A questão abordou o tema: "liderança". A banca pediu para o candidato identificar qual assertiva possuía apenas características próprias de um líder e um mero chefe. A partir disso, vamos relembrar uma das definições de liderança: “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (ROBBINS apud RIBAS,2016)
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER: "Inova /Prioriza as pessoas /Tem perspectiva de futuro / Pergunta o quê e por quê /Múltiplos atributos / Inspira confiança/ Desafia o status quo /É a própria pessoa /Faz coisa certa (é eficaz)." RIBAS, 2016)
A) INCORRETA. Fiscalizar e constranger podem ser realizados por quem que detenham algum tipo de poder. O líder inspira e não constrange ou repreende. O chefe fiscaliza e o líder acompanha.
B) INCORRETA. Exigir respeito e dirigir podem ser realizados por pessoas que detenham poder para tal. O líder, entretanto, quer se imitado. Enquanto o chefe dirige, o líder treina e capacita pessoas.
C) INCORRETA. De acordo com o documento que a banca retirou essas características, ter poder é essencial para o chefe. Para o líder, "ter poder é delegar".
D) CORRETA. São características inerentes ao líder e não a um mero chefe ou gerente.
Fonte 1: RIBAS, A; SALIM R. C. “Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016
Fonte 2: Claudia Stumpf ;Ana Paula Soares Bartholomeu "Noções de Liderança, Ética e Relacionamento interpessoal". Juiz de Fora. SARH. 2016 (pág. 7). Disponível em: www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sarh/edital/interno/selecao2016/arquivos/apostilas/nocoes_lideranca1.pdf
GABARITO: LETRA "D".