SóProvas


ID
358261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de referência e de estudos de usuários, nos quais se aplicam a abordagem tradicional ou a abordagem cognitiva.

Em uma das abordagens cognitivas, denominada abordagem sense-making, pressupõe-se que a informação está contida nos documentos e é, portanto, uma entidade independente da interação do homem com o mundo.

Alternativas
Comentários
  • DERVIN define essa atividade tanto como um comportamento interno (i.é., cognitivo), como externo (i.e., atitudes, reações face ao meio social) que permite ao indivíduo construir e projetar seus movimentos, suas a9oes através do tempo e espaço. A busca e uso de informação, portanto, e central para tal atividade.

    Portanto, é dependente da interação homem com o mundo.
  • Sense-Making Approach: método desenvolvido por Brenda Dervin, em 1972,  p/ mapear necessidade d informação sob ótica do usuário. Essa abordagem consiste em pontuações de premissas teóricas e conceituais e outras metodologias relacionadas, para avaliar como audiências, usuários, clientes e cidadãos percebem, entendem e sentem suas interações com instituições, mídias, mensagens e como usam informação e outros recursos nesse processo. Essa técnica é empregada para estudar como indivíduos percebem o sentido d seu mundo e, em particular, como eles constroem as necessidades e o uso de informação nesse processo. Esse modelo permite a cada pessoa representar sua própria realidade.

    Assim percebe-se que a informação, conforme tal abordagem, é totalmente dependente da interação do homem com o mundo.

    Força, foco e fé!

  • Sense Making de Brenda Dervin ou (Modelo de 3 pontos)

    SITUAÇÃO - LACUNA - USO

    Entende o usuário dentro da ótica psicológica, emocional.