-
Gabarito - E
O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma actividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.
De autoria de Alex Osborn, foi, e é, por este e por seus seguidores, muito utilizada nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, publicidade e propaganda.
Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reúnam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim ideias inovadoras que levem o projeto adiante.
É preferível que as pessoas que se envolvam nesse método sejam de setores e competências diferentes, pois suas experiências diversas podem colaborar com a "tempestade de ideias" que se forma ao longo do processo de sugestões e discussões. Nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada ou absurda. Todas as ideias são ouvidas e trazidas até o processo de brainwriting, que se constitui na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo de brainstorming, em uma reunião com alguns participantes da sessão de brainstorming, e assim evoluindo as ideias até a chegada da solução efetiva.
Quando se necessita de respostas rápidas a questões relativamente simples, o brainstorming é uma das técnicas mais populares e eficazes. Esta técnica vem sendo difundida e inserida ainda em diversas outras áreas, tais como educação, negócios, informática, Internet e outras situações mais técnicas.
-
Brainstorming é uma ferramenta para geração de novas idéias, conceitos e soluções para qualquer
assunto ou tópico num ambiente livre de críticas e de restrições à imaginação.
2. Quando usar
O Brainstorming é útil quando de deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de idéias
sobre um assunto a ser resolvido, possíveis causas de um problema, abordagens a serem usadas,
ou ações a serem tomadas.
-
A) A terceirização ou outsourcing é uma prática empresarial que visa ao aumento da qualidade nas suas atividades, pode ser usada para atividade-meio e atividades-fim.
B) Empowerment , ou delegação de autoridade, é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas. Analisa-se o desenvolvimento, ou grau de maturidade, do empowerment na organização avaliando o estágio evolutivo em que se encontram as áreas de gestão, as configurações organizacionais, as estratégias competitivas, a gestão de recursos humanose a qualidade.
C) Reengenharia é um sistemaadministrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
D) Open-book Management gestão com livro aberto pode ser definida como uma ferramenta radical, pois é necessária uma inevitável delegação de poderes aumentando o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.
-
GABARITO: LETRA E
Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.
-
Gabarito: E.
Brainstorming
→ Brainstorming é um processo estruturado para a geração de ideias e pode ser feito individualmente ou em grupo.
Características :
- Tempestade/Inovação de ideias;
- Resolver problemas específicos ;
- Criado nos Estados Unidos;
- Planejamento Estratégico
- Utilizado em dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda;
- Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda (são proibidos debates e críticas às ideias apresentadas);
- Foco na quantidade: procure coletar o máximo de ideias possível;
- Acolha ideias incomuns: não cerceie a criatividade das pessoas, incentive o pensamento divergente, do “lado esquerdo” do cérebro;
- Devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experiência com o problema em causa. É necessário não misturar os chefes com os trabalhadores. Devem ser escolhidas pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organização.
- Enquanto um grupo típico de brainstorming deverá conter de seis a doze pessoas, o grupo de avaliação deve conter exatamente três, cinco ou sete pessoas.
- Quando se utiliza o brainstorming individual, pode ser de grande ajuda o uso de mapas mentais ou semantic maps para organizar e desenvolver as ideias.