SóProvas


ID
3573763
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Em geral os arquitetos temos de nos ater às plantas que nos apresentam os proprietários. Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.” (Jacinto Benavente)
Nesse pensamento há um erro de forma verbal, no que diz respeito à concordância. Assinale a opção em que esse erro é adequadamente corrigido.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    ➥ Receite/receitem → o verbo "receitar" está se referindo no texto ao sujeito "médicos", logo, está incorreto seu uso na 3ª pessoa do singular, devendo ser corrigido para 3ª pessoa do plural (receitem).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não entendi a colocação da palavra "TEMOS" no primeiro período. (acho que está colocado de forma errada.)

    Quem puder explicar. ficaria grata!

  • Creio que houve um erro de digitação e o correto seria: "nós arquitetos temos..."

    Porque “os arquitetos temos..." não faz o menor sentido.

  • concordo com Adriano, acredito que ocorreu erro de digitação.

  • Explicação da letra A

    Silepse: Concordância anormal feita com a ideia que se faz do termo e não com o próprio termo.

    Pode ser de gênero: Vossa senhoria é bondoso. (A concordância normal seria "bondosa", já que vossa senhoria é do gênero feminino. Fez-se a concordância com a ideia que se possui, ou seja, trata-se de um homem).

    Pode ser de número: O grupo chegou apressado e conversavam em voz alta. (O segundo verbo do período deveria concordar com o grupo, mas a ideia de plural contida no coletivo leva o falante a flexionar o verbo no plural: conversavam). Tal concordância anormal não deve ser feita com o primeiro verbo.

    Pode ser de pessoas: Os brasileiros somos otimistas. (Em princípio, deveríamos dizer "são", pois o sujeito é de terceira pessoa do plural. Mas, por estar incluído entre os brasileiros, é possível colocar o verbo na primeira pessoa: somos).

  • Pessoal, o "temos" está flexionado corretamente, pois o sujeito é siléptico (nós, quem enuncia a frase é um arquiteto, por isso se incluiu no grupo de arquitetos).

  • erro de digitação que nada....é isso mesmo. Explicação correta dos amigos: silepse....

    Fgv e o bicho...

  • Na letra A, não há erro de digitação, mas sim um caso de silepse de pessoa, há subtendido que "temos" concorda com "nós" já que quem profere o discurso se enquadra como arquiteto.

    Na letra B, não há erro, visto que "apresentam" concorda com "proprietários".

    Na letra C, não há erro, visto que temos um verbo impessoal "haver na 3º pessoa do singular" e faz com que o verbo "chamar" também fique na 3º do singular.

    Na letra D, não há erro, visto que o verbo "diagnosticar" está corretamente empregado na 3º do plural, pois refere-se aos médicos.

    Na letra E, temos um erro, visto que o correto seria "receitem" já que tem que concordar com "médicos" assim como na letra D.

    Uma questão de altíssimo nível!

    Gabarito letra E!

  • Alguém sabe explicar direitinho pq a letra C esta errada?

  • Nisso nos parecemos com os médicos. Há quem os chame para que diagnostiquem a enfermidade que deseja ter, e lhe receite o regime que deseja seguir.”

    há quem chame eles (- os médicos)

    para que eles diagnostiquem

    e lhe receiteM o regime que deseja seguir

  • Questões como essa eu não vejo a galera comentando: ''PMCE2021'' kkkkkkkkkkkkk

  • Questões como essa eu não vejo a galera comentando: ''PMCE2021'' kkkkkkkkkkkkk

    cc

  • Estão falando aqui em silepse na letra A.

    Seria ridículo isso, visto que essa justificativa servirá para os mais diversos erros de concordância verbal.

  • Questão fácil: basta copiar e jogar no GOOGLE TRADUTOR , colocar a opção português e do outro lado para traduzir colocar a opção FGV

  • Na letra E, temos um erro, visto que o correto seria "receitem" já que tem que concordar com "médicos" assim como na letra D.