medida de motor) → CORRETO. Refere-se à multiplicidade de sentidos (=polissemia= vários sentidos).

    (V) Garoto e menino são palavras sinônimas → CORRETO. São termos que apresentam significado semelhante (=sinônimos).

    (F) As palavras verde, vermelho, amargo, alaranjado, cor-de-rosa pertencem, todas, ao mesmo campo semântico → INCORRETO. Não possuem o mesmo sentido, visto que o termo "amargo" se refere a uma sensação e não a uma cor. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Toda palavra polissêmica tem uma só origem (etimologia) e, a depender do contexto, pode ter mais de um sentido. Além disso, nunca muda de classe gramatical.

    No entanto, MANGA (fruta) não tem a mesma raiz (eu falei raiz, e não radical; vem do malaiala "manga") que as duas outras MANGAS (parte da camisa ou peça tubular, que vêm do latim "manica(m)"). Logo, são homônimas.

    Fernando Pestana