É fundamental definir, a princípio, o que é entendido como patrimônio cultural de uma civilização ou comunidade. Quais são os bens que devem ser considerados patrimônios. Há debates entre os historiadores, antropólogos e sociólogos - Bens materiais , imateriais ? Riquezas ambientais? As ideias são variadas .
Uma das alternativas indica os bens que, segundo o trecho transcrito, podem ser entendidos como patrimônio cultural de uma comunidade. No caso, do Brasil. É possível responder a questão a partir da leitura e interpretação
A) INCORRETA- Os bens que são patrimônio não são apenas aqueles que representam momentos e pessoas emblemáticas no processo histórico da comunidade em pauta. Vão além disso.
B) CORRETA – Bens que formam patrimônio cultural são aqueles que se referem “à identidade, à ação e à memória dos diferentes elementos étnico -culturais formadores da nação brasileira."
C) INCORRETA- Bens que são patrimônio não são elementos que demonstrem a “tolerância religiosa" ao longo da história do Brasil desde a ocupação portuguesa. Essas seriam, no caso, características da cultura brasileira.
D) INCORRETA – Bens que são parte de um dado patrimônio cultural refletem heróis nacionais e lideranças religiosas sim mas, também, bens que representam o povo e suas manifestações culturais tais como suas músicas e forma de alimentação.
E) INCORRETA- Nem todos são vinculados à construção de uma pretensa democratização racial.
Gabarito do Professor: Letra B.
Segundo a professora Juliana Bezerra
" Patrimônio cultural são bens materiais ou imateriais que formam a identidade de um povo e ajudam a contar a sua história.
Bens materiais podem ser edifícios, monumentos, obras de arte; e os bens imateriais, são elementos como a dança, a música.
Se o patrimônio cultural desaparecesse ficaria difícil contar as tradições e a história de uma cultura. Por isso, a sua preservação é importante para a conservação da memória de um lugar ou povo."