SóProvas


ID
358099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos


A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.

Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.

O estabelecimento de uma política de descrição de documentos depende de informações sobre recursos humanos e financeiros, preparação técnica e científica do pessoal capacitado, qualidade dos recolhimentos, perfil do usuário e sua demanda, tendências da historiografia e estado físico da documentação.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A descrição é um conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa, a [classificação dos documentos] só consegue atingir plenamente seus objetivos mediante a descrição. Sendo assim, a descrição é proveniente do processo de classificação e de avaliação, devendo ser aliada a um conjunto de metadados que representem as informações que identificam o acervo arquivístico e explicam o seu contexto. Os instrumentos que apóiam a descrição são os inventários, guias, catálogos, os quais explicam os documentos de arquivo quanto a sua localização, identificação e gestão, além de situar o pesquisador quanto ao contexto e os sistemas de arquivo que os gerou.

    pt.wikipedia.org/wiki/Descrição_documental

    ;)
  • Questão retirada do capítulo 13 (Política de Descrição Documental) do livro - Arquivos Permanentes: Tratamento Documental. Heloísa Liberalli Bellotto. 4ºed.

    a questão traz os quesitos a serem estudados quanto a situação do arquivo ao elaborar os instrumentos de pesquisa. 
    assim devemos estudar a situação do arquivo quanto a:  
    - recursos humanos e financeiros; 
    - preparação técnica e científica do pessoal;
    - qualidade dos recolhimentos; 
    - perfil do usuário e sua demanda de dados; 
    - tendências da historiografia; 
    - estado físico da documentação.
  • Não entendi a parte das "tendências da historiografia". Alguém pode explicar melhor?