-
As equipes, não necessariamente, possuem líderes formais. A presença de um líder é mais comum em grupos de trabalho. Nas equipes, embora cada membro possa ter funções pré estabelecidas, isso não impede que essas funções se sobreponham em algum momento da execução do trabalho. Que um auxilie o outro e que todos participem da condução e direcionamento dos esforços. Não significa que não existe liderança em uma equipe, significa apenas que ela não é imprescindível para que os resultados sejam alcançados.
-
Aqui, basta ter conhecimento sobre os grupos de estilos de liderança. Eles se dividem em tres:
1. AUTOCRÁTICO: O lider é autoritário, Impositivo, Coagi, a comunicaçao é sempre descendente, nao a participaçao dos funcionários, nao existe trabalho em equipe, as decosoes sao centralizadas, há uma maior produtividade, porém menor qualidade no trabalho.
2. DEMOCRATICO: Há participaçao dos funcionário, porém a decisao é centralizada pelo líder, há estímulo a iniciativa, a participaçao do líder é ativa e há um grande fluxo de informaçao.
3. LIBERAL: No estilo liberal, o lider só aparece quando solicitado (participaçao mínima), os funcionários tem total liberdade de trabalho, nao há uma preocupaçao do lider quanto a motivaçao, as tarefas...
Lembremos, também, que o modelo atualmente em uso é o situacional/contingencial em que os processos de trabalhos dependem da analise de três fatores (segundo a visao humanista): Lider, liderado e situaçao.
Trabalhos que possuem funcionários maduros, comprometidos, resposnsáveis, habilidosos, conhecedores de suas tarefas, que possuem atitudes... dispensam a liderança. "Sao autoliderados"
Assim, afirmar que um líder é imprescindível torna a afirmativa errada.
-
Pseudo-equipe-> pessoas individualistas;
Grupos de trabalho-> compartilham informações porém há ainda pessoas individualistas;
Equipe potencial-> intenção de ser equipe;
Equipe real-> lealdade e comprometimento;
Equipe de elevado desempenho-> auto gerenciáveis, aumenta a produtividade, melhora a qualidade, tb a qualidade de vd dos funcionários, reduz nível de rotatividade e absenteísmo.
Ou seja, questão errada, pois há equipes que são autogerenciáveis (equipe de elevado desempenho) então não necessitam da figura de um líder.
-
De acordo com Robbins, em seu livro "Comportamento Organizacional":
"A liderança, evidentemente, nem sempre é necessária. Por exemplo, as evidências indicam que as equipes de trabalho autogerenciadas frequentemente têm desempenho melhor do que aquelas que possuem líderes formalmente nomeados. Além disso, as lideranças podem prejudicar o bom desempenho quando interferem nas equipes autogerenciadas. Nessas equipes, seus membros assumem muitas das funções que geralmente ficam a cargo dos executivos."
-
ATENÇÃO GALERA: EXISTEM TIPOS DIFERENTES DE EQUIPES: EQUIPE FUNCIONAL, EQUIPE MULTIFUNCIONAL, EQUIPE TRANSVERSAL, E EQUIPE AUTOGERENCIÁVEL - ESTA ÚLTIMA NÃO TEM UM LÍDER E, PORTANTO, OS RESULTADOS OBITIDOS PELO TRABALHO EM EQUIPE NÃO PODEM SER ATRELADOS A FIGURA DE UM LÍDER.
-
Tudo muito lindo nos livros que professam o discurso americano da cultura de BPR (Business Proccess Reenginering), tecnocrática e contingencial focada na performance econômica. O líder é prescindível, mas isso não significa que os objetivos serão atingidos. Na prática o que se viu foi aumento do estresse e da angústia nos trabalhadores que, sem uma liderança consistente, não conseguiram gerir seu próprio trabalho e ainda foram prejudicados pela constante pressão, uma vez que todos fiscalizam todos. A abordagem sócio-técnica prevê os grupos semi-autônomos (GSA) e raramente obteve resultados diferentes. A autorregulação flexível é uma das maiores mentiras já inventadas no ãmbito de gestão de pessoas.
-
Acredito que aqui entre a questão da habilidade de Autogerenciamento que afirma que a equipe deve, em conjunto, ultrapassar obstáculos por meio da construção de um senso de propriedade, responsabilidade, compromisso e eficiência de cada membro, encorajando a total participação e autocrítica para melhorar incessantemente as condições de trabalho.
Não sendo imprescindível a existência de líderes para que os objetivos sejam alcançados, pois a equipe pode se autogerenciar. ;)
-
Equipes de trabalho e liderança são temas distintos. É bastante comum que nas equipes ocorra o compartilhamento da liderança, como ocorre nas equipes autogerenciadas ou autodirigidas, nas quais cada membro sabe quais são as suas responsabilidades e toma a iniciativa de cumprir o seu trabalho. Assim, é um grande erro afirmar que a existência de líderes nas equipes de trabalho é algo imprescindível.
-
Típica questão do CESPE que, se o gabarito for certo ou errado, não há o que contestar.
-
CESPE sua #@%$$#@%$@$%, #$%#%@$%@#&*@# e #$%¨%#@$@%$$%!!!!!!
-
discordo totalmente do gabarito, mesmo que nao haja um líder especificamente descrito para essa função, em uma equipe sempre se necessita de alguém que toma a dianteira, a iniciativa e que motive os outros. O cespe as vezes vem com uns gabaritos que faz com que muita gente desacredite na seriedade da banca.. joga o nome da banca no lixo umas questões dessas!
-
A questão está errada mesmo!
Vamos observar os comentários anteriores dos nossos colegas.
Nem sempre é necessário a presença de um líder nas equipes de trabalho!
Bons estudos!
-
na minha modesta opinião existem equipes tao bem treinadas e tao maduras que nao precisam se quer de lideres.bons estudos
-
equipes autogerenciadas (exceção)
-
A LIDERANÇA É COMPARTILHADA DENTRO DA EQUIPE. OU SEJA, PODE ATÉ TER UM CHEFE, MAS TODOS SÃO LÍDERES DE TODOS.
GABARITO ERRADO
-
Não exatamente, até porque o líder pode ter impacto positivo ou negativo e não, necessariamente, positivo.
Cada grupo tem um líder formalmente indicado pela organização, que pode ser o gerente, o chefe, o supervisor, etc. Esse líder desempenha um papel importante no funcionamento do grupo, podendo ter uma inflência positiva e guiar seus subordinados para os objetivos desejados, ou ter um impacto negativo no funcionamento do grupo. RENNÓ
-
Não é imprescindível nas equipes em que seus membros desenvolvem autoliderança, por exemplo.
-
CORRETO
Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: Prefeitura de São Luís - MA Prova: Professor Nível Superior/PNS-A - Suporte Pedagógico
A respeito de grupos e de equipes no trabalho, assinale a opção correta.
a) Em um grupo de trabalho, há um único líder; em uma equipe, os papéis de liderança são compartilhados. (C)
-
A liderança é compartilhada entre os membros da equipe.
GABARITO ERRADO