SóProvas


ID
354019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Em relação à segurança física das instalações, julgue os itens
subsequentes.

Eclusas correspondem ao conjunto de elementos, fixos e móveis (anteparas, biombos ou parede fina, divisória e portas), que formam um sistema de controle de acesso para pessoas, veículos ou objetos, constituído por duas ou mais portas que não se abrem de uma só vez, não permitindo o contato direto entre duas áreas adjacentes.

Alternativas
Comentários
  • Vemos portas de segurança eclusas com frequência nas entradas de agências bancárias. 

    A dificuldade de transposição inibe a prática de delitos, pois dificulta entrada e saída dos criminosos, em especial por causa do sistema de abertura e fechamento das portas.

  • Considerei a 1ª parte da questão errada: "Eclusas correspondem ao conjunto de elementos, fixos e móveis (anteparas, biombos ou parede fina, divisória e portas)...". Alguém saberia comentar algo sobre essa parte ? Eu achei que ECLUSA fosse só a porta giratória e não os itens citados entre parênteses. Grato.

  •  Portas, portões e portais: mais apropriados para controle de pessoas. Assim como as cancelas, podem ser manuais ou automatizados e, por sua alta vulnerabilidade, convém que sejam integrados a outros meios, além dos que só empregam pessoal (CFTV e catracas, por exemplo). Os diversos sistemas podem utilizar portas duplas (chamadas controle de eclusas ou simplesmente eclusas), giratórias (normais ou torniquetes) o corrediças, entre outras, porás detetoras de metais, inclusive associadas a detetores manuais (“frigideira”) e máquinas de raios-X;

    Fonte: Segurança Corporativa Estratégica - Marcos Mandarini, pg. 111

  • CERTO

     

    Sistema de segurança bem comum em presídios, novos ou até mesmo antigos. Hoje podemos observar esse tipo de controle de acesso até mesmo em prédios residenciais, principalmente em Fortaleza e no Rio de Janeiro (em Copacabana tem muitos). 

     

    Uma porta só se abre quando a outra é fechada ou abre-se uma porta para que a pessoa fique "presa" em uma espécie de gaiola para identificação ou entrega de produtos e coisas a pessoa que está dentro da edificação.