SóProvas


ID
3612859
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
    • Embora exista toda essa pluralidade de modelos e concepções, as psicoterapias têm alguns elementos em comum. Esses quatro componentes seriam comuns a todas as psicoterapias: a psicoterapia ocorre no contexto de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta; a psicoterapia ocorre em um contexto terapêutico, no qual o paciente acredita que o terapeuta irá ajudá-lo e confia que esse objetivo será alcançado; existe um esquema conceitual ou um mito que provê uma explicação plausível para o desconforto (sintoma ou problema) e um procedimento ou um ritual para ajudar o paciente a resolvê-lo; e a instalação de esperança de que o tratamento psicoterápico terá sucesso.

    • Tentando explicar como agem as psicoterapias, os fatores responsáveis pelas mudanças estão divididos em três grandes grupos: as técnicas utilizadas, específicas de cada modelo e que englobariam as diferentes intervenções do terapeuta, bem como a forma como são estruturadas e conduzidas as sessões; a relação paciente-terapeuta, englobando os fenômenos transferenciais, os aspectos lógicos e racionais (aliança terapêutica) e os aspectos reais da própria relação (incluindo-se o vínculo afetivo com o terapeuta); e os fatores não-específicos, comuns a praticamente todas as terapias.

    • Os seguintes fatores cognitivos, são utilizados em maior ou menor grau como estratégias de mudança por diferentes psicoterapias: a resistência, a psicoeducação, a reestruturação cognitiva e o insight.

    • As psicoterapias têm se mostrado eficazes por meio de diferentes abordagens e em diferentes transtornos. Quando comparadas entre si, as psicoterapias, de uma maneira geral, tendem a apresentar resultados semelhantes. Uma das explicações para tal equivalência é o papel dos fatores comuns, ou não-específicos, os quais seriam elementos compartilhados por todas elas. Nesse contexto, tais fatores seriam os grandes responsáveis pelas melhoras obtidas com esses métodos de tratamento. Neste capítulo, os autores buscam revisar as questões referentes à eficácia das psicoterapias, aos processos de mudança em psicoterapia, aos diferentes fatores envolvidos nesse processo e, finalmente, apresentam um modelo geral de psicoterapia.