-
Gabarito: Certo;
O cancelamento da dívida evitaria a necessidade de utilização do P.L da empresa para saldá-la, assim, o "saldo" ficaria para a entidade;
-
Essa questão versa sobre fatos contábeis/variações patrimoniais.
O fato contábil pode ser permutativo ou modificativo (pode-se arguir que também há os fatos contábeis mistos).
Diz-se que o fato é permutativo quando apesar de ocorrerem transações contábeis, elas não alteram o valor do Patrimônio Líquido. Diferentemente, o fato é modificativo quando as transações contábeis realizadas afetam o valor do Patrimônio Líquido, podendo ser aumentativo, quando aumenta o valor do patrimônio líquido, ou diminutivo, quando o diminui.
O cancelamento de uma dívida em decorrência de decisão judicial diminui o passivo e não tem uma contrapartida no ativo. Dessa forma, o valor do patrimônio líquido aumenta, logo, tem-se um fato modificativo aumentativo. Portanto a questão está certa.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Há uma diminuição do passivo, logo aumenta o patrimônio líquido.
Gabarito: certo.
-
O cancelamento de uma dívida em decorrência de decisão judicial é um fato modificativo aumentativo, pois há a baixa da obrigação sem a correspondente saída de recursos para liquidá-la. Chamamos esta situação de “insubsistência do passivo”, que por gerar o reconhecimento de uma receita é também chamada de “insubsistência ativa”.
D – Obrigações a Pagar ( ↓ Passivo Exigível)
C – Insubsistência Ativa ( ↑ Resultado)
Com isso, correta a assertiva.
-
Questão muito aberta para interpretações. Acertei, mas essa dívida seria passiva? Seria ativa? O departamento jurídico já havia categorizado como chance remota, possível ou provável? São vários "ses". A melhor interpretação que dei é tentando crer que, dentre todas as possibilidades, esse fato poderia gerar uma VPA.