SóProvas


ID
357877
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Como um panorama evolutivo das escolas da administração pública brasileira, pode-se esboçar a conclusão de que

Alternativas
Comentários
  • a) o gerencialismo, sucedendo imediatamente à escola patrimonialista, aperfeiçoou esta, uma vez que, não abandonando os seus conceitos essenciais, preocupou-se com a eficiência da máquina estatal.

    A escola gerencialista sucedeu a escola burocrata. Para maiores observações sobre os períodos de cada modelo administrativo:


    • 1800-1930 Patrimonialismo
    1930/45 – Burocratização da Era Vargas
    • 1956/60 – A administração paralela de JK
    • 1967 – A reforma militar (Dec. Lei 200/1967) - alguns autores consideram essa data para o gerencial
    • 1988 – A administração pública na nova Constituição
    • 1990 – O governo Collor e o desmonte da máquina pública
    1995/2002 – O gerencialismo da Era FHC 
    • 2002-atual Nova Administração Pública (New Public Management) 

    b) 
    o gerencialismo está definitivamente consolidado na prática da administração pública brasileira, garantido até mesmo com assento constitucional.

    Ainda há muito caminho para a consolidação do gerencialismo na administração pública, pois ainda existem resquícios do modelo burocrático e até do patrimonialismo (um exemplo é o nepotismo).


    c) a burocracia, assegurando a isonomia, é um receptáculo de uma sociedade democrática e participativa na administração pública.

    O modelo administrativo que mais se aproxima de uma sociedade democrática e participativa, sem dúvidas foi o gerencialismo.  Para Bresser Pereira, por exemplo, o gerencialismo está orientado para o cidadão e para a obtenção de resultados. Aliás, quem tentou trazer esse modelo democrático e participativo na administração gerencial foi o Public Service Orientation (PSO), que se enquadra pelo fato de basear-se na noção de equidade, de resgate da noção de quidade, do conceito de esfera pública e de ampliação do dever social de prestação de contas.  No PSO, o cidadão (ñ cliente) é participativo e decide a respeito dos temas que são de seu interesse.


    d) a implementação da escola gerencial no Brasil só se fez possível com a criação de órgãos institucionais ligados diretamente à Presidência da República, a fim de combater interesses contrários à reforma.

    Não houve de fato isso, porque o modelo gerencial de certa forma causa uma expectativa pois demonstrava que com ele, o governo seria mais eficiência nas suas ações.


    e) CORRETA.
  • Pessoal, no intuito de evitar a poluição virtual e consequentemente o desvirtuamento da finalidade do site, exporei apenas quanto aos elementos indicadores do erro das alternativas (complementando o comentário da colega):

    Os erros são os seguintes:

    A) ... "sucedendo imediatamente à escola patrimonialista" = A ordem correta é a seguinte (na formulação teórica de Weber e na experiência mundial, embora saibamos que no Brasil ocorreram alguma peculiaridades - mescla de adm. patrimonial, buricratica e gerencial + "mal chega adm. burocratica e é atropelada pela adm gerencial): ADM PATRIMONIALISTA> ADM BUROCRATICA> ADM GERENCIAL;

    B).... "Definitivamente consolidado", Forçou bastante a barra aqui, não ha qualquer autor/teórico que sustente esse absurdo;

    C) ..."assegurando a isonomia". Pessoal, por si só, dizer que a Burocracia "assegura a isonomia" é forçar bastante a barra, sendo portanto um forte indício de erro. Mas seguindo na leitura, "... receptáculo de uma sociedade democrática e participativa" foi a gota dágua: NÃO> ADM BUROCRATICA foca nos processos, é autoreferenciada. Palavras como "participação dos cidadãos" e "democracia" remetem necessariamente à ADM GERENCIAL ;

    D)Totalmente sem sentido e sem amparo na literatura. Ademais, criar órgãos diretamente vinculados à presidencia da republica é uma estruturação organizacional centralizada.... o que destoa de um dos caros princípios da ADM GERENCIAL: Descentralização e Empoderamento;

    E) O trecho "as mudanças (...) estenderam-se pela América Latina" pode soar inveridico a primeira vista, principalmente diante de Governos como a Venezuela e a Bolívia. Todavia, é verdade que houve aomenos um aumento do debate através de foruns como o CLAD - Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo;

    Bons estudos!
  • Na minha opinião a America Latina hoje está vivendo no geral com um crise de governos. Vemos justamente o contrário a centralização dos poderes na mão do governo. Vide Cuba, Venezuela, Colombia e etc.

  • Fiquei em dúvida com relação à "d". Muito embora a "e" seja a correta, foram criados o Ministério da Desburocratização (1979) e, mais adiante, o MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). Ambos ligados à presidência e com a intenção de implantar a administração gerencial.

  • Não entendi  o gabarito da banca  !!!!!

  • Pelo que sei a EC 19/98 introduziu a eficiência como princípio da administração pública. Se isto não é considerar o gerencialismo como algo definitivamente consolidado e dar a ele assento constitucional, não sei o que pode ser. Achei esta banca, funiversa, bem fraquinha. Achei mal elaboradas todas as questões dela que fiz. 

  • Alguém sabe me dizer por que a B está errada?