SóProvas


ID
3542629
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A bandeira holandesa estivera hasteada sobre as Índias Orientais por três séculos. Como o arquipélago indonésio era rico em petróleo e borracha, tinha importância vital para a economia holandesa. Terminada a guerra, o governo da Holanda pretendia seriamente resgatar aquele território assim que os japoneses se retirassem. A dúvida era se disporia de força militar suficiente para derrotar os indonésios e sua crescente resistência.

O líder dos indonésios, o enérgico presidente Sukarno, estava decidido. Para os milhares de indivíduos que ouviam seus discursos, ele parecia um mágico. Tal como Gandhi, era um tanto teatral, mas nada tinha de contemplativo ou melancólico. Sem abrir mão dos prazeres, era capaz de trabalhar duro e de cuidar dos detalhes, desde que os considerasse importantes. Dominava vários idiomas, inclusive três nativos da Indonésia: javanês, sundanês e balinês – sua mãe era de Bali. Graduado em Engenharia Civil, criou a reputação de agitador político contra os holandeses, e sua bravura o levou à prisão e ao exílio em um porto isolado. Quando os japoneses tomaram as Índias Orientais Neerlandesas, em 1942, ele se tornou o braço direito dos invasores, mas não um servo obediente. Após o súbito fim da ocupação, em agosto de 1945, Sukarno declarou o surgimento da nova nação da Indonésia. Sua base estava na sagrada cidade javanesa de Jogiakarta, perto do antigo templo de Borobodur. Nos três anos seguintes, o território sob seu controle se estenderia por metade da ilha de Java e a maior parte de Sumatra. Outros arquipélagos holandeses ficaram fora de seu controle direto. Em dezembro de 1949, a Indonésia se tornou uma nação.

(BLAINEY, Geoffrey. Uma breve história do século XX. São Paulo: Fundamento, 2011, p. 87). 

A conjugação “estivera”, utilizada pelo autor na primeira linha do texto, refere-se ao seguinte tempo verbal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    ✓ A bandeira holandesa estivera hasteada sobre as Índias Orientais por três séculos.

    ➥ O verbo está conjugado na 3ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo (=ela estivera. Marca uma ação verbal que ocorreu antes de outra ação passada. Pode indicar também um acontecimento situado de forma incerta no passado).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab: B

    "A bandeira holandesa estivera hasteada sobre as Índias Orientais por três séculos."

    Pretérito mais que perfeito:

    Ex:

    EU    estudara

    TU    estudaras

    ELE  estudara

    NÓS  estudáramos

    VÓS  estudareis

    ELES estudaram

    - Quando empregamos este tempo verbal?

    - O pretérito mais-que-perfeito exprime um processo que ocorreu antes de outro processo passado: é o passado do passado.

         

         Ex: era tarde demais quando ela percebeu que ele se envenenara.

         - Primeiro ele se envenenou, depois alguém percebeu.

  • Na maioria de questões desse tipo vc se sai pelas terminações:

    Pretérito Imperfeito:AVA.

    Pretérito mais-que-perfeito:(Ara)

    Futuro do pretérito: (ia)

    Futuro do presente (ei)

    Bons estudos!

  • A questão é de morfologia e quer saber o tempo verbal de “estivera” em "A bandeira holandesa estivera hasteada sobre as Índias Orientais por três séculos". Vejamos:

     .

    A) pretérito imperfeito. 

    Errado. Pretérito imperfeito do indicativo: eu estava, tu estavas, ele estava, nós estávamos, vós estáveis, eles estavam.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    B) pretérito mais-que-perfeito.

    Certo. "Estivera" é a 3ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eu estivera, tu estiveras, ele estivera, nós estivéramos, vós estivéreis, eles estiveram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    C) futuro do subjuntivo.

    Errado. Futuro do subjuntivo: quando eu estiver, quando tu estiveres, quando ele estiver, quando nós estivermos, quando vós estiverdes quando eles estiverem.

    Futuro do subjuntivo: indica uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que possivelmente poderá acontecer. Geralmente vem acompanhado por "quando". Ex.: Quando você quiser, estudaremos juntos.

     .

    D) pretérito perfeito.

    Errado. Pretérito perfeito do indicativo: eu estive, tu estiveste, ele esteve, nós estivemos, vós estivestes, eles estiveram.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    E) pretérito perfeito do subjuntivo.

    Errado. O que existe é pretérito IMperfeito do subjuntivo. Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu estivesse, se tu estivesses, se ele estivesse, se nós estivéssemos, se vós estivésseis, se eles estivessem.

    Pretérito imperfeito do subjuntivo: é utilizado na expressão de desejos, probabilidades e acontecimentos que estão condicionados por outros. Refere-se a um fato que pode ter ocorrido ou não. Pode indicar uma ação presente, passada ou futura. Ex.: Se ele estudasse, passaria na prova.

     .

    Gabarito: Letra B