SóProvas


ID
3540892
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Câmara de Santo Antônio do Jardim - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Contrato administrativo pode ser definido como o ajuste que a Administração Pública, agindo nessa qualidade, firma com particular ou outra entidade administrativa para a consecução de objetivos de interesse público, nas condições estabelecidas pela própria Administração. Sobre os contratos administrativos, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Olá, guerreiros.

    O erro da alternativa B encontra-se neste artigo da lei 8666:

    Art. 54 - Os contratos administrativos de que trata esta lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.

  • letra C

    Art. 62.  O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço.

  • Vamos à análise de cada assertiva:

    a) Certo:

    Trata-se de proposição afinada com a regra do art. 54, §1º, da Lei 8.666/93, litteris:

    "Art. 54 (...)
    § 1o  Os contratos devem estabelecer com clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam."

    b) Errado:

    Não há que se falar em aplicação concomitante dos preceitos de direito público e de direito privado, tal como sustentou-se neste item. Na realidade, a aplicação do direito privado é meramente subsidiária, a teor do art. 54, caput, da Lei 8.666/93:

    "Art. 54.  Os contratos administrativos de que trata esta Lei regulam-se pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado."

    c) Errado:

    Esta proposição está amparada na regra do art. 62, caput, da Lei 8.666/93, que ora colaciono:

    "Art. 62.  O instrumento de contrato é obrigatório nos casos de concorrência e de tomada de preços, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preços estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitação, e facultativo nos demais em que a Administração puder substituí-lo por outros instrumentos hábeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço."

    d) Errado:

    Estando incorreta a letra B, pode-se eliminar esta opção.


    Gabarito do professor: B