SóProvas


ID
3608284
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Mesmo que seja emitida por um órgão coletivo, tem apenas uma manifestação de vontade. Estamos falando de que qual classificação dos atos administrativos?

Alternativas
Comentários
  • Simples: decorre da vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado - exemplo: nomeação pelo Presidente da República, decisão de um Conselho, etc. (GABARITO)

    Complexo: decorre da manifestação de dois ou mais órgãos; de duas ou mais vontades que se unem para formar um único ato. Exemplo: Decreto do prefeito referendado pelo secretário.

    Composto: manifestação de dois ou mais órgãos, em que um edita o ato principal e o outro será acessório. Exemplo: nomeação de ministro do Superior Tribunal feito pelo Presidente da República e que depende de aprovação do Senado. A nomeação é o ato principal e a aprovação o acessório.

  • Esquematizando..

    Simples: 1 só manifestação, ainda que por um órgão colegiado.

    Composto: 1 vontade principal que dependa de uma vontade acessória para dar-lhe exequibilidade.

    Complexo: Ato com SEXO - Dois órgãos = 1 só vontade.

    Exemplo: Aposentadoria.

    Bons estudos!

  • LETRA D

    Pois, o Ato simples nasce por meio da manifestação de vontade de um órgão (unipessoal ou colegiado) ou agente da Administração.

  • Não confundir ato complexo com ato composto:

    "A nomeação de ministro do STF é um ato composto, pois se inicia pela escolha do presidente da República e passa pela aprovação do Senado Federal." (Q37390). Errado!

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • A questão exige conhecimento acerca dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item correto, de acordo com o texto a seguir: Mesmo que seja emitida por um órgão coletivo, tem apenas uma manifestação de vontade.

    a) Complexos.

    Errado. Ato administrativo complexo é a vontade de dois órgãos ou agentes públicos para um único ato. Isto é: um atos, de dois órgãos/agentes públicos. Exemplo de Hely Lopes Meirelles para atos complexos: investidura de funcionário público: a nomeação é realizada pelo Poder Executivo e a posse, pelo chefe de repartição. #SE LIGA NA DICA: atos compleSEXOs = dois órgãos, uma só vontade.

    b) Objetivos.

    Errado. A doutrina faz diversas classificações dos atos administrativos, entre elas a divisão entre atos simples, compostos e complexos, não existindo a classificação de "atos administrativos objetivos".

    c) Compostos.

    Errado. Ato administrativo composto é a vontade de um único órgão, mas que depende de anuência superior. Ou seja: dois atos de um único órgão. Exemplo: em alguns casos, para dispensa de licitação deve existir a homologação superior para produção de efeitos.

    d) Simples.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Ato administrativo simples é um ato administrativo que emana de apenas um órgão; Ex.: Decisão de um conselho administrativo.

    Gabarito: D

  • LETRA D