-
CORRETA.
Princípio da Integridade: os fundos (conjuntos de documentos de uma mesma proveniência) são preservados, não havendo qualquer adição, supressão, modificação, utilização ou ocultação, destruição não autorizada, dos documentos.
*lembrando que o objetivo do princípio da integridade decorre do Princípio da proveniência: princípio básico da Arquivologia segundo o qual o arquivo produzido por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de outras entidades produtoras. Também chamado princípio do respeito aos fundos;
-
Correta
Autenticidade:
Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção, é autêntico.
Exigência: para assegurar a autenticidade dos documentos arquivísticos, o programa de gestão arquivística tem que garantir sua identidade e integridade .
Para tanto deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, a manutenção, a avaliação, a destinação e a preservação dos documentos, garantindo que os mesmos estejam protegidos contra acréscimos, supressão, alteração, uso e ocultação indevidos. http://www.siga.arquivonacional.gov.br/Media/earqbrasil.pdf
-
CORRETA
É o princípio da integridade/indivisibilidade, que diz respeito que os fundos de arquivos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
E a autenticidade é característica dos documentos arquivísticos, que está ligada ao processo de manutenção, guarda e custódia dos documentos.
-
ÓBVIO.
-
Integridade: a integridade visa assegurar que um documento não teve seu conteúdo alterado após ter sido assinado.
Para isso, o sistema é capaz de detectar alterações não autorizadas no conteúdo. O objetivo é que o destinatário verifique que os dados não foram modificados indevidamente.
https://consultasaj.tjam.jus.br/WebHelp/id_seguranca_da_informacao.htm
-
GABARITO: CERTO
Art. 4o Para os efeitos desta Lei, considera-se:
VIII – integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;
FONTE: LEI No 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.
-
Entendi. Documentos não podem ser UTILIZADOS...para o Cespe.