SóProvas


ID
3613603
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Psicologia tem uma história muito estreita com o uso de testes psicológicos. Referente a alguns conceitos de fidedignidade dos testes psicológicos assinale a opção correta:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: LETRA A. ERROS: MÉTODO DAS FORMAS PARALELAS: Para obter a fidedignidade pelo método das formas paralelas, a cada examinando são aplicadas ambas as versões do teste e o coeficiente de fidedignidade é obtido calculando-se a correlação produto-momento de Pearson entre os escores das duas versões ou formas. (Na letra b o erro é em dizer que só se aplica o teste de uma única forma/versão). CONSISTÊNCIA INTERNA Consistência interna é uma avaliação do grau de confiabilidade apresentado por uma inspeção ou itens de teste que são projetados para medir a mesma construção, procurando revelar se tais inspeções ou itens de teste realmente fazem essa medição. Normalmente essas medidas envolvem determinar o grau de correlação desses itens e o quão bem eles predizem uns aos outros. (O erro da C está em dizer que apenas uma forma é aplicada). MÉTODO DA DIVISÃO DAS METADES Com esta técnica um teste é dividido em duas metades iguais. Se isto for feito de forma adequada e aleatória, estaríamos de fato obtendo duas formas paralelas com a vantagem de que nenhum viés sistemático estaria sendo introduzido na escolha dos itens das duas formas ou seja das duas metades. (Letra d erra ao afirmar que seriam versões "supostamente equivalentes", quando se trata de dividir um teste em metades iguais para aplica-las em um intervalo de tempo de uma para outra).
  • Gabarito A.

    "Anastasi e Urbina (2000, p. 84) conceituam a precisão como "consistência dos escores obtidos pelas mesmas pessoas quando elas são examinadas com o mesmo teste em diferentes ocasiões, ou com diferentes conjuntos de itens equivalentes, ou sob outras condições variáveis do exame". Como afirmam Fachel e Camey (2000, p. 160), a precisão está relacionada ao problema de estabilidade no tempo e ao problema de consistência interna do instrumento. Elas também consideram que "uma escala ou teste é fidedigno se repetidas mensurações são obtidas em condições constantes e dão o mesmo resultado, supondo nenhuma mudança nas características básicas, isto é, na atitude sendo medida"."