SóProvas


ID
3574000
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O Agente Administrativo pode utilizar o Ciclo PDCA como uma forma de tornar os processos ineficientes.

II. Ao adotar a administração por objetivos, o Agente Administrativo pode interligar os objetivos departamentais e obter uma visão de conjunto.

III. O diagrama de causa e efeito é um gráfico de barras que pode ser utilizado pelo Agente Administrativo para controlar um processo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes

    Gabarito: C

  • O Diagrama de Ishikawa ou causa e efeito tem o formato de espinha de peixe.

  • Desde quando é gráfico de barras?

    O gabarito "C" está errado.

  • Questão aborda um modelo administrativo(APO), uma ferramenta da qualidade (Diagrama de causa e efeito) e um método de controle de processos. (PDCA). Cada item nos apresenta um dos assuntos mencionados, diante disso assinale o(s) correto(s).

    CICLO DE MELHORIA CONTINUA/PDCA

    O ciclo PDCA (também conhecido por ciclo de melhoria contínua) é uma ferramenta que busca a melhoria contínua dos processos e correção de problemas (Rennó, 2013) e garantir o alcance de metas organizacionais. É chamado de ciclo por uma característica bem importante: não deve ter fim, ser encerrado. Os resultados obtidos em uma passagem do ciclo são considerados no planejamento da passagem seguinte.

    O ciclo PDCA é composto por quatro etapas: Plan (Planejar); Do (Executar); Check (Verificar); Act (Agir).

    ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS – PETER DRUCKER

    A Administração por Objetivos surgiu em 1954, com a publicação do livro “A Administração por Objetivos”, de Peter Drucker. Essa nova forma de administrar, focada nos resultados e nos fins organizacionais, busca alinhar esforços individuais e grupais com as metas da organização.

    A APO substituiu a visão concentrada e hierarquizada pela visão participativa. Seu modelo de administrar, segundo Chiavenato (2004) “é um modelo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica”..

    As principais características da APO são:

    ➡ Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição

    ➡ Interligação entre objetivos departamentais (o que permite uma visão conjunta dos objetivos organizacionais);

    ➡ Apoio intenso do Staff;

    ➡ Ênfase na mensuração e controle de resultados.

    DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO/ ISHIKAWA

    Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    ➡ Mão de obra;

    ➡ Métodos;

    Máquina;

    Material;

    ➡ Meio Ambiente;

    Medida.

    Diante da exposição acima, podemos tirar a seguinte conclusão:

    I - está incorreto porque o objetivo do ciclo PDCA é a melhoria dos processos, o que, é obvio, envolve a busca pela máxima eficiência.

    II - é o item correto.

    III - Encontra-se incorreto porque o diagrama mencionado, cauda e efeito, não tem forma de barrad, mas de espinha de peixe.

    GABARITO: E

  • GABARITO "C"

    E PARA CHEGAR A ISSO NÃO PRECISA SER UM ASSINANTE, É SÓ PRESTAR ATENÇÃO.

  • Gabarito: C.

    I. O Agente Administrativo pode utilizar o Ciclo PDCA como uma forma de tornar os processos eficientes.

    II. Ao adotar a administração por objetivos, o Agente Administrativo pode interligar os objetivos departamentais e obter uma visão de conjunto.

    III. O diagrama de causa e efeito é um gráfico em formado de peixe que pode ser utilizado pelo Agente Administrativo para melhoria e controle da qualidade.