O trecho apresentado, embora bem pequeno, é bastante claro . E, sua interpretação não é difícil. Porém, a leitura não é suficiente para apontar a reposta correta. É necessário conhecimento acerca dos rumos teóricos das pesquisas e trabalhos de cientistas sociais contemporâneos, principalmente historiadores e antropólogos. Assim é possível distinguir porque muitos dentre eles discordam do uso do conceito de “ civilização".
Pergunta-se acerca do porquê desta discordância.
A) INCORRETA- A afirmativa apresenta ideias que são o exato oposto do que os estudos de Antropologia e de História tem apresentado como fundamentos de trabalho de pesquisadores .
B) INCORRETA – O conceito de civilização não é específico do materialismo histórico.
C) INCORRETA- O trabalho de historiadores, ao contrário do que aponta a alternativa, tem-se voltado também para a análise de sociedades sem Estado. Não se pode dizer, em absoluto que os historiadores sociais das últimas décadas", tenham sido “pouco atentos à necessidade de leituras mais abrangentes sobre os povos sem Estado e sem economia de mercado". Ao contrário.
D) INCORRETA- O equívoco desta alternativa reside na ideia de que historiadores entendem que as “ferramentas teóricas oferecidas pelas outras ciências humanas são insuficientes para construir análises críticas". Na verdade o diálogo entre as ferramentas de várias ciências humanas trouxe uma maior riqueza para a análise de processos históricos.
E) CORRETA- Há historiadores que acreditam ser o conceito de “civilização" dotado de uma conotação evolucionista e etnocêntrica., o que não se coaduna com uma análise de comunidades humanas de acordo com as suas especificidades, sem valoração e o estabelecimento de culturas “superiores" e “inferiores"
Gabarito do Professor: Letra E.