SóProvas


ID
3578065
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um baralho de cartas tem 4 naipes diferentes: copas, espadas, paus e ouros. A quantidade de cartas que, no mínimo, devemos pegar do baralho para garantir que teremos duas cartas do mesmo naipe é de:

Alternativas
Comentários
  • Acho que isso ta errado, pois num baralho temos 13 cartas de cada naipe. Para no mínimo termos 2 cartas do mesmo naipe teríamos que verificar a pior situação que seriam 40 cartas. A questão deveria falar que só deveriam existir essas 4 cartas desses naipes para estar correta.

  • Então, pelo que entendi, esse baralho aí tem 4 naipes e cada naipe tem 4 cartas somente. Aí sim eu poderia ter o azar de tirar as 4 cartas do mesmo naipe e com certeza na quinta tentativa tiraria um naipe diferente.

  • Princípio da casa dos pombos: a pior hipótese seria pegar uma carta de cada naipe e só depois disso é que alguma delas vai ter que repetir.

  • gabarito letra D

    basta pegar quantos tipos são (4 naipes) e somar +1, ou seja, 4+1=5

    pesquise por teoria da casa dos pombos ou teoria do azarado

    bons estudos

  • 1 de copas

    1 de espadas

    1 de paus

    1 de ouros

    A próxima carta, de qualquer naipe, irá satisfazer o que a questão está pedindo. Por isso 5 cartas no mínimo.

  • A questão versa sobre o princípio da casa dos pombos.

    O princípio da casa dos pombos nada mais é que um método prático de se projetar conclusões necessárias que ocorrem em situações específicas a partir de um raciocínio bem simples:

    “Se há ‘n’ casas e ‘n + 1’ pombos, então necessariamente uma das casas vai ter pelo menos dois pombos”

    Neste princípio, devemos imaginar a pior situação possível (princípio do azarado).

    Note que precisamos ter a certeza de que serão retiradas duas cartas do mesmo naipe.

    Assim, imaginando a pior situação possível, devemos considerar que, inicialmente, retiramos cartas de naipes diferentes.

    Isso significa que as 4 primeiras cartas podem ser de naipes diferentes.

    Daí, a próxima carta retirada, qualquer que seja o seu naipe, irá garantir que há duas cartas de mesmo naipe.

    Assim, a solução é 4 + 1 = 5.

    Gabarito do monitor: Letra D

    OBS: Em questões como esta, pense da seguinte forma: "não quero + 1". Veja um exemplo:

    - Se há x pessoas em uma sala de aula, então, obrigatoriamente, pelo menos ‘2’ dessas pessoas nasceram em um mesmo mês do ano. Sendo x a quantidade mínima necessária, determine o valor de x.

    não quero: meses diferentes

    Solução: 12 + 1 = 13

  • poderá tirar 4 vezes e cada vez for diferente, porém ao tirar a quinta vez obrigatoriamente deverá ser um igual a que tirou aneriormente.

  • Tem que pensar no pior cenário: pegar as 4 primeiras cartas e cada uma delas ser de um naipe diferente.

    Assim, obrigatoriamente, a próxima carta a ser retirada será de um naipe já retirado antes.

    GABARITO D

  • Impressão minha ou a questão está má formulada?

  • Impressão minha ou a questão está mal formulada?

  • Que baralho é esse que só tem uma carta de cada naipe ?

  • São 4 naipes. A questão pede o mínimo e tem um detalhe ''garantir''. Não tem como a resposta ser menos que 5 pois há chances de tirarmos 4 cartas e obtermos 4 naipes diferentes. Com cinco cartas, na teoria, é impossível não terem duas cartas com o mesmo naipe.

  • GABARITO: D

    O baralho tem 4 naipes, logo, para conseguirmos que 2 cartas tenham o mesmo naipe, é só pegarmos 4+1 carta(5 cartas, com certeza, caso os outros naipes sejam diferentes, ao menos 1, irá se repetir).

  • Não é pra tirar o mesmo VALOOOOOOR! É o mesmo NIPE!!!

    Teoria do AZARADO.

    PENSE O SEGUINTE.

    TENTATIVA

    1- TIREI OUROS

    2- TIREI COPAS

    3- TIREI ESPADAS

    4- TIREI PAUS

    NÃO HÁ OUTRO NIPE DISPONÍVEL NO BARALHO ENTÃO AGORA EU POSSO TIRAR QUALQUER CARTA QUE VAI TER DOIS NIPES IGUAIS!!!!!!

    então, por MAIS AZARADO QUE EU SEJA, EU PRECISO DE NO 5 TENTATIVAS!!

    ou tu pode ser mais técnico e usar a lei de formação

    T x (Q-1) + 1

    sendo T(tipo)

    sendo Q(quero)

    ficaria assim 4tipos(naipes) x (2-1) + 1

    passando a limpo

    4x(2-1) + 1

    4x1+1

    4+1

    = 5

    PARAMENTE-SE!!!

  • Gabarito: D.

    Questão recorrente sobre o princípio das gavetas de Dirichlet, comumente chamado de Teorema da casa dos pombos. Nesse tipo de problema nós devemos imaginar a pior situação possível. Eu quero ter ao menos 2 cartas de mesmo naipe. Qual o pior cenário possível? Fiz a primeira retirada e tirei uma carta do naipe de copas. Fiz a segunda retirada e tirei uma carta do naipe de espadas. Fiz a terceira retirada e tirei uma carta do naipe de paus. Fiz a quarta retirada e tirei uma carta do naipe de ouros. Com isso, na quinta tentativa, independentemente de qual for o naipe, eu terei duas cartas de algum dos naipes.

    Bons estudos!

  • 2/4 = 0,5

    gab: d

  • Imaginei que como ele pede no mínimo poderia ser até mesmo 2 cartas e o princípio da casa dos pombos seria no máximo, pois após tirar as 5 não teria como não se repetir.

  • sei lá oq é naipe

  • Não está mal formulada. É o princípio da "casa dos pombos", para quem quiser pesquisar.

    Tem que pensar assim: para garantir que haja 2 naipes iguais, obrigatoriamente eu tenho que jogar pelo menos 5 cartas. Não quer dizer que não possa aparecer 2 naipes iguais logo nas primeiras tiradas... mas só não se pode garantir. Essa é a palavra chave, quando entender isso, essas questões ficam mais "fáceis".

    Fazer o exercício mental: deixando as cartas viradas para baixo, quantas cartas eu preciso tirar do baralho pra ter certeza absoluta que vai haver pelo menos 2 cartas do mesmo naipe? Cinco. Na pior das hipóteses, as 4 primeiras cartas serão todas de naipes diferentes se eu for muito azarado. Mas a quinta, é garantido que será de algum naipe que já saiu.

    >> CASA DOS POMBOS <<

  • Pensei assim: primeiro, não faço a menor ideia do que seja naipe ou regras do baralho, maaaaaas, se são quatro peças distintas, não posso pegar só duas. Porque eu posso tirar duas cartas iguais ou duas diferentes. Também não posso pegar apenas três cartas, porque eu posso tirar três cartas iguais ou três diferentes. Como também não posso tirar quatro cartas apenas, porque eu corro o risco de tirar as quatro cartas iguais, mas também posso tirar as cartas diferentes. Agora, COM TODA A CERTEZA, se eu tirar cinco, garanto que saem pelo menos duas cartas iguais, uma vez que podem sair quatro cartas diferentes e uma repetida ou as cinco iguais. Perceba que é sempre duas possibilidades: uma pra sair tuuudo igual ou diferente

  • Questão mal elaborada.. eu pediria recurso. Se cada naipe tem 13 cartas.. como que, no mínimo, eu tirando 5 garantiria que pegaria 2 do mesmo naipe??!