SóProvas


ID
3537865
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Disciplina

    Qual a diferença entre um atleta excepcional e um medíocre? Entre um artista admirado e um ator anônimo? Entre um sedentário obeso e alguém com uma barriga enxuta e bem definida? Entre uma família próspera e outra com problemas financeiros?
    Nada de sorte, genética ou dom. O que diferencia as conquistas dos fracassos é a dedicação, que pode ser traduzida em disciplina para estabelecer metas e persegui-las.
   A diferença entre sonhar e realizar está na ação que empregamos em direção ao sonho. Já dizia Peter Drucker que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.
   Enquanto alguns sonham com uma promoção, outros dedicam horas a cursos de especialização para agregar valor a seu currículo.
  Enquanto alguns sonham em viajar para o exterior , outros agendam suas férias e mergulham nas pesquisas de promoções de agências de viagem.
   Planejar é muito mais do que organizar e fazer contas. Envolve questionar, ver e rever suas escolhas, estudar alternativas, debater dúvidas e soluções, enfim, focar em seus objetivos e ajustar regularmente suas ações, com base em novos conhecimentos.
  Esse pacote de ações pode ser traduzido como disciplina. Com ela, ficam mais curtos os caminhos para alcançarmos todos os nossos objetivos, sejam eles profissionais ou não.
  O fato é que cultivar a disciplina em nossa rotina pessoal e familiar pode trazer grandes ganhos.
  Pais disciplinados com a hora das refeições e do banho criam filhos disciplinados em todas as áreas – da alimentação às finanças pessoais –, e que serão mais capazes de plane - jar a superação de adversidades.
 Não se deve confundir, porém, o incentivo à disciplina com a anulação da individualidade e da personalidade. O que não pode servir de desculpa é afirmar que não temos pro - pensão natural à disciplina. Um dia perceberemos que essa desculpa nos custará caro.
(Gustavo Cerbasi. Folha de S.Paulo, 13.09.2010. Adaptado)

Considere as frases elaboradas a partir do texto.

•  Ter disciplina é fundamental e quando cultivamos a disciplina em nosso dia a dia, ela pode nos trazer muitos ganhos.
•  Procurar superar adversidades é uma atitude saudável, e os filhos disciplinados são mais propensos a superar adversidades.

De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     a) cultivamos-lhe; as superar → INCORRETO. Cultivamos alguma coisa (=pronome oblíquo "lhe" usado incorretamente com a função sintática de objeto direto).
     b) cultivamos-lhe; superá-las → INCORRETO. Vide letra "a".
     c) lhe cultivamos; lhes superar → INCORRETO. Vide letra "a".
     d) a cultivamos; superar-lhes → INCORRETO. Superamos alguma coisa (=pronome oblíquo "lhe" usado incorretamente com a função sintática de objeto direto).
     e) a cultivamos; superá-las → CORRETO. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva E

    "quando " a cultivamos; superá-las

  • final R -> tira e coloca LA, LO..

  • Alguém explica melhor essa questão, por favor.

  • Os advérbios atrair o pronome para antes do verbo.

    "• Ter disciplina é fundamental e quando a cultivamos... "

    Os verbos verbos terminar em RS ou Z, ficarão " LO, LALOSLAS".

    "e os filhos disciplinados são mais propensos a superá-las."

    Gabarito E = a cultivamos; superá-las

  • 1° caso • Ter disciplina é fundamental e quando cultivamos a disciplina em nosso dia a dia, ela pode nos trazer muitos ganhos. 

    • Ter disciplina é fundamental e quando a cultivamos em nosso dia a dia, ela pode nos trazer muitos ganhos. 

    A palavra quando é um advérbio, acarretando em um dos casos obrigatórios de próclise.

    2° caso • Procurar superar adversidades é uma atitude saudável, e os filhos disciplinados são mais propensos a superar adversidades.

     • Procurar superar adversidades é uma atitude saudável, e os filhos disciplinados são mais propensos a superá-las.

    Os verbos terminados em R, S, e Z quando sofrerem ênclise, recebem LO, LA, LOS, LAS.

    Portando, assertiva E.

  • GABARITO: LETRA E

    AS FORMAS 'O, A, OS, AS' SOFREM MODIFICAÇÕES DEPENDENDO DA TERMINAÇÃO DO VERBO QUE ACOMPANHAM:

    > QUANDO O VERBO TERMINAR EM RS OU Z, FICARÃO LO, LALOSLAS.

    > QUANDO O VERBO TERMINAR EM SOM NASAL, FICARÃO NONA, NOSNAS.

    FONTE: COLEGAS DO QC

  • • Ter disciplina é fundamental e quando( adj. adv de tempo - Atrai o pronome proclítico)  cultivamos a disciplina em nosso dia a dia, ela pode nos trazer muitos ganhos. • Procurar superar adversidades é uma atitude saudável, e os filhos disciplinados são mais propensos a superar (superar é VTD e tem o sentido de vencer,derrotar, subjugar, etc - e está terminado em -r - verbos terminar em RS ou Z, ficarão " LO, LALOSLAS") adversidades.

  • A questão trabalha combinação dos verbos com pronomes pessoais oblíquos átonos e suas funções sintáticas: objeto direto e objeto indireto, além de trabalhar as regras sobre colocação pronominal.

    COMBINAÇÃO DOS VERBOS COM PRONOMES ÁTONOS:

    ·         Verbos terminados em r, s ou z + o, a, os, as: suprime-se a consoante final do verbo e formam lo, la, los, las.

    FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES ÁTONOS “O, A, OS, AS, LHE, LHES" COMO COMPLEMENTOS VERBAIS:

    ·         O, as, os, as: sempre objeto direto.

    ·         Lhe, lhes: sempre objeto indireto.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Há dois erros em “cultivamos-lhe". Primeiro, o verbo cultivar é transitivo direto, logo seu complemento verbal – a disciplina – exerce a função de objeto direto; então, a substituição deveria ser pelo pronome oblíquo átono a.

    Segundo, como há uma palavra atrativa - conjunção subordinativa adverbial “quando" – antes do verbo, o pronome átono deve vir antes do verbo (próclise), e não após (ênclise).

    Já em “as superar", há erro porque os pronomes oblíquos átonos sempre virão após (enclíticos) o verbo infinitivo não flexionado precedido da preposição a. O verbo superar está no infinitivo não flexionado precedido da preposição a.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Há erro apenas em “cultivamos-lhe". Vide a explicação na alternativa (A).


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – Em “lhe cultivamos" está errada porque o verbo cultivar é transitivo direto, logo seu complemento verbal – a disciplina – exerce a função de objeto direto; então, a substituição deveria ser pelo pronome oblíquo átono a. O mesmo ocorre com o verbo superar – transitivo direto.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Há erro apenas em “superar-lhes". O verbo superar é transitivo direto, logo seu complemento verbal – adversidades – exerce a função de objeto direto; então, a substituição deveria ser pelo pronome oblíquo átono as.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – Em “a cultivamos" está correta porque o verbo cultivar é transitivo direto, logo seu complemento verbal – a disciplina – exerce a função de objeto direto; então, a substituição pelo pronome oblíquo átono a está de acordo com a norma-padrão. Sua posição também está de acordo com as regras sobre colocação pronominal, visto que há uma palavra atrativa - conjunção subordinativa adverbial “quando" -  antes do verbo. Nesse caso, deve ocorrer a próclise (pronome átono antes do verbo).

    Em “superá-las" está correta porque o verbo superar é transitivo direto, logo seu complemento verbal – adversidades – exerce a função de objeto direto; então, a substituição pelo pronome oblíquo átono as está de acordo com a norma-padrão. Devido o verbo terminar por “r", por questões eufônicas, formou “las".


    Em relação à colocação pronominal, está de acordo com a norma-padrão, pois os pronomes oblíquos átonos sempre virão após (enclíticos) o verbo infinitivo não flexionado precedido da preposição a. O verbo superar está no infinitivo não flexionado precedido da preposição a (A superar adversidades).


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • GAB. E)

    a cultivamos; superá-las

  • O verbo CULTIVAR (Quem cultiva= alguma coisa) e SUPERAR ( quem supera= alguma coisa) são transitivos diretos, portanto apenas admitem como complemento pronomes que representem OBJETO DIRETO (O, A, OS, AS, LO, LA, LOS, LAS).

    No 1º caso, o pronome A aparece antes do verbo, pois a conjunção subordinativa “QUANDO” o atrai. Funciona como PALAVRA ATRATIVA de Próclise ( antes do verbo)

    No 2º caso, como o verbo está no infinitivo, a regra determina que seja retirada a letra R do final do verbo e ao pronome seja acrescentada a letra L.