SóProvas


ID
355642
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Alega o autor, na exordial, que sua inscrição em órgão de restrição ao crédito ocorreu em razão do inadimplemento do financiamento; _______ , limitou-se a juntar uma declaração de que a instituição financeira procedeu à inscrição de seu nome no Serviço de Proteção ao Crédito.” Este período fica correto com qualquer uma das conjunções abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Revisão rápida de Períodos compostos por Coordenação e Subordinação

    Período composto por coordenção:

    O período composto por coordenação é formado por orações sintaticamente completas, ou seja, equivalentes. Períodos compostos por coordenação são os períodos que, possuindo duas ou mais orações, apresentam orações coordenadas entre si. Cada oração coordenada possui autonomia de sentido em relação às outras, e nenhuma delas funciona como termo da outra. As orações coordenadas, apesar de sua autonomia em relação às outras, complementam mutuamente seus sentidos. A conexão entre as orações coordenadas podem ou não ser realizadas através de conjunções coordenativas. Sendo vinculadas por conectivos ou conjunções coordenativas, as orações são coordenadas sindéticas. Não apresentando conjunções coordenativas, as orações são chamadas orações coordenadas assindéticas.

    Período composto por subordinação:

    Períodos compostos por subordinação são períodos que, sendo constituídos de duas ou mais orações, possuem uma oração principal e pelo menos uma oração subordinada a ela. A oração subordinada está sintaticamente vinculada à oração principal, podendo funcionar como termo essencial, integrante ou acessório da oração principal. As orações subordinadas que se conectam a oração principal através de conjunções subordinativas são chamadas orações subordinadas sindéticas. As orações que não apresentam conjunções subordinativas geralmente apresentam seus verbos nas formas nominais, sendo chamadas orações reduzidas.

    No caso da questão temos um período composto por coordenação, pois as orações são independentes entre si.
    Neste caso temos orações coordenadas sindéticas adversativas
    . A única alternativa que contém uma conjunção que expressaria outra coisa que não adversidade, seria a letra A. A conjução conquanto é muito usada no sentido de concessão em períodos compostos por subordinação, no caso de oração subordinada adverbial concessiva.



  • conquanto = não obstante = embora = posto que = se bem que ===> conjunção subordinada concessiva (idéia de concessão/exceção em relação a oração principal)

    OBS: conjunção subordinada concessiva (Ex: conquanto) 
              <> 
              conjunção coordenada adversativa (Ex: enquanto) 
              Ambas dão idéia de sentido contrário, porém a função sintática na frase é diferente. A primeira traz idéia de concessão//exceção e a segunda idéia de oposição.
  • Os outros elementos de coesão  exprimem adversidades (oposições): Entretanto, contudo, todavia, porém....


    Enquanto que "conquanto" é uma concessão. Aqui estão outros exemplos de concessão: embora, apesar de, apesar dos, ainda que, mesmo que, conquanto, posto que, se bem que, embora, não obstante...

    Bons estudos.
  • Assuero,
    Boa tarde,
    Vi seu comentário na questão Q118545 e fiquei com uma dúvida.
    Você escreveu que:
    No caso da questão temos um período composto por coordenação, pois as orações são independentes entre si.
    Neste caso temos orações coordenadas sindéticas adversativas
    . A única alternativa que contém uma conjunção que expressaria outra coisa que não adversidade, seria a letra A. A conjução conquanto é muito usada no sentido de concessão em períodos compostos por subordinação, no caso de oração subordinada adverbial concessiva.
    Você afirma que seria "orações coordenadas sindéticas adversativas".
    E, em outra frase você diz que "A conjução conquanto é muito usada no sentido de concessão".
    A dúvida é a seguinte: se "conquanto" é usada no sentido de concessão, e não de adversidade, por que esta oração seria coordenada sindética adversativa?
    Se você puder ajudar, agradeço.
    Léo.
  • Oi Renata, vc se enganou em dizer que "não obstante" é conjunção concessiva. Ela, na verdade, é adversativa, assim como "mas", "porém", "contudo", "todavia", "no entanto", "entretanto" e outras mais.
    Um abraço!!
  • Renato,
    Você está equivocado e a Renata correta.
    De acordo com o Cegalla, página 290, não há Conquanto nas Conjunções Adversativas.
    O Cegalla classifica Conquanto dentre as conjunções Concessivas, página 291. (Novíssima Gramática da Lingua Portuguesa 2010)
    Concessivas: "Iniciam orações que exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposição a outro".
  • Conquanto equivale a embora e é uma conjunção concessiva.
  • CONquanto 

    CONcessiva