SóProvas


ID
3611128
Banca
RBO
Órgão
Prefeitura de Porto Ferreira - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os fragmentos a seguir:

ESCRAVOS

“Vende uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles notão-se um oficial de ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com habilidades, um preto padeiro e forneiro, um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos moleques; na rua da Alfandega n. 278.”

[Jornal do Commercio, 1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A História da Vida Privada no Brasil, v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 251]


“O fato é que, em 13 de maio de 1888, abolimos a escravidão tal como encerramos, quase um século depois, os horrores do regime militar: viramos simplesmente a página. Os senhores de escravos e seus descendentes não se sentiram minimamente responsáveis pelas consequências do crime nefando praticado durante quase quatro séculos.”

[COMPARATO, Fábio Konder. Um débito colossal. Folha de São Paulo, 08 de julho de 2008] 



Indique a alternativa que melhor defina a visão que se tinha do escravo nos períodos colonial e imperial do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Uma mercadoria com, praticamente, nenhum direito.escravo não tinha nenhuma liberdade de expressão.

  • o escravo de ganho tinha mais autonomia que os demais, pois vivia em geral prestando serviços na área urbana, mas liberdade não tinha. Sobre o lucro, sei que o seu senhor ficava com parte dele.

  • Fiquei com dúvida nesse "praticamente". Não conheço se quer um direito dos escravos daquela época. Pensando bem a Alforria aos escravos mais velhos acontece no período imperial?

  • Muito triste este anuncio, eram pessoas comuns como nós, tinham suas profissões, suas vidas... Só nos colocarmos no lugar pra tentar sentir algo nem de longe perto do que eles sentiram.

  • Infelizmente!