SóProvas


ID
358111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A enorme quantidade de documentos que caracteriza o arquivo permanente público versus a necessidade urgente de pesquisa e divulgação motiva o estabelecimento de políticas de descrição que se concretizem em programas descritivos viáveis e eficazes.

Heloisa Liberalli Bellotto. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p. 141 (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.

Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa a partir de uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e descrever as peças documentais de uma maneira minuciosa, está-se produzindo um repertório.

Alternativas
Comentários

  • Repertório
    Instrumento de pesquisa no qual são descritos pormenorizadamente  documentos, pertencentes a um ou mais fundos  e/ou  coleções, selecionados segundo critérios previamente definido.

    Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/download/dic_term_arq.pdf
  • Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico. No repertório há um juízo de valor, determinando a inclusão ou não de documento específico. Os itens são descritos minuciosamente, cabendo, como apoio, a apresentação de parte desse instrumento pelo critério cronológico.
    Fonte: Arquivologia para Concursos, Renato Valentini

  • Repertório (catálogo seletivo)

    É um instrumento de pesquisa que traz uma "relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e no qual cada peça integrante de uma unidade de arquivamento é descrita minuciosamente". Como a própria definição alude a que cada peça seja minuciosamente descrita, fica claro que a sistemática é a dos verbetes individualizados.

    [...]

    Anteriormente chamado de repertório, por influência da terminologia francesa, é mais conhecido hoje, no Brasil, pela mesma denominação que tem em Portugal e na Espanha: catálogo seletivo.

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes - Heloisa Bellotto