SóProvas


ID
35473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ONG Pura Vida atua na defesa da produção de alimentos organicamente cultivados e, para tal, fornece aos produtores rurais de micro e pequenas unidades agrícolas a orientação gratuita para a produção orgânica, a distribuição e a venda desses produtos. Carla é a diretora dessa ONG. Acerca dessa situação hipotética e do processo organizacional, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Se Carla, já após trÊs anos de existencia da ONG, está identificando aspectos impactantes na organização, significa que houve falta de planejamento, não o contrário.
  • Ela estaria exercendo o CONTROLE.
  • A opção está incorreta, pois após tres anos como pode ela estar realizando controle sobre os erros que encontrou?!
  • O planejamento deve ser um processo cíclico, como referência cito o "Ciclo PDCA":
    P - Plain
    D - Do
    C - Check
    A - Act
    Este ciclo é também chamado de ciclo de melhoria contínua. Sendo assim, independente da idade da empresa pode e deve ser feito o planejamento.

    A questão está incorreta porque as atividades realizadas por Carla são de análise e diagnóstico, passos prévios ao planejamento.
  • Muito mal elaborada a questão.Carla estaria sim executando um dos passos do planejamento ao identificar problemas que possam impactar em seus objetivos. Afinal pra que serve o planejamento? No Ciclo PDCA, (plan, Do, Check and Act). Conforme extraído abaixo do Wikipedia:Plan (planejamento) : estabelecer uma meta (OBJETIVO) ou identificar o problema (um problema tem o sentido daquilo que IMPEDE O ALCANCE DOS RESULTADOS ESPERADOS, ou seja, o alcance da meta); analisar o fenômeno (analisar os dados relacionados ao problema); analisar o processo (descobrir as causas fundamentais dos problemas) e elaborar um plano de ação.Do (execução) : realizar, executar as atividades conforme o plano de ação.Check (verificação) : monitorar e avaliar periodicamente os resultados, avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios. Atualizar ou implantar a gestão à vista.Act (ação) : Agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatórios, eventualmente determinar e confeccionar novos planos de ação, de forma a melhorar a qualidade, eficiência e eficácia, aprimorando a execução e corrigindo eventuais falhas.Como visto acima, se o ato de Carla IDENTIFICAR fatores que atrapalhem o atingimento de certos objetivos não for uma atividade inerente ao processo de planejamento eu pico o meu diploma de Administração.
  • concordo ctgo caique!!!!

  • Entendo que o erro da alternativa D é que a identificação dos aspectos impactadores refere-se a avaliação e não ao plajejamento.

  • Concordo que a asertiva errada é a D. Vejam que se trata de aspectos que podem comprometer os objetivos, ist´é, entendo que já havia um plano estabelecido com metas para atigir aqueles objetivos.
    Assim sendo, entendo tratar-se de uma análise, verificação do plano previamente estabelecido.
    Por favor, comemtem.
  • Entendo que o erro na Letra D e que a atividade que Carla desempenhou foi a atividade de CONTROLE que faz parte do PROCESSO ORGANIZACIONAL e não do PROCESSO DE PLANEJAMENTO.  Segundo Chiavenato:

    Processo de Planejamento:
    1. Definir objetivos
    2. Diagnostico
    3. Desenvolver Premisas
    4. Analisar as alternativas de Açao
    5. Escolher um curso de açao
    6. Implementar o plano e avaliar resultados
    E no ultimo item que a CESPE gosta de brincar, pois sempre ele pode ser confundido com um dos itens do Processo Organizacional (CONTROLE).  como a carla fez a apuraçao do ofensor apos 3 anos de existencia, isso não se trata de avaliaçao de resultados (processo de planejamento) pois esta avaliaçao deve ser feita com antecedencia, portanto, trata-se de uma atividade de controle (processo organizacional).
  • Na minha opinião, a opção C também está errada, pois limitar as qualidades de líder apenas à capacidade de convencimento é forçar demais a barra. Um líder é muito mais que isso.

  • "O Planejamento Estratégico Empresarial analisa os próximos 5/10 anos"

  • O PROCESSO DE PLANEJAMENTO É FEITO DE FORMA ANTECIPADA, PESSOAL. NOTEM QUE FOI DEPOIS DE 3 ANOS QUE CARLA IDENTIFICOU ASPECTOS IMPACTANTES NA ORGANIZAÇÃO. TÍPICO DA FUNÇÃO CONTROLE.

     

    SE FOI UM MÊS, 3 MESES, 1 ANO, 2 ANOS, 30 ANOS, NÃO IMPORTA. NÃO HÁ NADA QUE DEFINE O PRAZO PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. MAS É EVIDENTE QUE, QUANTO ANTES, MELHOR SERÁ PARA A EMPRESA...

     

     

    GABARITO ''D''

  • GABARITO D. Gente vamos colocar o gabarito antes da explicação e adjacentes, 

    Apesar de algumas resalvas que dentro do processo de Controle temos planejamentos, segundo algumas doutrinas, mas ante posto a colocação e o nivel, concordo, entretanto a LETRA C, ela é facilmente questionável, principalmente dentro de doutrinadores, uma vez que fico claro que Carla foi uma excelente vendedora, mas nem sempre um bom vendedor é um líder, principalmente pelo "pode-se considerar" , caso tivesse a seguinte colocação, "Carla apresenta uma caracteristica de uma líder, ......." mas é CESPE né o que esperar.....

    Os cães ladram... mas a caravana não para.....

     

  • O que Carla esta fazendo é identificando os motivos pelos quais a ONG não conseguiu atingir certos objetivos organizacionais (aspectos que impactam no desempenho da ONG em atingir os seus objetivos), essa função é controle. Lembrando que todas as funções do processo administrativo - planejamento, organização, direção e controle - se realizam em todos os níveis: estratégico, tático e operacional. Devido ao horizonte de análise (3 anos), a atividade desempenhada por Carla diz respeito à atividade de controle estratégico, pois esta buscando aspecto gerais que possivelmente tem impactado o desempenho da ONG. 

     

     

  • D.

    Após 3 anos - Controle.

  • LETRA D

  • "inerente" essa palavra sempre me confunde!
  • AI AI...CESPE SENDO CESPE ....... QUESTÃO HORRÍVEL...

    Processo de Planejamento:

    1. Definir objetivos
    2. Diagnostico
    3. Desenvolver Premisas
    4. Analisar as alternativas de Açao
    5. Escolher um curso de açao
    6. Implementar o plano e avaliar resultados

    Bem...levando em conta de Carla é Diretora...o planejamento realizado é o Planejamento Estratégico - - - - - abrange o longo prazo (segundo Chiavenato 5 anos) - - - - - Carla identificou "um conjunto de aspectos que impactam no desempenho da ONG em atingir os seus objetivos, após 3 anos de existência..."

    Segundo Chiavenato (Administração Geral e Pública 3ª edição)

    1. O planejamento estratégico é orientado para o futuro. Seu horizonte de tempo é o longo prazo. Durante o curso do planejamento, a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e das barreiras que eles possam provocar para um desejado lugar no futuro. É mais voltado para os problemas do futuro que os de hoje.

    Na minha humilde convicção sobre o tema, o que Carla realizou não foi em si o controle, mas a verificação do micro ambiente da instituição e o impacto dele nessa. Uma das premissas do planejamento é "Implementar o plano e avaliar resultados"

    Se implementaram o plano e verificaram que haviam aspectos que atrapalhavam a ong em cumprir seus objetivos - - - - foi avaliado um resultado, não foi? Dessa forma, acredito eu que essa questão caberia recurso....

    (os aspectos já impactam a ong...ou seja foi gerado um resultado e necessário então um:

    2. Planejamento adaptativo. É o planejamento voltado para as contingências e para o futuro da

    organização. As decisões são tomadas no sentido de compatibilizar os diferentes interesses

    envolvidos, elaborando uma composição capaz de levar a resultados para o desenvolvimento

    natural da empresa e ajustá-la às contingências que surgem no meio do caminho. O planejamento adaptativo procura reduzir o planejamento retrospectivo voltado para a eliminação das deficiências localizadas no passado da organização. (CHIAVENATO 3ª EDIÇÃO ADM GERAL E PÚBLICA)

    A alternativa "C" restringe o papel do líder apenas em convencer as pessoas, sendo que o que Carla fez foi passar informações que possivelmente possuíam fundamentos o que fez com que a partir do conhecimento já adquirido pelos futuros cooperados fossem complementados com o que foram passados por Carla.

    Não necessariamente Carla é uma bom líder por passar informações que agreguem conhecimento.

    O Bom líder vai além de simplesmente convencer.