Peter Burke, importante historiador britânico, enuncia, neste trecho transcrito de uma entrevista que havia dado, uma determinada proposta de trabalho com História, com a qual se identifica. Ela está indicada em uma das alternativas.
O entendimento das alternativas e a possibilidade de assinalar a resposta correta depende de um conhecimento específico de Historiografia, que faz parte do currículo da graduação em História em instituições de 3º grau. Na medida em que a questão é proposta para aqueles que estão buscando colocação como professor de História de escola básica, não deve apresentar maiores dificuldades. Desde que, é claro, haja a leitura de bibliografia específica de Teoria de História.
A) INCORRETA- Positivismo lógico e empirismo lógico, o neopositivismo, denomina uma corrente filosófica que caracteriza o ponto de vista de um grupo de filósofos que constituíram o "Círculo de Viena".
formado por homens da ciência e matemáticos. Surgiu na década de 1920-30, em torno de Martz Schlick (professor de Filosofia na Universidade de Viena).
Partem da premissa que se uma proposição não conseguisse expressar nada que fosse formalmente verdadeiro ou falso, nem expressar algo que pudesse submeter-se a prova empírica, ela não constituía uma proposição em absoluto. A sua atitude empírica estende-se a todos os domínios do pensamento. Para eles o tratamento matemático e lógico dos fatos e a prova empírica são as fontes exclusivas do conhecimento científico.
Não é o que Peter Burke defende
B) INCORRETA- A pós-modernidade é um conceito da sociologia histórica. Designa a condição sociocultural e estética dominante após a queda do Muro de Berlim (1989), o colapso da União Soviética e a crise das ideologias nas sociedades ocidentais no final do século XX . O marcante do período é a dissolução da referência à razão como uma garantia de possibilidade de compreensão do mundo através de esquemas totalizantes. Ou seja, há que ir além da análise puramente racional e lógica para poder abarcar o máximo possível do real. A Escola dos Annales, a qual se refere Burke, é anterior .
C) CORRETA. A Escola dos Annales é um movimento historiográfico do século XX que se constituiu em torno do periódico acadêmico francês "Annales d'histoire économique et social" tendo se destacado por incorporar métodos das Ciências Sociais à História. Foi fundada por Lucien Febvre e Marc Bloch em 1929. A proposta é a de fugir da proposta analítica positivista e substituir a narrativa de acontecimentos por uma história de longa duração, buscando explicitar mentalidades e como se constituem as civilizações. É a essa proposta que se refere Burke .
D) INCORRETA- História do tempo presente não é uma proposta exatamente metodológica. Mostra o objeto de estudo do historiador : o tempo que ele presencia. Visa analisar as rupturas e permanências do passado no presente.
E) INCORRETA- Escola Metódica- ou escola positivista- visava o estudo dos fatos assim como verdadeiramente aconteceram de acordo com sua época específica, quais são as datas e personagens importantes. O historiador teria o propósito de apenas narrar tais fatos, com uma postura neutra e objetiva, sem exprimir suas opiniões. É o oposto do que se propõe a Escola dos Annales.
Gabarito do Professor: Letra C.