SóProvas


ID
358105
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos


A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.

Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.

A produção de instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, isto é, do geral para o particular, sendo o guia o primeiro instrumento a ser elaborado.

Alternativas
Comentários
  • DICIONÁRIO BRASILEIRO de Terminologia Arquivística
    guia
    Instrumento  de  pesquisa que oferece informações gerais sobre  fundos e coleções existente em um ou mais  arquivos((22).

    Resposta: Tal questão buscou o entendimento literal da HELOISA BELLOTO, não tendo muito o que se dizer apenas devemos interiorizar tal AFIRMAÇÃO. Você pode achar esse entendimento (literalidade do livro) no livro da Heloisa Bellotto (Arquivos permanentes: tratamento documental).

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
  • Marquei como errada, pois na terceira edição de arquivo teoria e prática de Marilena Paes Leite, em sua página 131, quarto parágrafo é dito:
    "O inventário sumário é fundamental e deve ser o primeiro instrumento de pesquisa a ser elaborado tanto para os fundos de arquivos públicos - constituídos de documentos de caráter oficial - quanto para os de arquivos privados".

    Se alguém puder ajudar, agradeço.
  • Respondendo ao questionamento do R. Veja, eu estou com o livro da Marilena Paes aqui e o que eu entendi é que o inventário sumário é fundamental e deve ser o primeiro instrumento de PESQUISA. Não necessariamente será o primeiro documento, em ordem... foi o que eu entendi! 
  • Bellotto, pg. 220, 4º Ed. do livro Arquivos permanentes: tratamento documental.

    A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial. Dada a necessidade de se fornecer, antes de qualquer particularidade, uma visão geral dos fundos do arquivo, seus serviços e possibilidades de acesso, o primeiro instrumento a ser elaborado deve ser o guia.

  • A ordem lógica dos instrumentos de pesquisa é:

    1) Guia

    2) Inventário

    3) Catálogo