SóProvas


ID
3558895
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os sistemas elétricos estão submetidos esporadicamente a várias formas de fenômenos transitórios, envolvendo variações súbitas de tensão e corrente provocadas por descargas atmosféricas, faltas no sistema ou operação de disjuntores e chaves seccionadoras. Com base no exposto, o fenômeno transitório caracterizado por uma sobretensão de frequência fundamental de duração relativamente longa é denominado sobretensão:

Alternativas
Comentários
  • Segundo as classificações de sobretensões, alternativa correta C.

    Sobretensões temporárias: Caracterizada por uma sobretensão de freqüência fundamental de duração relativamente longa.

     

    Sobretensões transitórias: Caracterizada por uma sobretensão de curta duração, de alguns milisegundos ou menos, oscilatória ou não oscilatória, usualmente fortemente amortecida.

    Sobretensões de frente lenta: Sobretensões entre fase-terra ou entre fases, em um dado ponto do sistema, devido a operação de um equipamento de manobra, uma falta o uma outra causa qualquer, cuja forma de onda apresente tempos até a crista com durações entre algumas dezenas e alguns milhares de μs e tempos até o meio valor (tempos de cauda) com durações da mesma ordem de magnitude. Essas sobretensões em geral são fortemente amortecidas.

    Sobretensões de frente rápida: Sobretensões entre fase-terra ou entre fases, em um dado ponto do sistema, devido a uma descarga atmosférica ou a outra causa qualquer, cuja forma de onda apresente tempos até a crista com durações entre 0,1us a 20us e tempos até o meio valor (tempos de cauda) até 300us. Essas sobretensões em geral são fortemente amortecidas.

    Fonte: https://www.fee.unicamp.br/sites/default/files/docentes/pisso/aula_3_-parte_1_sobretensoes_e_ensaios.pdf