SóProvas


ID
3611314
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Os óxidos de nitrogênio e os hidrocarbonetos voláteis são os principais ingredientes da formação deste fenômeno atmosférico ambiental. Sendo uma condição que aflige um número crescente de cidades e arredores, ele(a) pode se formar sempre que uma grande quantidade de gases de exaustão automotivos e industriais é confinada por uma camada de inversão térmica sobre uma localidade que seja, ao mesmo tempo, exposta ao sol; e caracteriza-se por um acúmulo de fumaça marrom e nebulosa, que contém ozônio e outros agentes oxidantes. Este fenômeno é denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    O smog fotoquímico pode se formar sempre que uma grande quantidade de gases de exaustão automotivos e industriais é confinada por uma camada de inversão térmica sobre uma localidade exposta ao Sol (SPIRO e STIGLIANI, 2009).

    Por exemplo, o período do ano mais favorável ao fenômeno na cidade de São Paulo é o inverno, quando as condições meteorológicas são pouco favoráveis à dispersão dos poluentes atmosféricos, há pouco vento e os dias são claros, com poucas nuvens e grande incidência de luz solar. Durante esse fenômeno que aflige um número crescente de cidades, pessoas mais sensíveis sentem um desconforto visual e seus olhos lacrimejam (ROCHA et al., 2009).

    As substâncias normalmente presentes na ocorrência de smog são os óxidos de nitrogênio (NOx) e os compostos orgânicos voláteis (COV) emitidos, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis. Embora a maior parte do dano causado pelo smog resulte da ação do ozônio e de outros oxidantes, esses não se acumulam sem a ação combinada entre NOx e COV (Rocha et al., 2009).