SóProvas


ID
3612754
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A passagem de um fármaco do local de administração, atravessando as membranas biológicas, com destino a corrente sanguínea, onde o grau de hidrossolubilidade, pH e massa molar podem influenciar diretamente no processo. Esta definição está relacionada à/ao:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A, que traz a definição de absorção de substâncias e alguns fatores que influenciam nesse processo.

    Eliminação: representa a saída do fármaco do organismo. Ela ocorre por meio de dois processos: metabolismo e excreção.

    Volume de Distribuição: indica o volume teórico dos compartimentos onde o fármaco estaria distribuído. Reflete a quantidade de um fármaco presente nos tecidos extravasculares. Fármacos com grande volume de distribuição se distribuem pelos tecidos, enquanto que os de baixo volume de distribuição se concentram no plasma.

    Distribuição: Passagem do fármaco da circulação sistêmica para os órgãos e tecidos. A distribuição sofre influência das propriedades dos fármacos (como a lipossolubilidade, por exemplo), da circulação sanguínea (órgãos com elevada perfusão tendem a ter maior distribuição de fármacos), e barreiras orgânicas (como a hematoencefálica, com células justapostas dificultando a passagem de moléculas).

    Biotransformação: Os processos pelos quais os fármacos são alterados por reações bioquímicas no organismo são designados, em seu conjunto, como biostransformação de fármacos.

    Os produtos de biostransformação possuem propriedades diferentes dos fármacos originais, alterando, dessa forma, a sua atividade farmacológica e potência tóxica. Alguns fármacos são inativados por esse processo, enquanto outros são ativados, como no caso de pró-fármacos (ex: prednisona e hidrocortisona).

    Durante a biotransformação as moléculas se convertem em produtos mais polares, e, consequentemente mais fáceis de serem excretadas pelos rins.

    Ainda, é importante ressaltar que os dois tipos principais de biotransformação são frequentemente denominados reações de fase I (catabólicas - oxidação, redução e hidrólise) e de fase II (anabólicas - de conjugação).