A argumentação abaixo visa explicitar a discordância em relação ao gabarito oficial.
O racismo no Brasil tem a sua origem no longo processo de escravização dos negros africanos que foram trazidos aprisionados. Vendidos já sob a condição de escravos, sofreram com a violência física e emocional por mais de 300 anos. Assim, os negros no nosso país foram estigmatizados como a personificação de mão de obra braçal, barata e sem qualquer direito à humanidade.
Após a assinatura da lei que tornava extinta a escravidão no Brasil, pouca ou nenhuma efetiva política de Estado foi implementada. para inserção da população negra, agora livre na sociedade brasileira. Muitos representantes de movimentos pró - abolição e por igualdade de direitos aos negros brigaram para que o direito básico à cidadania fosse garantido aos negros no Brasil. A partir dessa gênese, podemos ter a noção da estrutura do racismo sistêmico brasileiro, que coloca as pessoas negras numa condição de desigualdade que ainda não foi reparada, mesmo com as políticas públicas de afirmação e reparação feitas para reparar essa defasagem.
Para responder essa questão é necessário conhecimento da história da escravidão no Brasil, para saber as origens do racismo estrutural brasileiro. Também é preciso estar a par de como as políticas de Estado se baseavam na escravidão para desenvolver a economia e moldar a sociedade desde a colônia até o final do império.
A) CORRETA – O racismo no Brasil é estrutural exatamente por ter sido herança da escravização dos negros africanos trazido pra cá. Portanto, a desigualdade entre negros e brancos no Brasil é fruto da diferença de tratamento que receberam desde o período colonial até os dias de hoje.
B)INCORRETA - Embora nos dias atuais existam leis que garantam a igualdade de direitos aos cidadãos independentemente da cor da pele, não observamos isso na prática em virtude da prática do racismo de forma sistêmica em nossa sociedade.
C) INCORRETA – O racismo abalava muito o desenvolvimento emocional e social dos negros durante e depois da escravidão. Tal fato ocorre até os dias atuais.
D) INCORRETA – Todas as sociedades que tiveram escravidão em sua organização ao longo de sua história apresentam problemas por causa do racismo estrutural em sua cultura. A escravidão moderna é mais um sintoma disso.
E) INCORRETA – O racismo é o preconceito e a discriminação tendo por parâmetro etnia, cultura, religião, nacionalidade e a cor da pele.
Gabarito da Banca: Letra C.
Gabarito do Professor: Letra A.