ART. 3º, Lei 8.666. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
o erro da letra "C" que o examinador fala não necessariamente o de MAIOR OU MELHOR PREÇO.
o certo é não necessariamente a de menor ou melhor preço!
tipo de licitação maior lançe ou oferta serve na modalidade leilão ou concorrência. Qual administração pública que vai olhar para quem tá oferecendo o maior lance ou oferta e dizer, "pô", se você baixar o valor eu vendo para você, porque tô olhando a vantajosidade. Não existe isso.
leilão: venda de bens inservíveis- MAIOR LANCE OU OFERTA.
concorrência: também pode utilizar este tipo para alienação e venda de bens móveis acima de 1,430,000,00$
quem oferecer o MAIOR VALOR compra, independemente, da vantajosidade.
AGORA, para menor preço, às vezes, não compensa.
por exemplo, a empresa "A" ofereceu cadeiras para administração no valor de 1000 reais.
a empresa "B" ofereceu cadeiras para administração no valor de 1100 reais.
mas a empresa "A" é lá no Chile.
e empresa "B" é no Brasil.
mesmo a empresa "A" tendo o menor ou melhor preço é inviável para Administração contratá-la, porque a empresa "B" contribui para economia com empregos, tributos e outras coisas, é mais vantajoso contratar a empresa "B", apesar do valor ser o MAIOR.
O erro da C: "procedimento administrativo utilizado para selecionar a proposta mais vantajosa que não necessariamente é a de maior ou melhor preço".
Melhor proposta pra quem?
Para a administração pública? para a empresa?
Já a alternativa A: "procedimento administrativo utilizado pelo Poder Público com o objetivo de selecionar a melhor proposta para a celebração de contrato com a Administração pública.
Nem sempre as bancas irão ao pé da letra, às vezes teremos analisar o item e procurar a "mais"errada.