SóProvas


ID
3577990
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Teoria Humanística, criada por Elton Mayo, representa uma revolução conceitual com a transferência da ênfase nas tarefas (administração científica) e na estrutura (escola clássica) para a ênfase nas pessoas que trabalham na organização. Nesse sentido, a teoria trouxe para o campo conceitual novas linguagens, dentre elas:

Alternativas
Comentários
  • A banca cobrou os aspectos e as novidades trazidas pela a Teoria da Relações Humanas de Elton Mayo.

    A) INCORRETA. Não estão no rol de novidades do Teoria das Relações Humanas: a autoridade e a organização formal, pois essas eram consideradas na abordagem clássica. A teoria humanística passou a considera a existência de uma organização Informal. De acordo com Idalberto Chiavenato:" Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização, princípios gerais de administração, etc. passaram a ser contestados ou deixados de lado."

    B) CORRETA. De acordo com Idalberto Chiavenato (2014), " O advento da Teoria das Relações Humanas trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo: fala-se agora em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo, etc."

    C) INCORRETA. Somente o termo "Departamentalização" tornou a assertiva incorreta, pois é um conceito clássico. Lembre-se de que a Teoria Humanística fez oposição à Abordagem Clássica.

    D) INCORRETA. Novamente, autoridade e departamentalização tornaram a assertiva incorreta pois esses conceitos são pertencentes às teorias da abordagem clássica.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". Manole. 9ed. 2014 (página 118)

    GABARITO: LETRA "B".

  • b) motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo - tendo em vista que a abordagem humanística enfatiza as pessoas, as outras alternativas não fazem sentido. Se falamos de pessoas na organização, invariavelmente precisamos discutir motivação, liderança, comunicação, dinâmica de grupo e até mesmo organização informal, que é o conjunto de relações estabelecidas entre os trabalhadores por afeto ou desafeto dentro da organização.