-
Vejo o gabarito como certo , #hierarquia
-
A questão aborda o conceito de amplitude de controle (quantidade de subordinados que um chefe mantém às suas ordens).
Pensemos: Quanto mais complexa as atividades, mais demandará esforço e tempo dos subordinados, que terão de manter uma comunicação mais estreita com o chefe, ocupando mais seu tempo e dedicação. Portanto, nesse tipo de atividades, menor amplitude de comando (menor o número de subordinados);
Quanto mais simples as atividades, menos o superior será exigido de seus subordinados, portanto, mais subordinados poderão existir.
Espero ter contribuído.
-
Mesmo que a tarefa ocupe ainda mais o tempo do subordinado, ainda assim creio que a sua complexidade faça com que aumente os números dos subordinados se reportando ao gestor. O fato deles se dedicarem ainda mais a tarefa exucutada não impedirá de recorrer ao gestor. Na minha concepção, aumentará sim a procura para dirimir eventuais dúvidas, além de que achei mal feita a assertiva.
-
Está Errada! Quanto mais complexas as atividades mais setores espcializados na empresa e, portanto mais comunicação entre os grupos já que na nova adm. é mais importante integração entre os diversos setores do que ter um chefe que só designa comandos. Todos são responsáveis pel a sua determinada tarefa/função.
-
Há algumas pessoas se confundindo com relação ao que a questão propõe. O que a questão diz é que, quanto mais complexa for a tarefa, mais subordinados deverá ter UM gestor.
A questão fica falsa exatamente por isso. Quanto mais complexidade, mais subordinados deverá ter o gestor. Na verdade, quanto mais complexas as atividades de uma organização, mais gestores deverá ter para que possam dividir a quantidade de subordinados e melhor coordenar as tarefas, sem que haja um sobrecarregamento.
-
QUESTÃO MAL ELABORADA...
-
acredito que vai remeter a teoria de reddin, no gráfico seria um trabalhador integrado ou dedicado, como a questão pede a maior complexidade das atividades o gráfico demonstra ser este trabalhador dedicado, ou seja, máxima tarefa e baixo relacionamento..
-
A questão é simples, e mais uma vez devemos lembrar que em questões do CESPE a gente não deve viajar muito. Interpretação da questão: quanto maior a complexidade da tarefa maaior a subordinação a um chefe . Por que é incorreta? Como a questão subentende que a relação de proporcionalidade COMPLEXIDADE x º Subordinção é sempre verdadeira, é só pensar em alguma possibilidade em que a regra não seja aplicada. Modernamente, essas questões de maior complexidade tem sido resolvidas com equipes multidisciplinares (grave isso). Veja, como exemplo, o programa espacial americano, que foi um sucesso, não porque colocaram um monte de engenheiros, cientistas, matemáticos, químicos e outros sobre a subordinação de alguém. A sacada e engenhosidade foi dar as tarefas (criar sistema de propulsão, roupas para a missão, comida, combustível etc) que eram necessárias à concretização do projeto às equipes. Espero ter ajudado.
-
A resposta do colega Pedro Macedo está certinha. Atividades complexas exigem um menor número de funcionários qualificados para que o gestor possa acompanhar com mais afinco o desempenho.
--------------------------------------------------------------------------
A amplitude do controle se refere ao número de subordinados que cada unidade organizacional ou cargo pode ter, a fim de que possa influenciá-los adequadamente. Quanto maior a amplitude, maior o número de subordinados e, conseqüentemente, menor o grau de atenção e do controle que o superior pode exercer sobre eles.
A amplitude do controle é influenciada por alguns fatores, tais como:
interdependência entre subordinados: se um fluxo de trabalho interliga subordinados, o superior passa a ter problemas de coordenação que exigem menor amplitude do controle. Se os subordinados não estão interligados, há menor necessidade de coordenação e, portanto, torna-se possível uma maior amplitude do controle.
similaridade das funções supervisionadas: a supervisão é mais simples quando os subordinados realizam tarefas semelhantes. Porém, quando um supervisor precisa conhecer uma ampla variedade de tarefas e ser capaz de coordenar a execução destas, torna-se difícil supervisionar um grande número de subordinados.
qualificação dos subordinados: quanto mais experientes e treinados os subordinados, menor a supervisão necessária, permitindo a seu superior uma amplitude maior do controle.
http://www.inf.ufrgs.br/~lucineia/Papers/Dissertacao.Lucineia.Thom.pdf
-
Errada. Respondi na Lógica.
Não necessiaremente um atividade complexa exigirá, vários subordinados.
-
Pensei o seguinte:
Quanto mais complexa uma atividade, maior será a quantidade de gestores. (Pois uma tarefa complexa é divida em seus componentes mais simples e cada componente fica sob a responsabilidade de um gestor)
Aumentando a quantidade de gestores, diminui a quantidade de subordinados que devem se reportar a um único gestor (Apesar de o número geral de subordinados, provavelmente, ter que aumentar para conseguirem realizar a tarefa complexa)
-
Sugestão: Pulem para o comentário do colega Pedro Macedo.
-
QUANTO MAIS COMPLEXAS, MENOR SERÁ A AMPLITUDE DE CONTROLE.
QUANTO MENOS COMPLEXAS, MAIOR SERÁ A AMPLITUDE DE CONTROLE.
GABARITO ERRADO
-
Com uma amplitude de controle maior, há menor possibilidade de o superior estar próximo de seus subordinados, logo não cabe executar tarefas complexas, sob pena de erros graves.
Já com uma amplitude de controle menor, há proximidade entre superior e subordinado, o que possibilita o esforço conjunto na persecução de tarefas mais complexas.
Questão ERRADA
-
Menos subordinados pra que o gestor possa controlar mais de perto cada um dele, afinal de contas a atividade pede uma maior vigilância por ser complexa.
-
Maldosa!
Quanto maior a complexidade das tarefas, de fato um grupo menor para supervisionar diminui a probabilidade de erros na gestão. Todavia o examinado diz: "maior o numero máximo" Ora, salvo esteja eu interpretando de forma erronea, isto significa que há um limite maximo, ou seja, traz a ideia de limitação. Mas enfim, quem sou eu p discutir com examinadores. FUI SECO kk
-
Atividades mais complexas requerem menos subordinados. O menos número de pessoas possibilita maior qualidade.
-
GAB.:E
QUANTO MAIS COMPLEXAS, MENOR SERÁ A AMPLITUDE DE CONTROLE.
QUANTO MENOS COMPLEXAS, MAIOR SERÁ A AMPLITUDE DE CONTROLE.