SóProvas


ID
3562288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2005
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Uma das razões para nossas dificuldades na direção da cidadania pode ter a ver com a natureza do percurso que fizemos. No Brasil, primeiro vieram os direitos sociais, implantados em período de supressão dos direitos políticos e de redução dos direitos civis por um ditador que se tornou popular. Depois vieram os direitos políticos, de maneira também bizarra. A maior expansão do direito de voto deu-se em outro período ditatorial, em que os órgãos de representação política foram transformados em peça decorativa do regime. Finalmente, ainda hoje muitos direitos civis continuam inacessíveis à maioria da população. A pirâmide dos direitos foi colocada de cabeça para baixo. Essa inversão traz conseqüências, sobretudo para o problema da eficácia da democracia. Uma importante é a excessiva valorização do Poder Executivo. Essa orientação para o Executivo reforça longa tradição portuguesa, ou ibérica, o patrimonialismo. Nessa visão, a ação política é sobretudo orientada para a negociação direta com o governo, sem passar pela mediação da representação. Ligada à preferência pelo Executivo está a busca por um messias político. Além da cultura política estatista, ou governista, a inversão favoreceu também uma visão corporativista dos interesses coletivos. A força do corporativismo manifestou-se mesmo durante a Constituinte de 1988. A ausência de ampla organização autônoma da sociedade faz que os interesses corporativos consigam prevalecer. 
                                                                                                                                                                                José Murilo de Carvalho. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 219-23 (com adaptações).

Ainda tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos concernentes ao tema por ele abordado, presentes no processo histórico brasileiro, julgue o item abaixo.

Período de claro afastamento entre Estado e Sociedade, o regime militar (1964-1985) correspondeu à etapa republicana brasileira de maior cerceamento dos direitos políticos, como o texto sugere, com o corriqueiro fechamento do Congresso Nacional, a cassação de mandatos e o cancelamento de eleições.

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa.

    O erro está no termo "fechamento corriqueiro do Congresso", isso não é verdade, pois Durante a ditadura militar (1964/85), o Congresso foi fechado apenas três vezes

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • Acredito que o erro também está em: " ... cancelamento de eleições..." pois as eleições eram indiretas. Tanto que Ulisses Guimarães foi eleito dessa forma,assim como os militares.
  • O congresso não foi fechado. O que aconteceu na prática é que o Congresso não tinha liberdade para alterar substancialmente o texto, atuando como figurante para legitimar o regime ditatorial implantado

  • Por incrível que pareça, a ditadura militar de 64 realmente não foi o período de maior cerceamento político que o Brasil republicano já enfrentou. Aliás, não é nem o segundo maior.

    A "honra" cabe ao Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-46), seguido de perto pela República Velha (1889-1930). Vargas governou durante todo o Estado Novo sem o Poder Legislativo funcionar por um dia sequer, regendo o país exclusivamente por decretos-lei, sob a batuta de uma constituição (a de 37, a "Polaca") mais fascista que a da Itália de Mussolini (isso não é um exagero). Quando Vargas foi enfim forçado a sair da presidência, não existia vice-presidente e nem presidentes de Câmara e Senado para substituí-lo, já que o Poder Legislativo só existia no texto da Constituição; o cargo e a incumbência de convocar eleições acabaram ficando com o único sucessor legal ativo: o presidente do STF, José Linhares, que por alguns meses não pôde nem sequer ficar gripado.

    A "Polaca" foi elaborada por Francisco Campos, o homem sobre o qual Rubem Braga disse que "quando se acendem as luzes em sua cabeça, apagam-se as da democracia". A constituição de 67 também teve dedo dele.

  • Maldade no coração do elaborador, hehehe.

    LoreDamasceno.

  • Maldade no coração do elaborador, hehehe. continuamos....

    seja forte e corajosa.

    LoreDamasceno.