SóProvas


ID
3598336
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Campo Bom - RS
Ano
2019
Disciplina
História
Assuntos

Analise as assertivas abaixo considerando o processo do comércio escravocrata e as implementações de políticas de descontinuidade dessa relação comercial:

I. A historiografia apresenta o comércio de escravos como uma atividade extremamente lucrativa até o final do século XIX, porém, no processo de desintegração desse modelo, os ingleses, objetivando mais lucratividades, determinaram, em 1807, a intensificação de envio de escravos para suas colônias de forma impositiva.

II. Com a consolidação da Revolução Industrial, o capitalismo moderno dinamizou o processo de desintegração do modelo escravocrata, uma vez que a escravidão se tornou um peso morto, um ente fora do mercado de consumo.

III. Dom Pedro I, em 1850, obrigou a Inglaterra a reconhecer a independência do Brasil e, para isso, comprometeu-se em intensificar o envio de grupos de escravos à Inglaterra, como pacto de obediência a uma lei inglesa e pagamento das dívidas contraídas.

IV. Em 1850, as pressões sobre o fim do escravismo eram tão grandes que levaram à aprovação da lei do ventre livre, a qual proibiu definitivamente o tráfico negreiro para o Brasil.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. A Inglaterra a partir do século XIX passou a denunciar a escravidão, fazendo com que houvesse pressões contra o tráfico. D. Pedro abdicou do trono brasileiro em 1831, falecendo em 1834. Ou seja, impossível ele ter negociado tal questão com os ingleses, negociação esta que entraria também em contradição à já citada posição britânica. Em 1850 seria aprovada a Eusébio de Queiroz, que proibia o tráfico, e não o ventre livre, instituto jurídico surgido apenas em 1871.