SóProvas



Questões de Controle de Tensão e Velocidade


ID
58630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Uma tensão em corrente alternada pode ser gerada a partir de
uma tensão em corrente contínua mediante a utilização adequada
de circuitos inversores. No que se refere a esses circuitos, julgue
os itens a seguir.

Os inversores são utilizados em diversas aplicações industriais, incluindo controles de velocidade de motores síncronos e de indução.

Alternativas

ID
215590
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para que um motor de indução trifásico possa ter seu sentido de rotação invertido, o circuito de comando deve

Alternativas
Comentários
  • Para  inverter o sentido de rotação de um motor trifásico é muito simples, basta  trocar  duas fases,

    Ex: As fases de uma rede elétrica trifásica é   ( R ); ( S ); ( T ); para inverter o sentido de rotação é só trocar o ( R ) pelo ( S ) ou vice e versa,


ID
232444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação ao controle de velocidade de motores elétricos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada. Podemos manipular três variáveis para controlar a velocidade do motor cc: a tensão aplicada ao motor, o fluxo magnético no entreferro e a resistência de armadura.

    O controle pela resistência geralmente era utilizado em motores de tração onde resistências eram inseridas manualmente em série com a armadura. O controle do fluxo no entreferro pode ocasionar diminuição no torque e, por isto, não é normalmente utilizado. O melhor desempenho no sistema é obtido através da tensão aplicada à armadura uma vez que permite ajustes relativamente rápidos (limitados pela dinâmica eletro-mecânica do sistema), além de possibilitar o controle do torque através da corrente da armadura. Este último, é geralmente o método utilizado nas indústrias para controle dos motores CC.

    b) Errada. Não sei explicar direito.

    c) Errada. Os motores assíncronos trifásicos têm sim conjugado de partida.

    d) Certa.

  • O erro da alternativa b) está em dizer que não pode-se usar motor de indução com velocidade variável.. O fato, é que pode sim, desde que se use um frequencímetro junto a ale..
  • Justificando porque a letra b está errada: Pode-se variar variar a velocidade de um motor síncrono através do ajuste da sua frequência.

  •  a) Nos casos de motores de corrente contínua, o controle de velocidade é feito por meio do ajuste da frequência da corrente de campo. (Errado)

     b) Os motores síncronos trifásicos não podem ser usados em cargas que necessitem de variação de velocidade, pelo fato de serem motores de velocidade constante. (Errado)

     c) Os motores assíncronos trifásicos, ou de indução, operam em uma ampla faixa de velocidade, mas têm, em relação aos outros tipos de motores, a desvantagem da ausência de torque na partida. (Errado)

     d) O princípio de funcionamento dos motores síncronos e assíncronos está diretamente relacionado ao campo magnético girante produzido pelas correntes do estator na frequência da rede. (Correto)

     e) A velocidade de rotação dos motores CC em série depende unicamente da dimensão da carga mecânica, sendo independente da variação da tensão de entrada. (Errado)


ID
330829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos relés de bloqueio (também conhecidos como relés 86),
utilizados na proteção de sistemas elétricos de potência, julgue os
próximos itens.

Uma das possíveis funções de um relé de bloqueio é a de provocar alarme visual e sonoro.

Alternativas

ID
330835
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca dos relés de bloqueio (também conhecidos como relés 86),
utilizados na proteção de sistemas elétricos de potência, julgue os
próximos itens.

Uma vez acionado, o relé de bloqueio trava o fechamento do disjuntor, sendo o seu rearmamento possível somente com a intervenção humana.

Alternativas

ID
523216
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O acionamento eletrônico de motores síncronos é bastante utilizado em potências elevadas (acima de 1 MVA) e velocidades muito altas (acima de 3.000 rpm). A respeito do acionamento eletrônico de motores síncronos, não é correto afirmar que:  

Alternativas
Comentários
  • a) Correto. A alimentação chega trifásica, e precisa ser retificada para, depois, passar por um inversor trifásico, de forma a voltar a ser alternada, com a frequência desejada. Comercialmente, fala-se em "inversor" como um equipamento que possui dois blocos internos: um retificador associado a um inversor propriamente dito.

    b) Errado. IGBTs (isolated gate bipolar transistor, mistura de MOSFET com BJT) são utilizados para potências de até alguns MVA. Para potências mais elevadas, usam-se GTOs (gate turn-off thyristor) ou SCRs. SCRs são os mais antigos e robustos e os que aguentam as maiores potências, mas possuem a desvantagem de serem dispositivos semi-controlados. São, portanto, os mais utilizados para esse nível de potência. A alimentação de motores síncronos de potências da ordem de dezenas de MVA é feita por dispositivo chamado "load commutated inverter", que é um inversor comutado pela carga (ou seja, constituído de SCRs). Atualmente, existem outros semicondutores se mostrando promissores para potências maiores que as do IGBT, como o IGCT, que, apesar da sigla parecida com a do IGBT, é um tiristor evoluído do GTO.

    c) Certo. As correntes trifásicas devem ser aplicadas ao motor síncrono de acordo com a posição do rotor para otimizar o torque. Portanto, usa-se sensor de posição.

    d) Certo. Apesar de o efeito composto das correntes trifásicas resultar em um conjugado girante, o torque produzido por cada uma delas é pulsante, visto que os enrolamentos do estator não mudam de lugar, e que, portanto, a interação entre o campo gerado pelo rotor e a corrente dos dois lados de bobina de uma das fases gerada no estator consistirá em um torque de direção constante.

    e) Certo. Para a partida de uma máquina síncrona pura, é necessária uma frequência de alimentação que começa nula e cresce até a velocidade síncrona, juntamente com a aceleração do motor. Máquinas síncronas comuns possuem em seu rotor enrolamentos amortecedores (que nada mais são que uma gaiola de esquilo - uma máquina indutiva) cuja função é partir a máquina sem o uso de inversores de frequência


ID
523225
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O acionamento de motores de corrente contínua (CC) é realizado atualmente utilizando conversores eletrônicos. Considere as afirmativas:
I. O acionamento eletrônico de motores CC pode ser efetuado por meio de um retificador controlado a tiristores.
II. O acionamento eletrônico de motores CC pode ser efetuado por meio de um retificador a diodos e um chopper.
III. Quando se utiliza um conversor CC-CC para o acionamento eletrônico de motores CC, podem-se utilizar tiristores operando em comutação natural.
IV. Os diodos podem ser utilizados como componentes de chaveamento nos conversores CC-CC.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - Correto. Retificador é um equipamento utilizado para converter tensão AC em DC. Tiristores são semicondutores que possuem controle do disparo, permitindo regular a tensão de saída do retificador
    II - Correto. Retificador controlado a diodos gera uma tensão DC com valor que depende apenas da alimentação, pois não há controle do disparo dos semicondutores. Chopper é um conversor DC-DC que funciona ligando e desligando a tensão, de forma a tornar controlável o valor da saída. O chopper pode tanto reduzir (conversor buck) ou ampliar (conversor boost) o nível da tensão, e pode fazer as duas coisas (conversor buck-boost). O conversor flyback, que armazena energia em um indutor, é um buck-boost, e o conversor forward pode ser feito pra aumentar ou pra diminuir o nível da tensão, ou, tendo seu transformador múltiplas saídas, tanto aumentar quanto diminuir.
    III - Errado. A comutação natural se dá pela passagem da corrente pelo valor nulo. Para uma alimentação DC, não existe essa passagem, e, portanto, não há comutação natural.
    IV - Errado. Diodos são dispositivos não controlados, totalmente passivos, não há como utilizá-los como componentes destinados a chavear uma alimentação DC (eles estariam sempre conduzindo, não chaveando coisa alguma), apenas uma alimentação AC
  • Uma observação sobre o comentário abaixo: 

    Comutação natural: A mudança de estado das chaves é feita na frequência da rede elétrica.


ID
540448
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em um sistema de bombeamento de água, utiliza-se uma bomba centrífuga cuja vazão e altura de carga total são, respectivamente, 0,5 m ³/s e 3 m quando operando a 1.800 rpm. A bomba é acionada por um motor elétrico síncrono de 4 polos, conectado a uma rede elétrica de frequência igual a 60 Hz. Considere que o escoamento é permanente, não viscoso, uniforme e sem perdas. Se o motor elétrico for substituído por um motor síncrono de 2 polos, então, nessa nova condição, a altura de carga total da bomba, em metros, é

Alternativas
Comentários
  • Rotação sincrona do novo motor será dada por:

    n=(120.f)/n

    sendo "f" a frequencia da rede e "n" o numero de polos do motor.

    n=120.60/2 = 3600 rpm

    Utilando a lei de semelhança de bombas para Altura, temos que:

     H1/H2 = (n1/n2)^2

    Sendo H1=3metros
                 H2=?
                 n1=1800
                 n2=3600

    3/H2=1800/3600
    H2=12

ID
542704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Chave de comutação eletromagnética composta de contatos principais para serem usados nos acionamentos de máquinas e equipamentos elétricos de potência e contatos auxiliares com pequena capacidade de corrente para realizar auto-retenção (selo), sinalização etc. Esse dispositivo usado em comandos elétricos é

Alternativas
Comentários
  • * Contator: é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases. É constituído por uma bobina que produz um campo eletromagnético, que conjuntamente a uma parte fixa, proporciona movimento a uma parte móvel. Essa parte móvel por sua vez, altera o estado dos seus contactos associados. Os que estão abertos fecham, os que estão fechados abrem. Este contactos podem ser de dois tipos: de potência ou auxiliares.

  • OS CONTATORES SÃO CHAVES ELETROMAGNÉTICAS DESTINADAS A LIGAR OU DESLIGAR CARGAS COMO LÂMPADAS, MOTORES, VÁLVULAS, ENTRE OUTRAS. UMA GRANDE VANTAGEM DESSE DISPOSITIVO É PERMITIR O ACIONAMENTO A DISTÂNCIA, POR COMANDO REMOTO.


ID
542722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Recurso do inversor de frequência que permite variar a velocidade de rotação do motor de forma controlada:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta : (B)

    Normalmento nos inverores Weg, está localizados nos parametros P0002 e P0121.

  • O uso de inversores de frequência é responsável por uma série de vantagens:

    - proporcionam além da total flexibilidade de controle de velocidade sem grande perda de torque do motor 

    - aceleração suave através de programação (rampas)

    - frenagem direta no motor sem a necessidade de freios mecânicos além de diversas formas de controles preferenciais

    - controles externos que podem ser até por meio de redes de comunicação

    - excelente precisão de movimentos.

    Além destas vantagens, os inversores ainda possuem excelente custo-benefício, pois proporcionam economia de energia elétrica (redução das perdas por Efeito Joule), maior durabilidade de engrenagens, polias e outras transmissões mecânicas por acelerar suavemente a velocidade.

  • É um ajuste no inversor que permite programar o tempo de parada e o tempo de acionamento pleno do motor. 

     

    Funcionamento: https://www.youtube.com/watch?v=oF26Qfq24VQ&index=10&list=PLWlUxb0h94bVaC3eFtvbEvP1WHkQLviaE

  • Uma das grandes características do inversor é as rampas de aceleração e desaceleração. Na indústria é comum motores terem seus componentes desgastados por causa do pico brusco do ligamento causado por grande inércia. É preferível que o motor adquira velocidade nominal depois de um certo tempo, e o mesmo vale para a desaceleração, assim tendo uma rampa de aceleração e outra de desaceleração.


ID
544831
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Quanto aos materiais e componentes de quadros de comando para motores de indução, considere as seguintes afirmativas:
I. Inversores de frequência são dispositivos utilizados para a partida de motores de indução.
II. Capacitores de potência são indicados para a compensação da carga reativa de circuitos com característica indutiva.
III. Quanto maior a potência nominal de um circuito, maior o seu fator de potência.
IV. A potência de curto circuito disponível em um ponto do circuito de alimentação é função exclusivamente da carga a ser alimentada, independentemente da fonte de alimentação.
É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • III) A potencia nominal nada te haver com o fator de potência.. Errado!

    IV) A impedância da Alimentação ( Gerador ) é levada em consideração no calculo de corrente C.C e é claro que a corrente da alimentação contribui na Potência de Curto- circuito!

ID
554215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de princípios de conversão eletromecânica de energia,
julgue os próximos itens.

É usual realizar o controle de velocidade de motor de indução em gaiola por meio da inserção de reostatos no circuito do rotor, devidamente conectados.

Alternativas
Comentários
  • Está errado, pois:

    É usual realizar o controle de velocidade de motor de indução de rotor bobinado por meio da inserção de reostatos no circuito do rotor, devidamente conectados.
  • Controle de velocidade do motor de indução :


    1. Variação do número de pólos: funciona para o motor do tipo gaiola de esquilo.

    2. Controle da frequência da tensão de armadura: mesmo método aplicado para o controle de velocidade em máquinas síncronas.

    3. Controle por tensão de linha: muito utilizado em pequenos motores gaiola de esquilo.

    4. Controle por resistência no rotor: utilizado praticamente nos motores de indução do tipo rotor bobinado e é  feito por meio da adição de reostatos no circuito do rotor.


    **Ainda da pra ter a sacada que no motor gaiola de esquilo é o mais simples em relação a construção e apresenta os enrolamentos do rotor curto circuitados, ou seja, não há como inserir resistências ao rotor!!


ID
554218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca de princípios de conversão eletromecânica de energia,
julgue os próximos itens.

Em um motor de indução trifásico alimentado por três condutores, caso o sentido de rotação do motor precise ser invertido, essa inversão poderá ser conseguida trocando-se simultaneamente a posição dos cabos de alimentação das três fases de alimentação do motor.

Alternativas
Comentários
  • Para se inverter o sentido de rotação de um MIT, basta inverter duas fases quaisquer da alimentação do estator.
  • exemplo. R S T por R T S


ID
562078
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito de acionamento de motores elétricos, considere as afirmativas abaixo.

I - O Soft-Starter é um equipamento que permite a partida suave, bem como o ajuste da rotação e do torque do motor
II - O conversor de frequência permite a partida suave do motor.
III - A chave estrela-triângulo permite partir motores com carga pesada.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os conversores de frequência, também conhecidos como inversores de frequência, são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada senoidal (ou tensão alternada) em tensão contínua em um barramento CC, e finalmente convertem esta última em uma tensão de amplitude e período variáveis.

    Soft-Starter é um dispositivo eletrônico composto de pontes de tiristores acionadas por uma placa eletrônica, a fim de controlar a tensão de partida de Motor elétrico trifásico‎. 

    A soft-starter controla a tensão sobre o motor através do circuito de potência , constituído por seis SCRs, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada ao motor. Assim, pode-se controlar a corrente de partida do motor, proporcionando uma "partida suave" .




ID
755110
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação ao controle de motores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, mas MUITO questionável. Esta questão deveria ser anulada, pois:


    A variação de corrente é conhecida por variar o torque, segundo a equação: 

    w= e / K.F  Onde K é o fluxo. A Eq. nos diz que a variação de velocidade é controlada segundo a variação de TENSÃO.

    A relação entre torque e corrente é T = K.F.i  Onde K é o fluxo.  A Eq. nos diz que a variação de torque é controlada segundo a variação de corrente.

    Mas claro que em alguns motores, ao se reduzir a tensão se reduz a corrente e reduz a velocidade de rotação, e até neste caso a causa de controle de velocidade não seria a corrente, mas sim a tensão que seria reduzida.

    Questão mal formulada


ID
778819
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens seguintes, a respeito de máquinas elétricas.

A velocidade de um motor de corrente contínua com excitação independente pode ser controlada variando-se a tensão da armadura e(ou) variando-se o fluxo no entreferro. Esse último procedimento é realizado por meio de ajustes no circuito de excitação do motor.

Alternativas
Comentários
  • Controle de velocidade de motor cc com excitação independente:

    1. Controle da tensão aplicada na armadura

    2. Controle da tensão aplicada no campo (fluxo no entreferro/campo)

    3. Adicionando resistores na armadura


    Afirmação CERTA

  • O controle de velocidade até a velocidade nominal, em um motor cc excitação independente, é realizado através da tensão nos terminais da armadura (mantendo-se o fluxo constante). Para velocidades superiores à velocidade nominal, o controle é realizado através da diminuição do fluxo magnético no enrolamento de campo (mantendo-se a tensão nos terminais da armadura constante). A diminuição do fluxo para obter velocidades acima da nominal é conhecido como enfraquecimento de campo.


ID
792043
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O Inversor de Frequência é o elo entre a etapa de controle e a motorização de uma máquina.
NÃO atende às características de um Inversor de Frequência um equipamento que

Alternativas
Comentários
  • Os conversores de frequência, também conhecidos como inversores de frequência, são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada senoidal (ou tensão alternada) em tensão contínua em um barramento CC, e finalmente convertem esta última em uma tensão de amplitude e período variáveis.

  • Sinceramente, questão um tanto confusa.

    Inversores de frequência são capazes de acionar tanto os motores de corrente alternada quanto os de corrente contínua.

    Logo, as alternativas b) e d) aparentam não serem caracterísitcas de um M.I, pois ele NÃO trabalha SOMENTE com motores AC e NÃO ACIONA SOMENTE motores de indução trifásico.

     

    Bons estudos a todos

  • Pq Inversor de frequência pode acionar motor CC também como citado pelo Hilberto?

    Acredito que aciona somente motor CA mesmo visto que a saída de um inversor de frequência é um sinal senoidal.

    NS=(120*f)/p

    inversor atua nesta equação, alterando a frequência do sinal do motor.

    Motor CC não tem frequência.

  • Creio que o erro reside em afirmar que só aciona motores de indução TRIFÁSICOS, visto que o inversor também pode acionar os monofásicos.


ID
969391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para os diferentes tipos de motores são concebidos dife- rentes métodos de controle de velocidade, de forma que o uso do(a):

Alternativas
Comentários
  • Qual seria o erro da letra c?

  • O controle do motor sincrono é feito pela variação da frequencia da tensão!!


ID
969394
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um método de frenagem utilizado em motores de indução é o da frenagem por inversão da sequência de fase. Nesse método é feita a troca de duas fases que alimentam o mo- tor, de modo que o novo torque desenvolvido atue na frenagem. Considere um motor de indução trifásico de 6 polos, ope- rando na frequência industrial de 60 Hz e que será freado utilizando o método de inversão da sequência de fase.As perdas do acoplamento entre a carga e o motor, as perdas rotacionais e as perdas por efeito Joule são desprezíveis.No momento em que a frenagem é acionada,a velocidade passa a ser de 800 rpm e a carga solicita ao motor, na velocidade de frenagem, uma potência de 10 kW. Nessas condições, a potência de escorregamento, em kW, é, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • Pd=s.Pg 

    O escorregamento após a inversão é dado pela seguinte fórmula:

    s' = 2 - s

    s = (Ws-Wm)/Ws 

    s = (1200-800)/1200 = 0,33

    s' = 2 - 0,33 = 1,67

    logo:

    Pd = 1,67 * 10.000 = 16700 W ou 16,7 Kw

  • Nunca havia visto essa fórmula do escorregamento até hoje!!

    vlw pela contribuição aí 

  • A explicação da fórmula do colega:

    O motor esta girando em um sentido, e tem o escorregamento dado por :

    s = (Ws-Wm)/Ws 

    s = (1200-800)/1200 = 0,33

    A partir de agora, com a troca de fases o rotor irá começar girar no sentido oposto, logo, ele age de forma a frear o rotor até inverter o sentido de rotação. Ocorre então que ele precisa de um escorregamento fictício de 1 (100%) pois inverterá todo fluxo magnético e o complemento do escorregamento para realizar a frenagem ( 1- 0,33= 0,67 ).

    Portanto o valor 1,67 é resultado da inversão completa de sentido (1)  somada ao escorregamento que tende a frenar o rotor (0,67) para então começar a girar no sentido oposto.

  • O termo potência de escorregamento não é muito utilizado nas bibliografias em português, portanto, pode causar confusão no candidato. Podemos definir como potência de escorregamento, ou slip power em inglês, como a parcela da potência no entreferro que não é convertida em potência mecânica (geralmente chamada de potência de perdas no cobre do rotor) e é calculada por:

    Pescorregamento = s * Pentreferro

    O freio eletromagnético é caracterizado pela velocidade negativa, implicando em um escorregamento maior que 1.

    Calculando a velocidade síncrona, temos que Ns = 1200 rpm. Dessa forma, podemos calcular o escorregamento:

    s = [Ns-Nrotor]/Ns = [1200-(-800)]/1200 = 5/3

    Portanto, a potência de escorregamento é:

    Pescorregamento = 5/3 * 10kW = 16,7 kW

    Vale a pena destacar que toda a potência elétrica solicitada pela carga passa pelo entreferro, ou seja, as perdas suplementares, por atrito e de acoplamento foram desprezadas (conforme indicado no enunciado).


ID
969397
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O emprego de inversores de frequência no acionamento de máquinas assíncronas tem se tornado cada vez mais comum, em vista da redução progressiva de custos na produção de dispositivos semicondutores e dos avanços tecnológicos nos circuitos de comando. Com relação aos inversores aplicados em acionamentos de motores de indução e suas estratégias de chaveamento, o(a):

Alternativas
Comentários
  • a) Tiristores são dispositivos controlados, necessitam de circuitos de comutação 

    b) O controle de amplitude é feito alterando-se a amplitude da poradora (Amplitude Modulation Ratio = Vcontrol/Vtriangular). Alterando-se a frequência da portadora é possível controlar a frequência da tensão de saída (Frequency Modulation Ratio = fs/f1)

    c) Nunca ouvi falar

    d) Pelo contrário

    Resposta: Letra E

  • Complementando a colega, no controle por banda de histerese, também conhecido como Modulação por Limites de corrente (MLC), são estabelecidos os limites máximo e/ou mínimo da corrente, fazendo-se o chaveamento em função de serem atingidos tais valores extremos. O valor instantâneo da corrente, em regime, é mantido sempre dentro dos limites estabelecidos e o conversor comporta-se como uma fonte de corrente.

    Fontes:

    1) dsce.fee.unicamp.br/~antenor/htmlfile/cap2.html

    2) teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-04042004-111846/publico/cap_5.pdf (Item 5.2.2)


ID
1006444
Banca
BIO-RIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considere o controle de velocidade de motores de indução trifásicos de gaiola que mantém a razão V / f constante. Reduzindo- se essas grandezas na mesma proporção, a partir dos valores nominais, pode-se afrmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

    Dispositivo de partida com redução de tensão:

    .  conjugado do motor é reduzido, enquanto o conjugado da carga não é alterado;

    . Conjugado de partida reduz-se na proporção do quadrado da redução da tensão fornecida ao motor.

    Conugado de partida tem que ser maior que o conjugado resistente. De acordo com a carga mecânica a ser acionada há uma curva de conjugado resistente associada.


     

  • Gabarito letra e


    Alguém sabe explicar essa?


  • Resposta E 

    Tmax= (k Vf^2 )/2(stmx Xbl)^2

    analisando a relação do torque maximo conclui-se que tanto o numerador quando o denominador variarão na mesma proporção (tensão ao quadrado e impedancia )

  • Não concordo com esta questão, o torque máximo é proporcional a V^2 / velocidade
    Se V/f é constante, o torque se torna proporcional a V.

  • Li algo a respeito disso em inversores de frequência para controle de velocidade de motores de indução.

    Esses equipamentos trabalham com o controle da razão entre V/F, a qual é diretamente proporcional ao torque. Se aumentar ou diminuir a relação de proporção V/F ou seja. deixa-la constante, o torque do motor aumentará, diminuirá ou ficará constante de acordo com essa proporção.


    Agora, a questão de ser torque máximo ou não, pode ser explicado por alguma formula matematica como o colega abaixo citou...

  • A máquina eletrica é um circuito magnetico. A máquina enxerga o fluxo magnetico. Caso ele permaneça constante o torque se mantera constante em regime permanente para condiçoes trifasicas equilibradas.

  • Inversores de frequência variam a velocidade dos motores variando a frequência, mantendo V/f constante.

    A) ALTERNATIVA INCORRETA - os inversores de frequência melhoram o fator de potência, chegando ao ponto de dispensar a utilização de bancos de capacitores em algumas instalações.

    B) ALTERNATIVA INCORRETA - o escorregamento se mantem constante com a redução da frequência.

    C) ALTERNATIVA INCORRETA - dependendo do tipo de inversor a relação entre o conjugado e partida e o conjugado nominal pode varia de 1 (Escalar) a 1,5 (vertorial). 

    D) ALTERNATIVA INCORRETA - o conjugado do motor é dependente da resistência que a carga impõe ao seu eixo.

    E) ALTERNATIVA CORRETA - O conjugado máximo do motor é constante, e pode ser obtido a rotação nominal.






    Fontes: Adjustable frequency control (inverters), Fundamentals Aplication considerations, disponível em: http://static.schneider-electric.us/docs/Motor%20C... Acessado em: 12/01/2016

    Variação de Velocidade, Disponível em: http://pt.slideshare.net/angeloahafner/acionamento..., por Angelo Hafner. Acessado em: 12/01/2016.

    Resposta: Alternativa E


  • No controle de velocidade de um motor de indução trifásico através da variação simultânea e na mesma proporção de tensão e frequência, a corrente do motor dependerá apenas do comportamento da carga, como acontece em motores CC com excitação independente, ou seja, velocidade constante desde em vazio até plena carga.


ID
1090432
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para se variar a velocidade em um motor de rotor bobinado faz-se a inserção de:

Alternativas

ID
1094005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A evolução da eletrônica trouxe mudanças significativas nas fontes de alimentação. Hoje, eficientes sistemas de chaveamento de corrente são empregados na estabilização de tensão e no controle de potência entregue a cargas eletrônicas. A respeito dos reguladores de tensão chaveados e lineares, julgue os itens que se seguem.

Um chaveamento simples de uma fonte DC, sem filtragem adicional, é adequado para certos tipos de carga, como, por exemplo, circuitos eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Não é correto afirmar que qualquer circuito eletrônico funcione adequadamente com chaveamento sem filtro adicional. Mas certos tipos de carga podem sim funcionar sem o filtro.


ID
1143352
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os Inversores de Frequência são

Alternativas

ID
1188538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Considerando que determinado motor de indução deva ser conectado à rede elétrica, julgue os itens que se seguem.



Um inversor de frequência somente pode ser utilizado se o motor de indução for do tipo rotor bobinado, visto que o inversor se conecta aos enrolamentos alojados no rotor da máquina.

Alternativas

ID
1251190
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Acerca do controle de fluxo de potência e de tensão nas barras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    O controle de fluxo de potência nas barras de geração é efetuado por meio do regulador de velocidade dos geradores síncronos.

    --> OK

    B

    O controle de tensão nas barras de geração é efetuado por meio do regulador de velocidade dos geradores síncronos.

    --> O controle de tensão se dá pelo reativo, pelo controle da excitação da MS.

    C

    O suporte de reativos junto às cargas, por meio da correção do fator de potência, é um dos mecanismos de controle do fluxo de potência ativa.

    --> O fator de potência é caracteristica da carga, não podendo ser controlada no fluxo de potência.

    D

    O suporte de ativos junto às cargas, por meio da geração distribuída, é um dos mecanismos de controle de tensão nas barras.

    --> Creio que se quiz dizer ativos no sentido de potência ativa, mas o controle da tensão esta mais relacionada com o suporte de reativo.

    E

    Os geradores tipicamente utilizados para o controle de fluxo de potência e de tensão nas barras são assíncronos, de modo a otimizar o controle de velocidade.

    --> De fato o controle de velocidade do MIT é mais simples do que no MS, mas em geração o MS é mais comumente utilizado, principalmente pela possibilidade de controle de reativo.


ID
1375321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do controle de velocidade em motores CC em funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Em um motor com excitação em série, o controle de velocidade poderá ser efetuado atuando-se sobre a resistência de reostato conectado em série ao enrolamento da armadura do motor.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

     

    N = {Vt - [Ia*(Ra + Rs)]}/K*Φ

     

     

     

    Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

    Isaías 41:10

     

  • Pág 499 Chapman, 5ª Ed.


ID
1375324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A respeito do controle de velocidade em motores CC em funcionamento à velocidade nominal, julgue os itens a seguir.

Havendo um aumento da tensão da armadura aplicada aos terminais de um motor com excitação independente, deverá ocorrer aumento da velocidade no eixo do rotor do motor, desde que mantidas as demais grandezas de controle de velocidade constantes.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

     

     

     N = (  Vt - Ra*Ia)/K*Φ

     

     

    Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".

    João 16:33


ID
1425760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação aos tipos básicos de relés utilizados em sistemas de energia elétrica, julgue o item abaixo.

Um relé de sobrecorrente caracterizado como instantâneo, também conhecido como relé 50, atua instantaneamente ao ser acionado por corrente superior àquela para a qual foi ajustado para atuação.

Alternativas
Comentários
  • (CERTO)

     

     

    Ajuste do relé de sobrecorrente instantâneo (50)

     

    TAP50 = Icc3Φ a 85%da LT

     

     

     “...imagina eu, nada, amigo de alguém que é tudo, Amigo de alguém que é Deus...”

  • Tabela ANSI 

     

    https://selinc.com/pt/products/tables/ansi/


ID
1459564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O emprego da eletrônica de potência nos controles elétricos contribuiu significativamente para o avanço tecnológico nessa área. O uso dos inversores de frequência associados aos motores de indução é um exemplo da utilização da eletrônica de potência no controle de velocidade de motores elétricos.

Nessa aplicação, o aumento da viabilidade econômica dos inversores favorece o emprego dos motores de indução na substituição dos motores

Alternativas
Comentários
  • A) de Corrente continua

  • A substituição a que se dá a alternativa correta (Motor CC) se deve ao fato de que, quando a tecnologia motor CC ou inversor de frequência é empregada, é possível realizar o controle de velocidade.


ID
1589101
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O controle da velocidade e o torque das máquinas de indução podem ser feitos através de alguns métodos. Normalmente, para se estabelecer o ciclo de trabalho de um acionamento utiliza-se o controle da

Alternativas

ID
1589515
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em muitas aplicações existe a necessidade de se controlar a velocidade ou torque de motores elétricos, tipo motor elétrico de indução trifásico. Um equipamento eletrônico de potência, próprio a essa tarefa é o

Alternativas
Comentários
  • Os conversores de frequência, também conhecidos como inversores de frequência, são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada senoidal (ou tensão alternada) em tensão contínua em um barramento CC, e finalmente convertem esta última em uma tensão de amplitude e período variáveis.



ID
1710205
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O controle de velocidade de um motor 3Φ de indução pode ser realizado mediante a variação da sua frequência. Aplicando-se este tipo de controle, o motor pode operar tanto com velocidade acima ou abaixo de sua velocidade nominal. Analisando este tipo de controle, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1719586
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A eletrônica de potência se faz cada vez mais presente em equipamentos utilizados em instalações elétricas industriais.
Um exemplo desses equipamentos é o Inversor de frequência, cuja utilização se dá no controle de velocidade de motores de indução trifásicos.

Com relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. O motor acionado por inversor tem características de torque constante somente acima de 60 Hz.

II. É necessário conhecer a carga mecânica a ser imposta no motor para se utilizar um inversor.

III. Utilizando um inversor, é possível economizar energia.

Assinale:

Alternativas

ID
1722082
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso, a seguir assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É possível controlar a velocidade de um motor de indução variando a frequência da tensão de alimentação.
( ) Retificador, bateria e inversor são componentes essenciais de um no-break para cargas alternadas.
( ) Motores universais funcionam com corrente contínua ou alternada.

Alternativas

ID
1892992
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um grupo moto-gerador a diesel, com gerador elétrico tipo síncrono, trifásico, com autoexcitação estática, foi dimensionado para atender a uma aplicação como gerador de emergência para um sistema elétrico. A saída do gerador trifásico é ligada à rede elétrica de 60,0 [Hz] através de um disjuntor trifásico. Nesse sistema,

Alternativas

ID
1947019
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Como se denomina o componente industrial no qual, variando-se a posição angular do rotor em relação ao estator, varia-se a tensão na saída, sendo o mesmo utilizado para o controle de posição por um par transmissor/receptor?

Alternativas
Comentários
  • verdade. ás vezes dá até vontade de explicar, mas a plataforma dificulta isso. faço assim em regra de 3 composta.


ID
1949923
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um determinado grupo diesel gerador necessita ser ajustado em sua tensão e frequência. Os dois componentes do sistema de controle e excitação do grupo diesel gerador em que serão feitos os ajustes de tensão e frequência são, respectivamente, reguladores de

Alternativas

ID
1949992
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um dispositivo, popularmente chamado de chave soft-starter, é constituído de um circuito eletrônico acoplado a um microprocessador, que controla um conjunto de tiristores responsáveis pelo ajuste da tensão aplicada aos terminais do motor. Esta chave também pode ser utilizada para controlar o torque do motor e a corrente de partida a valores desejados, em função da exigência da carga. O dispositivo descrito acima refere-se à chave

Alternativas
Comentários
  • Chaves-estáticas = soft-starter

    Letra B


ID
1950007
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Contactores e chaves magnéticas são dispositivos empregados para comandar remotamente circuitos elétricos. Entretanto, eles são diferenciados por um dispositivo denominado

Alternativas

ID
1959796
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre o controle de velocidade de motores, é correto afirmar que,

Alternativas

ID
1980997
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação ao processo de conversão eletromecânica de energia que utiliza como meio o campo elétrico ou magnético do dispositivo de conversão, correlacione a coluna da esquerda com a da direita e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Transdutores

II. Dispositivos produtores de força

III. Equipamentos de conversão contínua


( ) relés, solenoides, eletroímãs

( ) dispositivos de medida e controle, tais como microfones, auto-falantes, sensores

( ) motores e geradores

Alternativas

ID
1981009
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre os métodos mais comuns de controle de velocidade em motores CC para ajustar o fluxo, leia as afirmativas a seguir.

I. Controle da corrente de campo

II. Variação da resistência associada ao circuito de armadura

III. Variação das tensões dos terminais de armadura

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2005726
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Nos circuitos de comando e controle de máquinas elétricas, geralmente se encontra o “contato normalmente fechado” (NF). Sobre este contato é correto afirmar que

Alternativas

ID
2098348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de máquinas elétricas.

Devido às suas funcionalidades operacionais para o controle de velocidade, motores de indução com rotor em gaiola de esquilo são amplamente utilizados na indústria. Uma dessas funcionalidades é a opção para a conexão de reostatos no rotor.

Alternativas
Comentários
  • Somente em motores com rotor bobinado este tipo de técnica de controle pode ser utilizado

  • falo  reostatos lembrar de motor de rotor bobinado


ID
2126587
Banca
SEMASA Itajaí
Órgão
SEMASA Itajaí
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre a chave “soft-starter” qual afirmativa é correta?

Alternativas
Comentários
  • Letra c.

     

  • Eu marquei a letra B, mas não entendi os erros das outras alternativas. Alguém saberia dizer?


ID
2126602
Banca
SEMASA Itajaí
Órgão
SEMASA Itajaí
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre conversores de frequência qual afirmativa é correta?

Alternativas

ID
2314681
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um inversor de frequência é um dispositivo capaz de gerar tensão e frequência trifásicas ajustáveis, com a finalidade de controlar a velocidade de um motor de indução trifásico. Ele possui um circuito de potência composto por um retificador, um filtro e um inversor constituído por seis chaves, que, na verdade, são IGBT’s. Analise as proposições abaixo a respeito dos inversores de frequência, e escolha a CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • No controle escalar, a variação da relação V/F é feita linearmente até a frequência nominal do motor. Para frequências acima da frequência de alimentação nominal, seriam necessários níveis de tensão acima do valor da tensão nominal do motor para manter a relação V/F constante.

    Letra B


ID
2347225
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre as fontes chaveadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em função das vantagens apresentadas pelas fontes chaveadas, as fontes lineares passaram a ser pouco utilizadas, restritas a aplicações específicas.


ID
2347267
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um contator tem quatro contatos auxiliares identificados por:

Contato 1: 13-14

Contato 2: 21-22

Contato 3: 31-32

Contato 4: 43-44

A natureza desses contatos está, corretamente, identificada em

Alternativas
Comentários
  • Numeração de contatos auxiliares segue o seguinte padrão:

    1 e 2 = Contato normalmente fechado (NF), sendo 1 a entrada e 2 a saída

    3 e 4 = Contato normalmente aberto (NA), sendo 3 a entrada e 4 a saída


ID
2365717
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre dispositivos de comando, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A corrente de partida dos motores não tem praticamente nenhuma influência sobre a vida útil dos contatos dos contatores.

( ) O contator é um dispositivo de atuação magnética destinado à interrupção de um circuito em curto-circuito.

( ) Na compra de contatores, devem ser fornecidas, no mínimo, as seguintes características: tensão nominal, frequência nominal, corrente nominal, tensão nominal de manobra, número mínimo de manobras e número de contatos NA e NF.

( ) Quando a bobina de um contator é energizada, a força eletromecânica desta sobrepõe-se à força mecânica das molas, obrigando os contatos móveis a se fecharem sobre os contatos fixos aos quais são ligados os terminais do circuito.

Assinale a sequência correta.  

Alternativas
Comentários
  • I- (v )Os contatores modernos são praticamente livres de ricochete. Na ligação, eles acusam um desgaste de material de contato equivalente a 1/10 do desgaste para desligamento sobcorrente nominal. Assim, a corrente de partida de motores não tem influência na durabilidade doscontatos

    II-(f)  contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases. 

    IV-(v) No interior do contator existe uma bobina, que quando energizada através dos bornes A1 e A2, seja diretamente como por comandos elétricos, irá atrair o núcleo móvel, fazendo com que os contatos NO se invertam para NF e os NF para NO, tanto nos contatos de carga (contato principal) quanto nos contatos auxiliares.

    letra c

  • Questão CTRL + C e CTRL + V da parte "9.3.20 - Contator magnético tripolar" do livro Instalações Elétricas Industriais do João Mamede Filho, Editora LTC. 7ª Edição (2007)

    As bancas costumam pegar muitas questões desse livro, fiquem ligados!

    Para mais dicas sobre os concursos de Engenharia, siga o Instagram @engenheiro.hudson


ID
2412745
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Tem-se uma bateria de 12 VCC e deseja-se 220 VAC. Para tal, utiliza-se um dispositivo chamado de

Alternativas

ID
2416531
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em instalações elétricas industriais, hoje em dia é amplamente utilizado o controle de velocidade nos motores elétricos com rotor em curto-circuito, onde antigamente, para essa finalidade, predominava o emprego de motores de corrente contínua. Tal aplicação torna-se possível com o uso de:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    A maioria dos motores encontrados nas aplicações industriais tem alimentação trifásica. O controle da velocidade e torque desses motores diretamente a partir da rede de energia exige recursos que a tecnologia atual pode oferecer com vantagens. Um desses recursos é o inversor de freqüência que, além de possibilitar um controle preciso do torque e velocidade, proporciona muitas outras vantagens como o melhor aproveitamento da energia e o maior nível de segurança.

    Chave Compensadora é usada para reduzir a elevada corrente de partida em um MIT( Motor de Indução Trifásico ), aliviando a Rede Elétrica de Alimentação.

    Motor Dahlander é um motor elétrico trifásico que permite seu acionamento em duas velocidades distintas. 

    Soft-starters são chaves de partida estática, projetadas para a aceleração, desaceleração e proteção de motores elétricos de indução trifásicos, através do controle da tensão aplicada ao motor. 


ID
2449144
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um cabo possui como bitola #25 mm2 . Sabe-se que a corrente passante pelo mesmo é de 100A. Sabendo que o cabo é de um determinado material em que a resistividade é de 0,0022 Ω . mm2 /m, a queda de tensão no cabo cuja distância é de 100 km é: 

Alternativas
Comentários
  • R=Rô*l/A = 0,0022*100*10^3/25 = 8.8ohm

    V=R*I = 8,8*100=880V

    Letra D


ID
2482675
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um contator possui os oito terminais dos contatos auxiliares identificados pelo seguinte código numérico: 13, 14, 21, 22, 31, 32, 43 e 44. Logo, o dispositivo tem

Alternativas
Comentários
  • Aqui se pode estabelecer que os dígitos das unidades 3 e 4 sejam de um contato NF e os dígitos de unidades 1 e 2 representem contatos NA, por exemplo. 


ID
2505844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um engenheiro eletricista foi encarregado de definir um tipo de motor a ser utilizado em uma aplicação que necessita de controle de velocidade tanto para partida quanto para operação, com torque elevado na partida e sem poluição da rede. Para atender à demanda, ele deve escolher um motor

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    É o motor CC composto, que combina as características do motor série e do shunt (paralelo).

  • Alternativa B)

    Motor de exitação composta

    Com o intuito de combinar o melhor da ligação shunt com o melhor da ligação série, existe a ligação compound. Conseguimos a excelente regulação de velocidade do motor shunt com o excelente torque de partida do motor série. Os motores compound são utilizados onde há necessidade de velocidade constante com variações extremas de carga. A ideia do motor compound é tornar possível o aproveitamento do alto torque da ligação série, sem disparos de velocidade com cargas reduzidas ou nenhuma carga, em seguida usar a baixa variação de velocidade do motor shunt sob diferentes situações de carga.

  • CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TIPO DE LIGAÇÃO

    *MOTOR SÉRIE - aplicado quando há alta carga de inércia;

    *MOTOR SHUNT (derivação ou paralelo) - utilizado no intuito de regular velocidade;

    *MOTOR COMPOSTO (compound=série + shunt) - utilizado para velocidades constantes com variações extremas de carga;

    *INDEPENDENTE - usado quando há necessidade de controlar a tensão de armadura dentro de uma ampla faixa.

    https://pep.ifsp.edu.br/moodledata/filedir/f0/46/f046c10bff4d6662a86d725284456a934e25c7d6

  • Ai meu ver, o uso de um motor de corrente contínua na aplicação irá drenar uma corrente contínua da rede CA, gerando harmônicos que irão poluí-la. Dessa forma a questão deverá ser anulada.

ID
2540209
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Para responder à questão, quando necessário, considere: 


                                      π = 3,14      √2 = 1,41 

Um chopper step-up opera com uma frequência de chaveamento de 2 kHz a partir de uma fonte de alimentação DC no valor de 100 V.


Considerando a resistência da carga no valor de 2 Ω e a tensão de saída no valor de 250 V, o valor do tempo em que a chave fica ligada durante cada ciclo é, aproximadamente, de

Alternativas
Comentários
  • Vo = Vi/(1-D)

    D = Ton/(Ton +Toff) >> D = Ton*f,   f é a frequência de chaveamento

    Calculando tem-se

    250 = 100/ (1-D) >> D = 3/5

    Ton = (3/5)/2K >> Ton = 0,3ms


ID
2554177
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Conforme a norma IEC831-1, a tensão eficaz máxima suportada por capacitores, na frequência nominal, durante o tempo de um minuto, é 30% maior do que sua tensão eficaz nominal. Sabendo que a faixa de tolerância de fabricação dos capacitores é de -5% a 15%, qual deve ser a capacidade, em percentual, a ser considerada para o dimensionamento de um disjuntor de proteção para um banco de capacitores operando em tensão e frequência nominais?

Alternativas

ID
2686609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

No que se refere às fontes chaveadas e lineares, julgue o item a seguir.


O uso de retificadores controláveis como opção de fonte de alimentação tem como vantagem a utilização de elementos de filtragem na saída de pequeno valor e reduzido volume.

Alternativas
Comentários
  • O volume sim é reduzido, pois na fonte chaveada diferente da fonte linear, há uma dissipação menor de energia, logo não se faz necessário grandes dissipadores de calor como se usa na fonte linear. Porém, não tem a função de filtragem!!

    Resposta: Errado!!

  • me desculpe mas está errado colega, reduzido volume está errado é de grande volume retificadores controláveis são na verdade usados para alimentar motores até locomotivas, são grandes em comparação as fontes controladas

    existe as fontes controladas que sao menores como de computador e notebook

    fontes lineares que sao essas retificadoras com tamanho de uma cpu nem cabe dentro do pc


ID
2694154
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os inversores de frequência são equipamentos de conformação de energia elétrica utilizados para controlar motores elétricos assíncronos. Esta aplicação tornou-se popular, pois é capaz de reduzir o consumo de energia e aumentar a eficiência dos processos acionados. Assim, por exemplo, utilizando inversores, pode-se tornar mais eficiente o processo de condicionamento de ar, bombeamento d’agua, funcionamento de elevadores, escadas rolantes, etc. Quando maior a precisão necessária ao controle do processo, mais refinada deve ser a técnica de controle empregada pelo inversor. Dentre as técnicas de controle mais empregadas pelo inversor, pode-se citar o controle escalar e o controle vetorial. Sobre controle de inversores é correto afirmar o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • CONTROLE ESCALAR: NÃO RECOMENDADO PARA BAIXAS VELOCIDADES, POIS APRESENTA BAIXA PRECISÃO DE VELOCIDADE (TRABALHA COM (VOLT/HERTZ) EM RELAÇÃO CONSTANTE. OU SEJA ALTERAM JUNTOS DE FORMA PROPORCIONAL.


    CONTROLE VETORIAL: PODE SER REALIZADO EM MALHA ABERTA "sensorless" OU EM MALHA FECHADA COM REALIMENTAÇÃO ONDE REQUER O USO DE SENSOR DE VELOCIDADE. CONTROLE VETORIAL TEM SEU USO RECOMENDADO QUANDO SE HÁ NECESSIDADE DE TER PERFORMANCE DINÂMICA, COM RESPOSTAS RÁPIDAS E ALTA PRECISÃO DE VELOCIDADE.


ID
2716393
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em relação aos dispositivos seccionadores, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2720968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre fontes de alimentação lineares e chaveadas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2720998
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Sobre fontes chaveadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2758498
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O relé que atua diante da comparação da relação entre a tensão e a corrente no ponto onde se encontra e o ponto da ocorrência da falta é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • relé de distância

     

     

  • Analisando as alternativas:

    A - Correta

    relé de distância; Comparação da relação entre a tensão e a corrente no ponto onde se encontra e o ponto da ocorrência da falta.

    B - Incorreta

    relé falta de fase; Monitoramento de falta de fase.

    C - Incorreta

    relé diferencial; Comparação entre as correntes que entram e saem em um equipamento.

    D - Incorreta

    relé diferencial de sobrecorrente; Comparação entre as correntes que entram e saem em um equipamento e um valor limiar.

    E - Incorreta

    relé estático. Nome dado aos relés que desempenham as mesmas funções que os relés ou chaves eletromecânicas porém utilizando semicondutores e portanto sem partes móveis.


ID
2782939
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O engenheiro de projeto de uma empresa trabalha no desenvolvimento do sistema de controle de velocidade de um motor de corrente contínua. Para que o sistema de controle possibilite o emprego do motor com velocidade abaixo da nominal, e engenheiro deverá

Alternativas
Comentários
  • E = k*(phi)*w, portanto, para reduzir a velocidade abaixo da nominal, deve-se reduzir a tensão de armadura.


ID
2915164
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Com relação a relés temporizadores, considere as seguintes afirmativas:


1. Relés temporizados são aqueles que, quando têm de comutar seus contatos, contam um tempo antes de fazê-lo, podendo ser temporizados na energização ou na desenergização.

2. Relés temporizados, na desenergização, ao energizar sua bobina, comutam seus contatos instantaneamente, e, ao desenergizar, contam um tempo para retornar à sua posição de repouso.

3. Relés temporizados são aqueles que comutam os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo e, ao terminá-la, começam-na novamente, sendo usados, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Analisando as afirmativas:

    1. Relés temporizados são aqueles que, quando têm de comutar seus contatos, contam um tempo antes de fazê-lo, podendo ser temporizados na energização ou na desenergização. Correta.

    2. Relés temporizados, na desenergização, ao energizar sua bobina, comutam seus contatos instantaneamente, e, ao desenergizar, contam um tempo para retornar à sua posição de repouso. Correta.

    3. Relés temporizados são aqueles que comutam os seus contatos em uma sequência predeterminada no tempo e, ao terminá-la, começam-na novamente, sendo usados, por exemplo, para repetir operações todos os dias ou a cada intervalo de horas pré-ajustadas. Incorreta. A descrição é de um relé programável ou cíclico.


ID
3558895
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Os sistemas elétricos estão submetidos esporadicamente a várias formas de fenômenos transitórios, envolvendo variações súbitas de tensão e corrente provocadas por descargas atmosféricas, faltas no sistema ou operação de disjuntores e chaves seccionadoras. Com base no exposto, o fenômeno transitório caracterizado por uma sobretensão de frequência fundamental de duração relativamente longa é denominado sobretensão:

Alternativas
Comentários
  • Segundo as classificações de sobretensões, alternativa correta C.

    Sobretensões temporárias: Caracterizada por uma sobretensão de freqüência fundamental de duração relativamente longa.

     

    Sobretensões transitórias: Caracterizada por uma sobretensão de curta duração, de alguns milisegundos ou menos, oscilatória ou não oscilatória, usualmente fortemente amortecida.

    Sobretensões de frente lenta: Sobretensões entre fase-terra ou entre fases, em um dado ponto do sistema, devido a operação de um equipamento de manobra, uma falta o uma outra causa qualquer, cuja forma de onda apresente tempos até a crista com durações entre algumas dezenas e alguns milhares de μs e tempos até o meio valor (tempos de cauda) com durações da mesma ordem de magnitude. Essas sobretensões em geral são fortemente amortecidas.

    Sobretensões de frente rápida: Sobretensões entre fase-terra ou entre fases, em um dado ponto do sistema, devido a uma descarga atmosférica ou a outra causa qualquer, cuja forma de onda apresente tempos até a crista com durações entre 0,1us a 20us e tempos até o meio valor (tempos de cauda) até 300us. Essas sobretensões em geral são fortemente amortecidas.

    Fonte: https://www.fee.unicamp.br/sites/default/files/docentes/pisso/aula_3_-parte_1_sobretensoes_e_ensaios.pdf


ID
5144851
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Carneirinho - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor diesel é controlado por um sistema eletrônico que mantém uma velocidade constante em seu eixo. Esse motor está acoplado a um gerador síncrono de 8 polos, cuja velocidade de seu eixo está ajustada para 1200 RPM. A frequência na saída desse gerador é de

Alternativas
Comentários
  • n = (120 x f ) / p

    1200 = (120 x f ) / 8

    f = 80 Hz