-
CERTO. Na visão de Robbins e Finley (1997, p. 57), o desempenho das equipes está associado às pessoas que, em equipes, são "como as pessoas em qualquer outro lugar", ou seja, "têm seus altos e baixos".
Hersey e Blanchard (1986) e Katzenbach e Smith (1994) fazem uma abordagem sobre maturidade das equipes, relacionando-a com evolução e desempenho. Para Hersey e Blanchard (1986), uma equipe ou uma pessoa passa por diferentes graus de maturidade, não se podendo rotular de equipes ou pessoas de maduras ou imaturas.
Ou seja, quando se fala no trabalho em equipe deve-se pensar em melhor desempenho.
-
Felipe,o seu comentário não foi claro, na realidade eu acho que os indivíduos vão gerar um melhor desempenho porque verão que as recompensas são proporcionais de acordo com o trabalho feito por cada um. Ou seja, se um indivíduo produziu X sua recompensa será X,e não Y, assim havéra um equidade de acordo com o esforço que cada um fez, favorecendo asssim a equipe toda.
-
Não concordo com o gabarito. Recompensas não garantem o melhor desempenho, podem até contribuir, mas garantir não. Para se tornar correta a questão poderia abordar a Teoria da Expectativa de Victor Vroom:
Segundo Vroom, a motivação da pessoa para escolher uma das alternativas dependeria de 3 fatores:
- do valor que ele atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que ele chama de "valência"),
- da percepção de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de "instrumentalidade") e
- da expectativa que ele tem de poder obter cada resultado (que ele chama de "expectativa").
Assim, para que uma pessoa esteja "motivada" a fazer alguma coisa é preciso que ela, simultaneamente:
- atribua valor à compensação advinda de fazer essa coisa,
- acredite que fazendo essa coisa ela receberá a compensação esperada e
- acredite que tem condições de fazer aquela coisa.
FONTE: http://www.dynamiclab.com/moodle/mod/forum/discuss.php?d=432
-
Marquei como errada pelo fato de que, não levei em consideração o princípio da isonomia no texto. Tratar as recompensas igualitárias para o grupo e proporcionais para os indíviduos é exatamente o princípio em comento. Pois quando vc trata iguais de forma igual e desiguais na medida da sua desigualdade, está tratando proporcionamente os indivíduos, assim, é correto afirmar que haverá um melhor desempenho. O contrário ocorreria se não houvesse essa proporcionalidade, pois os indivíduos tenderiam a comparar seus esforços com os alheios, podendo chegar à conclusão de que estariam sendo tratados sem isonomia.
-
Nunca se falou tanto em equipes como agora. As organizações estão migrando velozmente para o trabalho em equipe. O objetivo: obter a participação
das pessoas e buscar respostas rápidas às mudanças no ambiente de negócios e que permitam atender às crescentes demandas dos clientes.
Mas não basta desenvolver equipes. É necessário levá-las a um desempenho excelente. Os principais
atributos de equipes de alto desempenho são:
1. Participação. Todos os membros estão comprometidos com o empowerment e a autoajuda. Motivo: buscar sinergia de esforços.
2. Responsabilidade. Todos os membros se sentem responsáveis pelos resultados do desempenho. Motivo: alcançar solidariedade.
-
"...eu acho que os indivíduos vão gerar um melhor desempenho porque verão que as recompensas são proporcionais de acordo com o trabalho feito por cada um. Ou seja, se um indivíduo produziu X sua recompensa será X,e não Y, assim havéra um equidade de acordo com o esforço que cada um fez, favorecendo asssim a equipe toda"
Laura,
concordo com vc, até pq, em uma empresa de vendas (exemplo), se a comissão que cada funcionário receber pelas suas vendas não for diferenciada, vai desmotivar o vendedor, pois ele vendendo ou não vai receber o mesmo, MAS fiquei com dúvida no seguinte: essa diferenciação não poderia até gerar um conflito entre funcionários?
-
Bem abordado Marcelinha, sei que a pergunta foi direcionada a colega Laura, mas se me permite expor minha visão agradeço. =D
Na minha concepção analisando o contexto do enunciado podemos entender que quando ele tratou de "as recompensas igualitárias para o grupo e proporcionais para os indivíduos",significa dizer que a recompensa do grupo de modo geral seria igualitária, porém levando em consideração a proporcionalidade de cada indivíduo, ou seja, é considerado o nível de cada profissional pertencente a este grupo, como o colega Claudemir Advincula mesmo posicionou sua ideia dizendo:"Pois quando vc trata iguais de forma igual e desiguais na medida da sua desigualdade, está tratando proporcionalmente os indivíduos”.
Dentre outros, um exemplo disto é a variedade de tipos de Equipes(grupos), como sabemos um deles é a Equipe Transversal, a qual é formada por profissionais dos mais diferentes departamentos e níveis. Visto isso, dentro deste grupo as recompensas são, e devem ser, proposicionais a especialização ou hierarquia de cada um deles, seria até injusto que fosse de mesma proporção já que cada um encontra-se num nível diferenciado.
Assim que eu compreendi a questão, se alguém discorda ou tem algo a acrescentar, disponha!
Espero ter ajudado também. Obrigada!
-
É verdade MIQUEANE,
concordo que deve ser diferenciado pela formação, afinal seria injusto uma pessoa que tem mestrado, doutorado, e etc, ganhar o mesmo ou até menos que um técnico!!! Não tinha pensado nisso!
Obrigada pelo comentário :)
-
Isso mesmo Marcellinha..esse tipo de questão, por vezes, requer uma interpretação mais ampla.
Agareço seu comentário também.
Força e Fé !!
-
Que banca é essa? Ah! CESPE, claro. Com todo o respeito, mas não sei como um sistema de recompensas por si só pode garantir um melhor desempenho (e o enunciado deixa bem claro o oposto). Não esqueçamos os fatores higiênicos (Teoria dos Fatores Motivacionais de Herzberg) no ambiente de trabalho. Se eles não existirem (o que no enunciado não fica claro, uma vez que se trata de uma situação hipotética e extremamente abreviada, abstrata) haverá imediata insatisfação com o ambiente de trabalho e aí o desempenho já era. Isso sem contar outros fatores determinantes para uma melhora no desempenho: capacitação dos profissionais, adaptação dos mesmos às tarefas, otimização dos recursos e tempo envolvidos no processo, etc.
Bons estudos!
-
Acho que a questao esta bem clara, pois ela diz (igualitaria parao grupo e proporcional para os individuos)
logo ao ler e levar a questao ao pe da letra aqueles que teriam mestrado, como citado pela colega, receberia proporcionalmente por seu titulo..
Teoria da Equidade
No caso da compensação ser injusta (inferior à compensação atribuída a outras pessoas), as pessoas sentem-se insatisfeitas e tendem a reduzir as suas contribuições ou, se estas “injustiças” se repetirem, pode mesmo sair da organização. Quando a compensação é justa (equilibrada com a de outras pessoas), as suas contribuições continuam idênticas. Sempre que a compensação está acima da recebida pelas outras pessoas, verifica-se a tendência para um maior esforço.
espero ter ajudado..
bons estudos a todos........
A Luta Continua!!
“LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS”
-
"Olha, sinceramente eu preferiria que o CESPE tivesse usado “tendem a gerar”. Mas, não é momento de brigarmos com a banca. Então, para o CESPE, invariavelmente, recompensas igualitárias para o grupo e proporcionais para os indivíduos geram melhor desempenho."
Fonte: Professor Vinícius Oliveira, Ponto dos Concuros
-
Lembrei dos trabalhos em equipe da escola. A recompensa seria de que todos ganhariam pontos ao fazer o trabalho, mas cada um tinha sua parte e o professor avaliaria isso individualmente. Ex.: se todos os integrantes apresentassem o trabalho, o grupo ganharia pontos. Mas se alguém apresentasse mal e não tivesse domínio do assunto receberia menos pontos do que aquele que apresentou muito bem. Recompensas igualitárias para o grupo e proporcional aos indivíduos. Isso fazia com que todos se esforçassem mais.
-
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ANATEL
Prova: Técnico Administrativo
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Recompensar o desempenho individual e estimular a competição interna em uma equipe são alternativas de gestão para que se aumente a eficácia e o nível de desempenho das equipes nas organizações. E
-
CERTO
Se as recompensas forem desiguais, as relações entre os membros poderão ser afetadas e conflitos poderão surgir.
A teoria da Equidade de Adams, afirma que as pessoas têm a tendência de fazer comparações implícitas de tratamento justo. Sendo assim, as pessoas se sentem motivadas quando percebem que existe uma justa distribuição de recompensas no ambiente de trabalho.
-
Essa questão ainda assim não é essa objetividade que aparenta ser. O Certo ao meu ver é mencionar que ''' se tenderá ''' ao melhor desempenho, e não uma ideia absoluta de que gerará melhor desempenho. Gerará e Tenderá tem total diferença interpretativa.
-
Se as recompensas não forem iguais, poderão surgir conflitos e as relações interpessoais podem ser prejudicadas, afetando, dessa forma, a motivação que tem relação com o desempenho do membro.
(DESEMPENHO = COMPETÊNCIA + MOTIVAÇÃO ∕ AMPARADOS POR UM CONTEXTO ORGANIZACIONAL FAVORÁVEL)
-
Gab: CERTO
É a tradução da Teoria da Equidade.