SóProvas


ID
3538621
Banca
VUNESP
Órgão
IPRESB - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que concerne à estabilidade do servidor público.

Alternativas
Comentários
  • ☆ Gabarito C

    [CF/88]

    ☆ A estabilidade não se aplica aos Empregados Públicos nem aos ocupantes de Cargos em Comissão,os quais são de livre nomeação e exoneração.

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.                

    § 1º O servidor público estável só perderá o cargo:            

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;             

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;             

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. 

    *** Outra Hipótese

    Redução de despesas (art. 169, § 4º, da CF). Excesso de gastos com pessoal.

    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.   

    ☆ Possuem Vitaliciedade (Após 2 anos):

    • Juízes (Art.95, l) (1° Grau após 2 anos)

    • Membros do MP (Art.128,§ 5º,l,a)

    • Ministros do TCU(art. 73, § 3°)

  • A) É direito outorgado ao servidor estatutário, adquirida automaticamente após 1 (um) ano de efetivo serviço. ERRADO

    fundamento: em regra, adquire-se a ESTABILIDADE após 3 anos, assegurando, assim, a permanência no SERVIÇO. Há de ressaltar que, em algumas carreiras, após aprovado no estágio probatório, adquire-se a VITALICIEDADE após 2 anos, que então, assegura a permanência no CARGO, tais como: os juízes, MP, dentre outros

    B) Para ser adquirida, independe de avaliação especial de desempenho do servidor. ERRADO

    fundamento: pelo contrário, é imprescindível a AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO por comissão instituída para essa finalidade. Atenção: observe sempre na questão, pois eles tentam confundir e mencionam "avaliação periódica de desempenho", de modo que, nesta, é para servidor já estável no cargo

    C)Não é estendida aos titulares de cargos em comissão de livre nomeação e exoneração. CORRETO

    observação pertinente: os dirigentes de Agências Reguladoras não são nomeados através de concurso, de maneira que, na vigência do mandato, só poderão ser demitidos através de um processo administrativo assegurada a ampla defesa (é a chamada "Estabilidade Atípica")

    D) É uma espécie de vitaliciedade que possui período aquisitivo previsto em lei. ERRADO

    fundamento: conforme já dito, a ESTABILIDADE é uma forma, já a VITALICIEDADE é outra, de modo que, nenhuma é espécie de outra

    E) Após adquirida, o servidor público só poderá ser demitido através de sentença judicial. ERRADO

    fundamento: o erro da questão é limitar as formas de demissão. Hipóteses de PERDA DO CARGO do "Servidor Estável"- 1º) Sentenca judicial transitada em julgado; 2º)Processo Administrativo assegurado ampla defesa; 3)Insuficiência de Desempenho- feita por uma AVALIAÇÃO PERIÓDICA  na forma de lei complementar, assegurado ampla defesa; 4º)por Excesso de Despesa -nos casos em que a União, Estados, DF e Municípios excederam os limites estabelecidos em lei complementar (União exceder 50% e os demais 60%).

  • o   Gabarito: C.

    .

    A. ERRADA: Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    B. ERRADA: Art. 41. §4º. Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.

    C. CORRETAArt. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    D. ERRADA: Nada disso. Estabilidade é uma coisa e vitaliciedade é outra, sendo esta última garantida somente aos magistrados e membros do Ministério Público.

    E. ERRADA: Art. 41. §1º. O servidor público estável só perderá o cargo:  

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;   

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • GAB: C

    Cargo em comissão não tem estabilidade, só cargo de provimento efetivo.

    Da Estabilidade

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.               

    Art. 22.  O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa.

  • A estabilidade é a garantia constitucional de permanência no serviço público.

    Sua previsão se encontra no art. 41 da Constituição Federal: “são estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público”. Conforme § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. 

    Contudo, há situações pelas quais o servidor público pode perder seu cargo público, embora estável, previstas na Constituição Federal. Vejamos:

    “Art. 41 (...)§ 1º O servidor público estável só perderá o cargo:         

    I - em virtude de sentença judicial transitada em julgado;        

    II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;        

    III - mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.” 


    a) Errada. A estabilidade não é adquirida automaticamente. É necessária avaliação especial de desempenho. Ademais, a estabilidade só é possível após três anos de serviço efetivo.
    b) Errada. É necessária a avaliação de desempenho para aquisição da estabilidade.
    c) Correta. A efetividade é um atributo do cargo e refere-se à forma de provimento dependente de concurso público. Trata-se de um dos requisitos para aquisição da estabilidade. Os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração não correspondem a um cargo efetivo e, assim, não possibilitam a estabilidade, como o próprio nome diz (livre exoneração).

    d) Errada. A estabilidade não é espécie de vitaliciedade. Esta só é perdida por processo judicial transitado em julgado. A estabilidade, por sua vez, pode ser perdida por sentença judicial, processo administrativo, avaliação de desempenho, redução de despesas com pessoal. Ademais, o período aquisitivo da estabilidade está prevista na Constituição.
    e) Errada. A estabilidade pode ser perdida não só por sentença judicial, mas também devido a processo administrativo, avaliação de desempenho, redução de despesas com pessoal.
    Gabarito do professor: C.