SóProvas


ID
360169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os seguintes itens, relativos à administração de banco de dados Oracle e ADABAS.

I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS difere do modelo relacional clássico, entre outras razões, por permitir o uso de campos (ou colunas) de registros com múltiplas ocorrências.

II No desenho do ADABAS, existe a preocupação com a provisão de elevado nível de abstração para seus modelos de dados, em detrimento do menor desempenho.

III Para se gerenciarem a recuperação após falhas de instâncias e o roolback de transações não comitadas, o Oracle mantém, respectivamente, dois registros independentes, o redo log e o undo record.

IV Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.

V Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces associados a um único datafile quanto várias tables associadas a um único tablespace.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Análise das questões de ORACLE:

    III) Correta
    Undo records são usados para [1]:
    • Reverter transações quando uma instrução ROLLBACK é emitida
    • Recuperar o banco de dados
    • Fornecer consistência de leitura
    • Analisar os dados a partir de um ponto anterior usando o Oracle Flashback Query
    IV) Errada
    Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega a interface gráfica Oracle Enterprise Manager, embasada em tecnologia web.

    Para estabelecer comunicação primária e direta com o Oracle, a fim de gerenciá-lo, um DBA Oracle, usualmente, emprega o SQL*Plus[2] 

    IV) Errada
    Em uma instância do Oracle, um DBA pode encontrar tanto vários tablespaces datafiles associados a um único datafile tablespace quanto várias tables associadas a um único tablespace.


    Referências:
    [1] http://docs.oracle.com/cd/B19306_01/server.102/b14231/undo.htm
    [
    2] http://docs.oracle.com/cd/E14072_01/server.112/e10897/em_manage.htm#CACHGFFI
  • Banco de dados adabas é hierárquico, sendo assim:
    • Arquivos, e não tabelas, como o principais unidades de organização;
    • Records, e não células, como menores unidades de organização;
    • Campos, e não colunas, como componentes de uma unidade;
    • Não baseado no sistema SQL, precisando de um mecanismo de busca externo;
    • Dirty Read como modo de operação;
    • Suporta “Tabelas Encaixadas”
  • "I Embora seja considerado um SGBD relacional, o ADABAS..." Essa afirmação poderia causar erro na questão. O Adabas possui 2 versões: a versão C que é hierárquica e a versão D que é relacional. Como a questão não especifica a versão haveria um claro erro no enunciado.
  • GABARITO B) I e III

    I) Os SGBDS relacionais são banco de dados que modelam os dados no formato de tabelas, que podem se relacionar entre si. Cada tabela pode possuir diversos atributos, com diversos tipos de dados.

    Adabas é um banco de dados relacional, como ele Armazena informações em tabelas em que as linhas representam dados individuais em registros. As colunas representam os campos e; os arquivos Adabas são separadas, mas podem ser ligados logicamente por um campo comum; O Adabas permite que você escolha qualquer tipo de estrutura.

    Fonte-<https://adabasmainframe.blogspot.com/2013/10/o-adabas-e.html>

    III) O log de redo , consiste em dois ou mais arquivos pré-alocados que armazenam todas as alterações feitas no banco de dados à medida que ocorrem. Cada instância de um banco de dados Oracle tem um redo log associado para proteger o banco de dados em caso de falha da instância.

    Os arquivos de log de redo que são necessários para a recuperação da instância são chamados de arquivos de log de redo ativos.

    Fonte-

    Os dados de Undo são muito importantes para um banco de dados Oracle. Esses dados são armazenados em extensões dentro de segmentos em uma tablespace dedicada a armazenar este tipo de dados.

    ·        Estes dados são frequentemente utilizados para reverter transações (Rollback), para recuperar uma transação que terminou abruptamente (Ex: kill – 9, ALTER SYSTEM KILL IMMEDIATE, etc.), para executar a recuperação de uma instância, para a recuperação a um ponto do tempo, para leituras consistentes, para resolver problemas lógicos e para operações de Flashback que foram introduzidos na versão 10g. Os dados Undo são tão importantes quanto os dados Redo e ambos se complementam. Enquanto o Undo desfaz, o Redo refaz.

    ·        

    Fonte-