SóProvas


ID
3609970
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O recorte do tempo em períodos é necessário à história, quer ela seja considerada no sentido geral de estudo da evolução das sociedades, ou no de tipo particular de saber e de ensino, ou ainda no sentido de simples desenrolar do tempo”. (LE GOFF, J. A história deve ser dividia em pedaços? São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 12)

Sobre a relação entre a história e a necessária periodização do tempo é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    A periodização do tempo histórico é uma ação humana arbitrária.

  • A rigor, nenhuma periodização é plenamente adequada para satisfazer tema tão amplo como este de que nos ocupamos. A periodização de uma “História geral” será sempre pouco rigorosa, imprecisa e discutível.

  • As questões dessa banca deveriam nem existir. Como são mal desenvolvidas.
  • GAB: B

    LE GOFF, J. A história deve ser dividia em pedaços? São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 12

    No presente livro de Le Goff, vemos a problematização desse conceito de temporalidade partindo das motivações que fazem um estudioso X propor uma linha divisória na História; e chegando à reinterpretação de quanto dura um período ou uma Idade, assim como seu nome e sua real importância (ou não) para um povo. No Ocidente, por influência europeia (mais precisamente, francesa, após o século XVIII) convencionou-se dividir o estudo da História assim: Pré-HistóriaIdade Antiga (Antiguidade); Idade MédiaIdade Moderna e Idade Contemporânea. Cada uma dessas idades, como já vimos, pode ser dividia em diversos períodos, dependendo do que se quer estudar. O que talvez muita gente não saiba é que os fatos normalmente utilizados para dar início e fim a essas Idades não são unânimes em Teoria da História, e existem linhas de pensamento que estendem a duração muito além do que normalmente as pessoas estão acostumadas. Esse tipo de pensamento, base central do presente livro, é chamado de longa duração.

    Em essência, o autor olha para a matéria-prima da História e discute se esse tipo de divisão realmente serve para alguma coisa; se os historiadores devem/precisam fazer isso, ou se essas divisões servem apenas para engrandecimento ou diminuição de determinados períodos, ideologias, governantes ou personalidades de uma época.

  • Que questões malucas, que banca louca...

  • SEÇÃO IV

    DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

     Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos: V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.