SóProvas


ID
3587626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESPA-PA
Ano
2004
Disciplina
Biologia
Assuntos

A malária ataca as hemácias do sangue. Estudos mostraram que pessoas portadoras de anemia falciforme apresentavam melhor resistência aos efeitos da malária. Neste tipo de anemia, que é determinada geneticamente, há produção pelo organismo de hemoglobina anômala, na qual ocorre a substituição de um aminoácido em duas das quatro cadeias da hemoglobina, dando às hemácias uma forma de foice. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Nos portadores de anemia falciforme, a anemia se manifesta por uma modificação nas hemoglobinas, que faz que elas passem a se combinar apenas com as moléculas de gás carbônico, comprometendo o transporte de oxigênio pelas hemácias nesses indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária. É causada por uma alteração na formação da hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio presente nos glóbulos vermelhos.

    Os glóbulos vermelhos que normalmente são redondos, na anemia falciforme perdem a forma arredondada e a elasticidade, adquirindo a forma de foice. Por isso, o nome falciforme. Os glóbulos ficam mais rígidos e não conseguem fluir nos pequenos vasos sanguíneos, formando aglomerados que impedem a oxigenação dos tecidos. Essas obstruções nos pequenos vasos e artérias podem ocasionar complicações graves, como infarto, doença renal, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral.

  • diminui a oxigenação, mas não totalmente, pois se não a pessoa morreria!