-
Não houve a reestruturação do padrão-ouro, desde então o dólar não tem mais lastro.
-
Acho que o erro em dizer que o padrão-ouro entrou em colapso na grande depressão,quando caiu durante a 1ª guerra.
Bretton Woods restruturou o padrão-ouro,mas agora somente em uma moeda, o dolar.
-
Estipulou o padrão dólar-ouro, e não o padrão-ouro.
-
1º erro: O padrão ouro entrou em colapso durante a Primeira Guerra Mundial e não durante a crise de 1929. A partir de 1919 temos o padrão câmbio-ouro.
2º erro: o sistema de Bretton Woods estabeleceu o padrão dólar-ouro, que duraria até 1971.
-
Pessoal, revendo essa questão percebi que meu comentário anterior estava equivocado.
Em Bretton Woods ficou estipulado que o dólar seria sim lastreado em ouro, enquanto as demais moedas teriam como referência o dólar.
A perda do lastro em ouro do dólar só ocorreu em 1971, como explicado pelos colegas.
A questão está errada por falar em padrão ouro (segundo a qual as moedas em geral teriam lastro em ouro), em vez de padrão dólar-ouro (o dólar tem lastro em ouro, enquanto as demais moedas tomam como referência o dólar).
Ou seja, é verdade que não teve reestruturação do padrão ouro, mas é falso o meu comentário ao dizer que o dólar não tinha mais lastro desde Bretton Woods, já que isso só ocorreu décadas depois.
Agradeço aos demais por terem explicado melhor o erro.
-
Eric Hobsbawn foi considerado , no último quartel do século XX, o mais importante historiador vivo, tendo sido “ testemunha ocular" da História durante quase todo o século ,na medida em que nasceu em 1917 e faleceu em 2012. Sua auto biografia – Tempos Interessantes – é um passeio pelo século XX.
Dentre sua vasta obra as mais conhecidas popularmente são as chamadas “ Eras" : das Revoluções, do Capital, dos Impérios e dos Extremos.
O trecho transcrito é retirado da “Era dos Extremos" que trata do que Hobsbawm entendia como o breve século XX. Ele enuncia alguns efeitos da Segunda Guerra Mundial , de que forma se reordena a arena internacional e os países após a guerra e o estabelecimento de novas potências dominantes como EUA e URSS.
A primeira parte da afirmativa da questão está correta. “ O sistema de Bretton Woods estabilizou o sistema financeiro internacional, contemplou a criação do FMI e do Banco Mundial" . Mas, tal sistema foi estabelecido a partir de 1946 e não como forma de reestruturação após a crise de 1929.
O sistema de Bretton Woods nasceu após a segunda guerra mundial, quando o dólar passa a ser a medida do padrão monetário do mundo ocidental não socialista e, com o câmbio fixo. Assim permaneceu até mais ou menos a década de 1970.
A parte final da afirmativa está incorreta, o que a inviabiliza como um todo
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Questão errada! Acertei devido ao trecho "estabilizou o sistema financeiro internacional".
Minha contribuição:
O sistema de Bretton Woods foi perdendo força ao longo dos anos devido às limitações em manter o dólar atrelado ao ouro.
No ano de 1971, o presidente Richard Nixon determina o fim deste sistema, permitindo que cada país pudesse definir como seria a paridade de duas moedas.
Apesar de seu fim, este sistema conseguiu sustentar e impulsionar o comércio internacional. Além disso, mantém os seus efeitos até os dias atuais, com o FMI e o Banco Mundial ainda em atividade.
-
istema de Bretton Woods foi perdendo força ao longo dos anos devido às limitações em manter o dólar atrelado ao ouro.
No ano de 1971, o presidente Richard Nixon determina o fim deste sistema, permitindo que cada país pudesse definir como seria a paridade de duas moedas.
Apesar de seu fim, este sistema conseguiu sustentar e impulsionar o comércio internacional. Além disso, mantém os seus efeitos até os dias atuais, com o FMI e o Banco Mundial ainda em atividade.