SóProvas


ID
3540706
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No mês de dezembro de 2018, o então presidente Michel Temer assinou um decreto permitindo a extradição de um italiano condenado à prisão perpétua em seu país de origem. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva C

    prisão perpétua em seu país de origem. Trata-se de:

    Cesare Battisti.

  • O mecanismo de extradição é um mecanismo de cooperação internacional para a repressão à criminalidade, seja ela comum ou de cunho terrorista.

    O Supremo Tribunal Federal do Brasil estabelece que “a extradição representa instrumento de significativa importância no combate eficaz ao terrorismo, que constitui uma grave ameaça para os valores democráticos e para a paz e a segurança internacionais (…)"(Ext 855, rel. min. Celso de Mello, julgamento em 26-8-2004)

    Há dois tipos de extradição: ativa e passiva. A ativa é quando o Brasil solicita a um outro Estado a extradição de um ou mais indivíduos, para que sejam julgados por crimes cometidos em território brasileiro.
    Já a passiva é quando um Estado estrangeiro solicita ao Brasil a entrega de um indivíduo considerado criminoso no Estado solicitante e, que se encontra em território brasileiro. As regras e condicionantes deste tipo de extradição estão estabelecidas na constituição.

    A questão proposta trata da extradição passiva de um cidadão italiano que está em território brasileiro, para que seja julgado por crimes em seu Estado

    A) INCORRETA- Domenico Briaciamore foi um pintor italiano do século XVI

    B) INCORRETA- Andrea Fuori foi um escritor italiano

    C) CORRETA- Cesare Batisti foi o italiano extraditado após longo debate. Sua extradição tornara-se, desde a sua prisão, uma questão de política.

    D) INCORRETA-.Luca de Sartri não foi o italiano extraditado.

    E) INCORRETA- Vittorio Carmenesi não consta como tendo sido extraditado do Brasil.

    RESPOSTA: C