SóProvas


ID
360178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.

Alternativas
Comentários
  • a) Os requisitos do software da organização são, detalhadamente, descritos por meio de fórmulas e diagramas, usando-se notações matemáticas embasadas na teoria dos conjuntos, relações e funções, e no cálculo de predicados. Portanto, a empresa usa métodos ágeis.Não sei que método é usado pela empresa nesta alternantiva.

    c) Imediatamente após ter testado um protótipo evolucionário, um dos colegas da empresa iniciou a produção de uma lista de riscos aos quais o projeto está sujeito. Dessa forma, a empresa não utiliza um modelo de ciclo de vida embasado no espiral.

    d) Todos os colegas com os quais o desenvolvedor teve contato lhe informaram que desenvolvem testes unitários para os módulos que desenvolvem, realizam programação em pares e, periodicamente, fazem refatoração de código. Nesse caso, a empresa não utiliza o modelo de programação extrema. --> são algumas das caracteristicas do Xp.
  • Nome da letra A é método formal : http://pt.wikipedia.org/wiki/Métodos_formais
  • ...complementando o comentário acima, faltou o erro da letra E.

    A empresa dispõe de processo bem estabelecido para medição e análise da qualidade dos processos de software e produtos desenvolvidos, não ocorrendo o mesmo com processos de gerenciamento de acordo com os vários fornecedores da empresa. Assim, a empresa tem chances de estar aderente ao CMMI, no nível de maturidade 2
  • A PA Gerenciamento de Acordos com Fornecedores é a única PA opicional. Sendo assim, a letra E não deveria estar correta?
  • O fato de o gerente geral de projetos decidir junto ao cliente por mudança de requisitos no projeto que se encontrava em fase de testes e se comprometer e incluir tais mudanças numa próxima liberação do produto, afasta o modelo de ciclo de vida em cascata, se ajustando à alternativa B, que diz  que a decisão de incluir tais mudanças permite inferir não se tratar do modelo de desenvolvimento do tipo cascata.
    O modelo de desenvolvimento em cascata é entregue de uma só vez, tendo como principais problemas , justamente, a mudança de requisito, sistema grandes e erros encontrados no final.

    Resposta: B
  • Na alternativa E, o nível de maturidade 2 é gerenciado, ou seja, se os fornecedores não estão nesse nível, então a empresa não estar aderente ao CMMI nível 2.
  • A - ERRADO, Metodologias ágeis utilizam pouca documentação. Portanto, fórmulas e diagramas não são utilizados em métodos ágeis.

    b - CORRETA

    C - ERRADA - Imediatamente após ter testado um protótipo evolucionário, um dos colegas da empresa iniciou a produção de uma lista de riscos aos quais o projeto está sujeito. Dessa forma, a empresa não utiliza um modelo de ciclo de vida embasado no espiral.


    D - ERRADA -  Todos os colegas com os quais o desenvolvedor teve contato lhe informaram que desenvolvem testes unitários para os módulos que desenvolvem, realizam programação em pares e, periodicamente, fazem refatoração de código. Nesse caso, a empresa não utiliza o modelo de programação extrema


    programação extrema = extreme programming = XP

    E -A empresa dispõe de processo bem estabelecido para medição e análise da qualidade dos processos de software e produtos desenvolvidos, não ocorrendo o mesmo com processos de gerenciamento de acordo com os vários fornecedores da empresa. Assim, a empresa tem chances de estar aderente ao CMMI, no nível de maturidade 2.


    No nível 2, existe o processo chamado "Gestão de Acordo com o Fornecedor"
  • Não entendi porque a letra b) esta correta.
    Pois para mim a liberação do produto aconteceria na fase final do modelo em cascata, ou seja, na fase de Implantação.
    O que não implicaria o fato de não se adotar o modelo em cascata, pois poderia retornar ao começo, na fase de Comunicação, e modificar os requisitos.
    A pergunta é simples: Liberação do produto é a última fase ou a próxima fase ? Se próxima fase, gostaria de saber as fontes.

    Obrigado

  • @Testing123: pois é, também fiquei com essa dúvida. Até entendo que o modelo Cascata é sequencial, mas nada impede que, terminada a sequência, novos requisitos possam aparecer numa versão 2 do software, onde se iniciará uma nova sequência de fases a serem seguidas. Talvez a palavra 'liberação', do item B, denote algo menor do que uma nova versão, algo mais para incremento, o que não combina com o Cascata.

  • Normalmente o conceito do modelo em Cascata deve ser considerado como foi estabelecido na forma pura, ou seja, sequencial, rígido, com o início de uma etapa apenas depois de a anterior ter sido concluída.

     

    Assim, quando a alternativa B menciona que o projeto já estava na fase de teste e teve que voltar para outra fase, fica explícito que não pode ser o modelo em Cascata.