SóProvas


ID
3537892
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia um trecho do romance Um certo Capitão Rodrigo , de Érico Veríssimo, para responder a questão.

     Toda gente tinha achado estranha a maneira como o Capitão Rodrigo Cambará entrara na vida de Santa Fé. Um dia chegou a cavalo, vindo ninguém sabia de onde, com o chapéu de barbicacho1 puxado para a nuca, a bela cabeça de macho altivamente erguida, e aquele seu olhar de gavião que irritava e ao mesmo tempo fascinava as pessoas. Devia andar lá pelo meio da casa dos trinta, montava um alazão2 , vestia calças de riscado, botas com chinelas de prata e o busto musculoso apertado num dólmã3 militar azul, com gola vermelha e botões de metal. Tinha um violão a tiracolo; sua espada, apresilhada aos arreios, rebrilhava ao sol daquela tarde de outubro de 1828 e o lenço encarnado que trazia ao pescoço esvoaçava no ar como uma bandeira. Apeou na frente da venda do Ni - colau, amarrou o alazão no tronco dum cinamomo4 , entrou arrastando as esporas, batendo na coxa direita com o rebenque5 , e foi logo gritando, assim com ar de velho conhecido:
    – Buenas e me espalho! Nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho!
(Um certo Capitão Rodrigo. Editora Abril Cultural, 1981) 

1 barbicacho: cordão
2 alazão: cavalo de pelo castanho
3 dólmã: casaco curto
4 cinamomo: tipo de árvore
5 rebenque: pequeno chicote

Assinale a alternativa em que a expressão destacada foi empregada de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ Ele vestia um dólmã militar azul cuja gola era vermelha e os botões de metal.

    Pronome relativo "cuja" usado corretamente, concorda com o substantivo "gola" e traz valor de posse (=gola dele, do dólmã militar azul).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva B

    Ele vestia um dólmã militar azul cuja gola era vermelha e os botões de metal.

    1- Entre substantivos = O pronome irá sempre aparecer entre dois substantivos. Ele estabelece uma relação de posse entre dois termos.

    2-Concorda com o segundo nome =O pronome sempre irá concordar em número e gênero com o segundo substantivo.

    3-Sem artigo =O pronome não aceita artigo nem antes, nem depois. Ele pode, no entanto, ser precedido de preposição.

  • A alternativa D está errada pois o correto seria AONDE?

    Amarrou onde(EM QUE)? em uma arvore

    Amarrou o que? seu alazão?

    Quem amarra algo, amarra algo em algum lugar.

    Caso alguém puder ajudar na dúvida, ficarei agradecido! =D

  • Rana Rina Runa Ra, Pá!,

    Aonde indica movimento. Acredito que o correto seria onde, que indica lugar.

  • errei porque não prestei atenção ao enunciado, que pedia para marcar a alternativa correta. "De acordo"

  • qual o erro da E ???

  • Porque a letra E está incorreta ?

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Resumo do Cujo:

    Indica posse

    Estrutura:

    Substantivo1 + CUJO (e seus variantes*) + Substantivo2

    Cujo se refere à Substantivo1 e concorda com Substantivo2

     *cujos, cuja, cujas

     

    INADIMISSÍVEL:

    Cujo(s)/o(s)

    Cuja(s)/a(s)

    Substituição por outro pronome relativo

    FONTE: QC

  • Qual é o erro da c?

  • Olá Tamiris,

    Vejamos a alternativa (c)

    "Entrou na venda do Nicolau com um violão do qual trazia a tiracolo"

    Nicolau trazia o violão a tiracolo. Observe que o verbo trazer é Transitivo Direto, ou seja, exige um complemento, um objeto direto, sem preposição. Logo, a oração estará corretamente redigida desta maneira:

    "Entrou na venda do Nicolau com um violão que/o qual trazia a tiracolo."

    Bons estudos!!!!

  • A questão requer conhecimentos sobre o emprego dos pronomes relativos, suas funções sintáticas e orações subordinadas adjetivas.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – A preposição adequada é “sobre" (Ninguém conhecia nada sobre Rodrigo Cambará), ela indica “a respeito de".

    ALTERNATIVA (B) CORRETA – O pronome destacado foi adequadamente usado porque transmite ideia de posse (A gola é do dólmã militar). A concordância nominal está perfeita, pois o pronome cujo (e flexões) sempre concorda em gênero e número com o termo consequente.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O pronome relativo destacado está se referindo ao substantivo anterior, um violão, presente na oração principal. Na oração subordinada adjetiva, o pronome destacado exerce a função sintática de objeto direto do verbo “trazia" (Trazia um violão a tiracolo), portanto a preposição do (de + o) está inadequada. O adequado seria: “Entrou na venda do Nicolau com um violão o qual trazia a tiracolo".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O pronome relativo destacado está se referindo à expressão anterior, um olhar intenso, presente na oração principal. Na oração subordinada adjetiva, o pronome destacado exerce a função sintática de sujeito (Um olhar intenso fascinava as pessoas) e o núcleo do sujeito não pode ser preposicionado, logo a preposição a está inadequada. O adequado seria: “O Capitão tinha um olhar intenso o qual fascinava as pessoas".

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – A palavra “onde" só deve ser usada para se referir a substantivos locativos, ou seja, substantivos os quais remetam a lugares. No caso do período em questão, o pronome relativo está se referindo ao substantivo anterior, alazão, presente na oração principal. Na oração subordinada adjetiva, esse substantivo exerce a função sintática de objeto direto (Amarrou o alazão em uma árvore), portanto o pronome adequado seria que ou o qual: “À porta da venda, apeou de seu alazão que/o qual amarrou em uma árvore".

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (B)

  • Eu assinalei a "E" e também não entendi o porquê de estar errada. Alguém pode esclarecer?

  • "ONDE" é usado para lugares. Na questão, o termo se remete a ALAZÃO (cavalo de cor marrom). Portanto, os pronomes corretos seriam "QUE" ou "O QUAL":

    À porta da venda, apeou de seu alazão QUE/O QUAL amarrou em uma árvore.

  • Quem amarra,amarra algo no caso o alazão, o certo seria " o qual o amarrou"

    *onde- refere apenas a lugar *

    Ele não amarrou o lugar

    amarrou o alazão e para não repetir seria "o qual"

  • Porque a letra D está errada?

  • PC-PR 2021

  • CURIOSIDADE:

    O texto ERRA (por digitação, possivelmente) na passagem ..."botas com chinelas de prata"...o termo correto é CHILENAS, o que equivale a ESPORAS.

  • A- INCORRETA O uso da preposição "sob", no contexto da frase, está errado. Na verdade, a preposição correta a ser utilizada é "sobre".

    B- CORRETA - Não há erros no uso do pronome relativo "cujo" na sentença. Além de haver sentido de posse na oração, a sentença apresenta clareza e coesão na sua redação.

    C- INCORRETA - Nessa alternativa, há erro de regência verbal. O verbo "trazer" é transitivo direto e, portanto não deveria ser regido pela preposição "da" (de +a), como acontece na redação dessa frase.

    D- INCORRETA - Nessa alternativa, há erro no uso do pronome relativo. Não deveria haver a preposição “a” antes de “o qual”, visto que esse pronome está substituindo o sujeito “um olhar intenso".

    E- INCORRETA - Nessa alternativa, há erro no uso do pronome relativo. “Onde” só pode ser utilizado quando se refere a um vocábulo com ideia de lugar. Se a referência for a um termo com qualquer outro sentido, se deve utilizar “que” ou “o(s) qual(is)/a(s) qual(is). É o que acontece nessa sentença, em que a referencia é feita a um animal: “seu alazão”. 

  • Resposta- LETRA B.

    A. Todos estranharam a chegada de Rodrigo Cambará SOBRE quem ninguém conhecia nada.(ERRADO)

    O pronome relativo "quem" terá de ter como antecedente uma pessoa como se vê na frase, e sempre virá antecedido por preposição, como na frase, ocorre que a preposição utilizada pela banca está errada, o certo seria "sobre" .

    Ninguém conhecia nada SOBRE Rodrigo Cambará.

    B Ele vestia um dólmã militar azul cuja gola era vermelha e os botões de metal. (CORRETA)

    há a ideia de posse entre dois substantivos. e o verbo "era" é verbo de ligação e por isso o cuja não está antecedido de preposição. Repare que vem no feminino (cuja) para concordar com gola.

    C Entrou na venda do Nicolau com um violão do qual trazia a tiracolo.(ERRADO)

    Dica - comece a análise pela frase que tem o pronome relativo: trazia a tiracolo.um violão (o verbo "trazer" não pede preposição assim está errado o "do"

    D O Capitão tinha um olhar intenso ao qual fascinava as pessoas.(ERRADO)

    DICA comece a análise pela frase que tem o pronome relativo: - um olhar intenso fascinava as pessoas.(o verbo fascinar não pede preposição)

    E À porta da venda, apeou de seu alazão onde amarrou em uma árvore.(ERRADO)

    amarrou (o alazão) em uma árvore - o alazão que amarrou em uma árvore. O que antecede imediatamente o "onde" na frase é "alazão" que não denota lugar, assim está errado.