SóProvas


ID
3582469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESI-SP
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

O Acordo de Munique de 29 de setembro de 1938, firmado entre Alemanha, Grã-Bretanha, França e Itália, inscreve-se no âmbito da chamada política de apaziguamento. A respeito desse acordo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A REGIÃO DE SUDETOS, da então Tchecoslováquia, tinha aproximadamente 80% população de etnia alemã.

    Orientados pela Alemanha, os alemães dos Sudetos denunciaram o governo tcheco por “perseguir” a minoria germânica e promoveram agitações em favor da autonomia local. Por trás dessas reinvindicações, no entanto, estava a meta alemã de anexar a região. Lutas entre tchecos e alemães dos Sudetos intensificaram as tensões.

    Procurando manter a paz, o primeiro-ministro inglês, Neville Chamberlain, ofereceu-se para se encontrar com Hitler. Alguns funcionários britânicos, acreditando na propaganda hitlerista, achavam que os alemães dos Sudetos eram realmente uma minoria perseguida.

    O destino da Tchecoslováquia foi decidido na Conferência de Munique, entre Chamberlain, Hitler, Mussolini e o primeiro-ministro francês, Édouard Daladier. Nesse encontro, Daladier e Chamberlain optaram por permitir a invasão dos Sudetos, desde que os alemães dessem demonstrações de que atuavam pela manutenção da paz na Europa.

    Resposta: B

  • A Conferência de Munique foi uma reunião realizada entre os líderes de Reino Unido, França, Alemanha e Itália para debater o interesse alemão em anexar a seu território a região dos Sudetos, então pertencente à Tchecoslováquia.

    GABARITO: B

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-conferencia-munique.htm