SóProvas


ID
35449
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O instrumento auxiliar das atividades de gestão de documentos que tem por finalidade facultar o arquivamento correto dos documentos das instituições públicas e privadas denomina-se

Alternativas
Comentários
  • TABELA DE TEMPORALIDADE
    É o registro esquemático do ciclo de vida documental do órgão, sendo elaborada após a análise da documentação e aprovada pela autoridade competente. A tabela determina o prazo de guarda dos documentos no arquivo corrente, sua transferência ao arquivo intermediário, os critérios para a
    microfilmagem, a eliminação ou o recolhimento ao arquivo permanente.
    É o instrumento que define os prazos de guarda dos documentos na 1ª e 2ª fases e sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
    A tabela de temporalidade é constituída por uma comissão de avaliação de documentos e aprovada pela autoridade competente.

    PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
    É a relação de todos os assuntos da instituição com seus respectivos códigos, que serão anotados no próprio plano. Os documentos deverão ser classificados antes de serem arquivados.
    A elaboração do plano de classificação exigirá um estudo completo da organização (suas finalidades, funcionamento etc.), além de um levantamento minucioso da documentação arquivada por esta.


    Na prática, os documentos serão classificados de acordo com o assunto, devendo ser anotado nos mesmos seus códigos de classificação (a lápis), que servirá para identificar o prazo de guarda e a destinação final de cada um.


    Deus Nos Abençoe!!!
  • plano de classificação:Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.
  • Os principais instrumentos da Gestão de Documentos são: Plano de Classificação e a Tabela de Temporariedade.
     

    Plano de Classificação: é um esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido, tendo por objetivo permitir o arquivamento racional dos documentos, facilitando a posterior recuperação e consequentemente auxiliando a gestão de documentos.

    Tabela de Temporariedade: É o instrumento resultante da etapa de Avaliação dos documentos e que determina o prazo de guarda dos documentos nas fases corrente e intermediária, bem como sua destinação final, (eliminação o arquivo permanente). A Tabela de Temporalidade será elaborada por uma Comissão chamada de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos ou Comissão de Análise de documentos e será aprovada por autoridade do órgão para que possa ser aplicada na instituição.
     

  • Resposta: Plano de classificação.

  • Pessoal, não se esqueçam de, em respeito aos autores, indicar a fonte das informações.
  • Plano de classificação x Tabela de temporalidade

    Plano de classificação:  Instrumento auxiliar adotado na gestão de documentos que possibilita o arquivamento e posteriormente a recuperação desses.

    Ex.:
    Código          Documento
    012.3            Notas
    020.1            Planos e projetos

    Tabela de Temporalidade: Instrumento de destinação aprovado por autoridade competente que determina os prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos.

    Fonte: Arquivologia Facilitada - João Tiago e Leonardo Reis

  • Questão chata!!
    Qual são as idades documentais trabalhadas na gestão de documentos? Corrente e Intermediária...
    Por meio de qual instrumento os documentos de 1° fase (corrente e intermediários) são classificados? Plano de classificação
    Por meio de qual instrumento os documentos de 2° fase (permanentes) são classificados? Quadro de Arranjo

    CORRETA letra B!!!