SóProvas


ID
35446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da gestão de documentos correntes, assinale a opção correta com referência à atividade de arquivamento de documentos novos.

Alternativas
Comentários
  • GESTÃO DE DOCUMENTOS

    É o controle de todos os documentos da instituição, desde a sua criação até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
    Diz o art. 3º da lei 8.159/91 que: considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Etapas de gestão
    a) produção;
    b) utilização:
    - tramitação;
    - arquivamento;
    c) destinação:
    - eliminação;
    - guarda permanente.

    Produção de documentos
    Refere-se à fase de elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nesta fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias.

    Utilização de documentos
    Esta fase inclui as atividades de protocolo, expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas da instituição.

    Avaliação e destinação de documentos
    Esta fase determina quais serão os objetos de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

    COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTO – CPAD
    Possui a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • acho que não existe o "desarquivamento"
  • Entendo que o item "C" cita pastas e maços como exemplo, e não como únicas unidades de arquivamento, pelo que concordo com a Banca.
  • Arquivamento:

    - Inspeção: Examinar o documento, verificando o último despacho, para se ter certeza de que o mesmo destina-se ao arquivamento ou se obedecerá a uma outra rotina (ser anexado o outro, por exemplo).

    -Análise: Ler com atenção o documento, interpretando-o, a fim de classificá-lo de forma adequada, colocando também a codificação mais apropriada, as referências cruzadas necessárias (assuntos correlatos) e verificando a existência de documentos antecendentes (mesmo assunto e mesma pessoa).

    -Ordenação: é a maneira como os documentos estão dispostos, levando-se em conta a classificação e a codificação adotadas. Torna o arquivamento mais rápido e racionaliza as tarefas.

    -Arquivamento: é a guarda do documento no local designado.

    Fonte: Alexandre Américo

  • Porque não é a letra B???

  • Respondendo a pergunta do  Romulo Ricardo Lemos de Oliveira:

    A letra "B" está errada acredito que por tratar-se do conceito de ordenação, conforme já citado pelo colega acima Anderson Assis da Silva.
  • Gente, pf, alguem saberia me explicar Qual o erro da letra E?
  • tb não sei qual é o erro da letra e
  • Alyne,

    Quanto a parte literal não encontrei nenhum erro na letra E, porém, a questão pede a "opção correta com referência à atividade de arquivamento" e esta opção está falando especificamente de "empréstimo de documentos". Acredito ser este o motivo que desqualifica a opção como resposta.

  • fiz confusão porque associei a letra "c" ao conceito de Acondicionamento, mas realmente a questão deixo clara a diferença ao dizer que esses "documentos são inseridos em unidades de arquivamento..."
  • Na letra C o correto não seria "unidades de acondicionamento" no lugar de "unidades de arquivamento"

    ACONDICIONAMENTO - embalagem destinada a proteger os documentos e a facilitar seu manuseio. 

    Pastas e maços não são embalagens? Alguém pode me ajudar? Obrigada!

  • Sobre a Letra (e):  Em regra, ao realizar um empréstimo não há procedimento de desarquivamento

     

    Empréstimo – o empréstimo de processos, não se caracteriza como desarquivamento, pois ocorre para fins de referência, consulta reprodução, pesquisa ou exposição, não significando a retomada e a consequente continuidade da ação do documento.

     

    Quando do empréstimo, se for constatada a necessidade de continuidade de análise da matéria e, consequentemente, de retomada da tramitação, a unidade administrativa que solicitou o empréstimo deverá solicitar o desarquivamento do documento, avulso ou processo. Este procedimento deverá ser registrado em sistema informatizado ou excepcionalmente em formulário

     

    Fonte: http://www.pra.ufpr.br/portal/delog/divisao-de-servicos-auxiliares/arquivo-geral/

  • Uma porção de comentários, mas ninguém bota o gabarito para ajudar.

    Letra C

  • Resposta Correta letra C