SóProvas


ID
3606901
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2014
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Sobre o que dispõe a Lei n. 8.245/1991, é correta a afirmação:

Alternativas
Comentários
  • A) está errada, Art. 28. O direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívocasua aceitação integral à proposta, no prazo de trinta dias.

    D) Art. 19. Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá- lo ao preço de mercado.

  • Gabarito B...

    [A], Art. 28. O direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de trinta dias.

    [B]Art. 55. Considera - se locação não residencial quando o locatário for pessoa jurídica e o imóvel, destinar - se ao uso de seus titulares, diretores, sócios, gerentes, executivos ou empregados.

    [C]Art 22 Parágrafo único. Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente:

    g) constituição de fundo de reserva.

    [D] Art. 19. Não havendo acordo, o locador ou locatário, após três anos de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá- lo ao preço de mercado.

  • A) A questão exige do candidato o conhecimento da letra fria da Lei 8.245, que é a Lei de Locação. Dispõe o art. 27 que “no caso de venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de direitos ou dação em pagamento, o locatário tem preferência para adquirir o imóvel locado, em igualdade de condições com terceiros, devendo o locador dar - lhe conhecimento do negócio mediante notificação judicial, extrajudicial ou outro meio de ciência inequívoca".

    De acordo com o art. 28, “o direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de TRINTA DIAS". É um prazo razoável, que possibilita aos interessados refletirem sobre a oportunidade e conveniência da aquisição. Incorreta;

    B) A assertiva está em harmonia com o art. 55: “Considera - se locação não residencial quando o locatário for pessoa jurídica e o imóvel, destinar - se ao uso de seus titulares, diretores, sócios, gerentes, executivos ou empregados". Correta;

    C) Fundo de reserva é considerado DESPESA EXTRAORDINÁRIA, por força do art. 22, § ú, alínea g: “Por despesas extraordinárias de condomínio se entendem aquelas que não se refiram aos gastos rotineiros de manutenção do edifício, especialmente: constituição de fundo de reserva".  Incorreta;

    D) Em relação ao aluguel, diz o legislador, no art. 19 da Lei, que “não havendo acordo, o locador ou locatário, após TRÊS ANOS de vigência do contrato ou do acordo anteriormente realizado, poderão pedir revisão judicial do aluguel, a fim de ajustá -lo ao preço de mercado". A finalidade da norma é permitir que o locador resgate o sinalagma, demonstrando, para isso, que o decurso do tempo ocasionou a manifesta desproporção entre prestação e contraprestação. Incorreta.

    FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Curso de Direito Civil. Contratos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2015. v. 4

    Gabarito do Professor: Letra B.
     
  • Art. 28. O direito de preferência do locatário caducará se não manifestada, de maneira inequívoca, sua aceitação integral à proposta, no prazo de trinta dias.

  • Art. 29. Ocorrendo aceitação da proposta, pelo locatário, a posterior desistência do negócio pelo locador acarreta, a este, responsabilidade pelos prejuízos ocasionados, inclusive lucros cessantes